É cada uma que vemos por aí. A mais nova pintura de muro que circula pelo Facebook acaba de flagrar um protético que atua como dentista!
Respeito muito os técnicos em prótese dentária, nossos colegas da equipe de saúde bucal. Respeito os profissionais sérios que sabem que protético não pode mexer na boca do paciente. Conheço dentistas que convidam o protético para ir até o consultório para ajudar na confecção de trabalhos junto com o paciente. Acho muito interessante essa parceria. Duas cabeças pensando, uma com a visão de dentista e outra com a do protético. Válido. Perfeito. Agora, quando um protético resolve se travestir de dentista, aí é complicado, porque para mexer em boca é necessário fazer uma faculdade de odontologia.
O Robson protético está invadindo uma área que não é dele. Ele não tem diploma universitário em odontologia. Ele pode ter experiência e fazer lindas próteses com dentes importados e tal, mas ele não pode encostar na boca das pessoas! E se ele está confiante o suficiente para anunciar seus serviços em um muro da cidade é porque a fiscalização é inexistente.
O como que a denúncia deve ser feita? Isso é para o pessoal de Pernambuco. Dentistas de Pernambuco, entrem em contato com o CRO-PE.
Site – www.cro-pe-org.br
CRO-PE – (81)3194-4900
Vejam o que o nosso Código de Ética Odontológico diz a respeito:
-
“CAPÍTULO XVI
DO ANÚNCIO, DA PROPAGANDA E DA PUBLICIDADE
Art. 41. A comunicação e a divulgação em Odontologia obedecerão
ao disposto neste Código.
§ 1º. É vedado aos técnicos em prótese dentária, técnicos
em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária fazerem anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral.
§ 2º. Aos profissionais citados no § 1º, com exceção do
auxiliar em saúde bucal, serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou folhetos especializados, desde que dirigidas aos cirurgiões-dentistas, e acompanhadas do nome do profissional ou do laboratório, do seu responsável técnico e do número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
§ 3º. Nos laboratórios de prótese dentária deverá ser
afixado, em local visível ao público em geral, informação fornecida pelo Conselho Regional de Odontologia da jurisdição sobre a restrição do atendimento direto ao paciente;”
É através de uma denúncia que o Conselho pode ir atrás desse protético e tomar as medidas cabíveis. Se o Robson teve coragem de anunciar assim, imagina quantos não fazem o mesmo? Vamos acordar pessoal. Pacientes também. Não aceitem fazer procedimentos com um profissional que não tem formação para tal.
*Atualização 17/06/2015:
Não estou desvalorizando de modo algum o trabalho do protético que é essencial para a odontologia. O técnico em prótese dentária é um profissional capacitado para mexer com os mais variados materiais dentários em laboratório e confeccionar qualquer tipo de prótese, aparelho dentário, entre outras peças fundamentais para a odontologia. Não há generalização. São parte da equipe de trabalho da odontologia. O que não pode é o tipo de propaganda específica que vemos na imagem. Cada um com sua atribuição, cada um na sua parte do trabalho com o objetivo final de devolver estética e função dental para os pacientes. Não acredito que protéticos sérios e competentes concordem com a propaganda acima.
Fonte: Facebook
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Cara você postar comentários criticando protéticos em seu blog é tão anti-ético quanto este colega atender em domicilio….
Seção II
Com a Equipe de Saúde:
Art. 8º. Constitui infração ética :
VI – criticar erro técnico-científico de colega ausente, salvo por meio de representação ao Conselho Regional;
Sou técnico em prótese dentária há quase 20 anos e estou terminando o curso de odontologia, afirmo com todas as letras q a qte de serviço mal planejado q vcs dentistas em geral realizam, inclusive na mais primitiva das próteses, é de chorar. Mas isso tipo de atitude, em denunciar protético é de dentista que não se garante na qualidade, apenas na lei. Pois, por causa do TPD fazer PTs direto no paciente um CD ir denunciar, é por que deve ser tão ruim que quer tirar o trampo do protético.Vou além, pois essa lei devia ser mudada, afinal QUEM DEVERIA ESCOLHER O PROTÉTICO QUE IRÁ REALIZAR O SERVIÇO DEVERIA SER O PRÓPRIO PACIENTE. é o mecânico que escolhe onde vc vai comprar suas peças do carro? É o engenheiro que escolhe a casa de material de construção q vc vai comprar tijolos? É o medico q diz qual farmácia vc vai comprar o remedeio receitado? Então deixa de hipocrisia que nos TPS sabemos q a maioria de vcs escolhem o laboratório pelo preço e não pela qualidade.
Fica difícil de entender quando não se lê o texto com atenção. O TPD não pode encostar a mão em paciente. Você sabe disso. É exercício ilegal da profissão. É como se eu, dentista, fosse me meter a fazer uma cesariana. Não pode. É ilegal. Simples assim. Não estou criticando os protéticos, estou mostrando que ESTE protético está agindo ilegalmente e pior, está fazendo propaganda e contando para todo mundo. Você não deveria aceitar trabalhos que você considera “de chorar” já que você é um bom protético e tem responsabilidade. Abraços e boa sorte.
Entendi o texto, mas fui além, pois acho q no artigo citado existe uma sacanagem com o consumidor de não poder ter acesso a escolha de um profissional, ficando assim a critério de julgamento e escolha de um dentista que no geral escolhe pelo preço do serviço prestado pelo tpd e não por sua qualidade,….. está escrito aqui : § 1º. É vedado aos técnicos em prótese dentária, técnicos
em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária fazerem anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral.
Vc acha justo q o mecânico escolha a loja q vc vai comprar peças pro seu carro? vc acha certo se vc só pudesse comprar remédio na farmácia q seu medico indicasse?
Então Carlos, tem muita coisa que não acho justo em nossa profissão e em outras. Até que sua sugestão não é ruim, mas não é isso que vale hoje em dia. Pode ser que um dia mude, mas até então não pode e isso tem que ser seguido. Tem muita coisa que eu gostaria que fosse diferente, mas não vivemos numa utopia. Os códigos e leis devem ser respeitados. Nem sempre o certo é justo. Abraços.
ta se formando em odontologia? aonde? qual a faculdade? é um absurdo ter que ler esse seu comentario, quer dizer que se um paciente tem Cancêr na boca o protetico vai fazer a protese em cima do carcinoma e pronto, se vc fosse no minimo estudante de odontologia, saberia que o paciente tem que passar no dentista e não no protético.
Acho que você não leu o texto direito, Ivan. O erro do protético acima não é técnico ou científico. Quando o código se refere a colega, acredito que ele esteja se referindo ao colega cirurgião dentista. Não estou criticando todos os protéticos. Apenas acho errado esse em particular invadir a área que não é dele. Ou você acha que ele está certo?
Talvez ele até possa ser considerado colega se tiver registro no conselho como tecnico, mas isso não é infração ética, e sim crime de exercício ilegal da profissão.
Fecho com o Luiz
Perfeitas colocações, Luiz e Célia!!! De fato, o Código de Ética é muito claro com relação ao exercício ilegal da profissão, assim também como o CPC. De fato, o que dia a
“Seção II
Com a Equipe de Saúde:
Art. 8º. Constitui infração ética :
VI – criticar erro técnico-científico de colega ausente, salvo por meio de representação ao Conselho Regional; ”
Refere-se tão somente e apensa ao exercício profissional do indivíduo legalmente habilitado e capacitado para o exercício da odontologia, não cabendo neste aspecto, a representatividade do colega protético, seja ele regularmente inscrito no Conselho Regional ou não.
Bons profissionais da área Tecnológica em Prótese Odontológica, não aceitam este tipo de prática e atitude por parte destes outros, que agem desta forma.
Assim sendo, compartilho dos comentários do colega Luiz e também da Célia!!!
Muito obrigado Clayton! Abs
E do rio? Tirei uma foto de um aqui!? Como faco pra enviar??
Envie para o e-mail – odontoduvidas@gmail.com . Obrigado!
Envie para odontoduvidas@gmail.com – desculpe-me a demora para responder. Abs
http://www.cro-pe-org.br
A discussão já tem um tempo, mas vale salientar a quem interesse…
CAPÍTULO III
DOS DEVERES FUNDAMENTAIS
Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:
(…)
XVII-comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento;
fiz um tratamento dentário na spimplantes que ficou uma porcaria (overdenture) não sem quem éra pior se o proteticista ou a protética fizeram uma prótese com doze dentes e ficou mais grossa do que um blindado do bope eles cobram antes de começar o serviço para o paciente sobra a alternativa de ir reclamar com o bispo quero fazer outra prótese tenho que passar por um dentista novamente.
Boa tarde. Sou Protético, trabalho em uma clínica de alto padrão, afirmo que os dentistas que trabalham aqui não sabem moldar……. Isso é uma vergonha e ainda mais me pedem para resolver e até moldar pacientes que são de prótese. Tenho tudo gravado e filmado. Se algum dia bater a fiscalização vou entregar todos. E aí? O que me diz? Seus dentistas de m…!!!! O que me diz???
Eu digo que se você, protético está encostando em pacientes, fazendo moldagens, você está exercendo a odontologia ilegalmente. Se eu fosse você, apagaria esta sua postagem, pois você está se incriminando. Um erro não justifica o outro. Boa sorte.
A maior parte da classe protética nao tem valor algum na odontologia tem valor na hora de pagar anuidades . Uma lei criada somente por dentistas cadê o protético vototando se aceita esta lei só sei que se os proteticos do Brasil inteiro pegasse sua anuidade de um ano daria pra criar um conselho federal de prótese dentaria e desmembrar destes dentistas egoístas. O dentista sem protético não e ninguém.
SE ALGUM PROTETICO QUIZER ME AJUDAR CRIAR O CONSELHO FEDERAL DE PROTESE DENTARIA ME AJUDEM QUE VAMOS SAIR DA ODONTOLOGIA PRA SEMPRE ENTRE EM CONTATO PRA SE AFILIAR (64)3491-4561 OU IMAL cerilopontes@gmail.com não se esquecem vamos sair da odontologia com Deus na nossa frente.
Protéticos saírem da odontologia para sempre? Boa sorte
Bom, hoje fui num protético da minha cidade (Imbituva-PR) pela primeira vez (sou dentista).
Quando perguntei se ele tinha uma tabela de preços, tive que ouvir ISSO:
“EU NÃO TRABALHO COM DENTISTAS há muitos anos. São muito ‘sem-vergonha’, querem me pagar 300 numa dentadura e vendem por 800. Então eu só trabalho particular. ah, eu não sou idiota, deixar esses dentistas ganharem dinheiro em cima de mim.”
E mais uma “paciente” dele ia entrando, ele fechando a porta da frente para fazer a prova da PT.
Ainda me perguntou: Você vai querer essa PPR com grampo ou com estrutura metálica?
Aí falei: não quero provisória, é uma definitiva.
E então ouço mais isso: Mas a de grampo e resina é definitiva! Eu já fiz VÁRIAS e várias e duram bastante! E se perder mais um dente dá pra arrumar na mesma peça… E sai muito mais barata, essa custa 350, a definitiva é 800!
É tanta SEM-VERGONHICE TRAVESTIDA DE REVOLTA que eu não soube o que responder. Preferi não discutir.
Mas to inflada de ódio por uma pessoa FAZER ERRADO, NÃO SER PUNIDA E AINDA CRITICAR QUEM TRABALHA CORRETAMENTE.
Desanimada dessa profissão, onde além da gente ter uma concorrência gigante (pelo numero de profissionais da nossa classe), ainda tem que dividir paciente com TPD que não se Fu* durante cinco anos, financeira e intelectualmente, para conquistar diploma de CD.
Quer trabalhar de CD? Faça ODONTOLOGIA.
E à expert que comentou aqui em cima que quer separar a odontologia da prótese DENTÁRIA,meus pêsames. Mas obrigada por me fazer rir, pelo menos.
Olá Luana. Acredito que esse tipo que você conheceu – assim como o da figura do post acima – sejam parte de uma minoria! Uma minoria que desvaloriza ambas profissões – a de TPD e a Odontologia. Isso é exercício ilegal da profissão e pode dar cadeia. Denuncie ao CRO do seu estado. Se trabalhar legal como TPD é possível ganhar bastante dinheiro, sempre com novas tecnologias no laboratório e trabalhando com excelência em parceria com os dentistas. Boa sorte.
Foi atrás de um protético pq já que é “DENTISTA”?? Se são tão alto suficientes e preparados por ter passado tantos anos na faculdade, deveriam fazer as próteses vocês mesmos.
Um monte de dentista enchendo a boca para dizer que protético está fazendo o trabalho de dentista. Desculpa, mas nessa área de prótese a única coisa além que o dentista faz é moldar, e isso até meu filho de 10 anos se eu entregar um moldeira com alginato na mão dele ele faz, sem necessidade de fazer uma faculdade de 5 anos e o restante do trabalho fica toda para o protético. Me poupem!! Essa lei que diz que protético não podem mexer na boca do paciente está tão furada quanto a nossa legislação penal do século passado e só serve para os dentistas se beneficiarem do trabalho dos outros sem mérito algum.
AMIGOS EU ACHO QUE O PROTETICO TEM APTIDÃO PARA FAZER PRÓTESES SEM A NECESSIDADE DO DENTISTA POIS O PROTETICO TEM FORMAÇÃO PARA ISTO MAS COMO OS NOSSOS AMIGOS DENTISTAS NÃO QUEREM VAMOS PROCURAR A JUSTIÇA PARA RESOLVER ESTE EMPACE ENTRE O PROTETICO E O DENTISTA POIS QUANDO O CONSELHO DE ODONTOLOGIA FOI CRIADO FOI PELOS OS CIRURGIÕES DENTISTA E AS LEIS FORAM CRIADAS PELOS DENTISTA, ENTAO RESPEITANDO OS DENTISTAS PORQUÊ DENTRO DA LEI DENTRO DE AMBAS AS PARTES DEVEM SER ESCUTADAS SE O PROTETICO ACEITA A LEI OU NÃO POIS ESTA LEI FAVORECE UMA PARTE E A OUTRA NÃO ISTO FOI INJUSTO EU ACHO QUE PARA ACABAR COM ESTA RICHA VAMOS TODOS OS PROTÉTICOS ENTRAR NA JUSTIÇA PARA REAVER NOSSO DIREITO DE CIDADÃO BRASILEIRO FORMADO NA PRÓTESE DENTÁRIA.
EU FALO SE TODOS OS TÉCNICOS DE PRÓTESE DENTÁRIA SE UNIR VAMOS CONSEGUIR NOSSO DIREITO DE TRABALHAR LIVRE DEIXO MEU IMAIL SE TIVER DÚVIDAS.
IMAIL vitaprotesedentaria@gmail.com
Não há rixa. Cada um tem a sua área de atuação. Para mexer na boca de alguém é preciso fazer faculdade de odontologia. Boa sorte.
Minha mãe é paciente oncológica ,não tem condições físicas de ir a um consultório e precisava de um prótese pois a dela ficou larga.Graças a Deus um protético nos ajudou a resolver o problema e atendeu a domicílio,porque todos os 5 dentistas que procurei,queriam cobrar por volta de 700,00 somente a consulta para levar a prótese e fazer orçamento do conserto ,um absurdo!!!!
Olá Natália. Nesses casos quem deve realizar a prótese em domicílio é o cirurgião dentista. Sinto muito pela sua mãe e pela sua condição, mas um técnico em prótese dentária não tem permissão para realizar procedimentos em boca de paciente sem supervisão de um dentista. Seria como se um técnico em enfermagem fizesse um procedimento médico. Tratamento em casa geralmente acaba ficando mais caro, seja ele qual for, porque o profissional precisa levar uma estrutura toda para fazer os atendimentos, contar com o deslocamento e com o tempo maior de consulta. Nesse caso, o consultório fica sem atendimento durante quase um período para poder ser realizado o atendimento em casa. Por isso a consulta acaba ficando mais cara. Boa sorte.
Me inquieta como as pessoas não prestam atenção no que leem. Porra, antes de fazer um texto em resposta ao tópico, leia e entenda, que é pra não escrever coisas que não tem nada a ver o texto inicial. pqp. Quantas repostas bestas. leiam e entendam o texto antes de responder.
Sou estudante de TPD, e acreditdo que é preciso pensar em uma solução para este empace. Minha opinião é que um Protético poderia sim moldar. No entanto também concordo que a boca de um paciente deve antes ser avaliada por um profissional com a competencia de um cirurgião dentista, tendo em vista patologias (cancer por exemplo) que possam existir e o TPD não tenha competência técnica e nem legal para diagnósticar. Minha sugestão é que, um paciente poderia ir ao Dentista verificar se a sua boca está apta para receber uma prótese, e com um Laudo do Dentista seria encaminhado para o TPD (de preferencia escolhido pelo paciente). A cobrança do dentista seria pela consulta, pela anaminese, e não pela prótese. Muito mais justo desta forma. Estou iniciando, sou apenas estudante de TPD, então estou aberta a susgestões, críticas e argumentos. Sempre bom aprender mais sobre a parte juridica da nossa profissão, para que possamos com este conhecimento tornar o trabalho mais justo para os profissionais. E ao dicasodonto parabéns, levantar estas questões para debater enriquece. Abraços.
Entendo sua posição, mas isso não é possível. O TPD, como o nome já diz, é um técnico. Ele não pode ser responsável por uma prótese funcional na boca do paciente, por mais que ele saiba na teoria ou mesmo na prática como fazer. Para realizar uma prótese, entregar esta prótese e para ela ter sucesso, manutenção e durabilidade você precisa ser um dentista. Boa sorte e obrigado pelo seu comentário. Abs
na minha boca, no meu corpo é meu… e se eu autorizar protético pode sim “tocar no paciente”.
Você deixando ou não, é exercício ilegal…