O Código de Ética Odontológico (CEO) mudou. Atualizou-se, foi o que disseram. E na prática? Alguma coisa mudou mesmo? É muito cedo para isso, visto que o novo CEO entrou em vigor no início deste ano de 2013, mas a palhaçada continua.
Este post foi escrito baseado em uma discussão de um grupo de Facebook. Um colega postou a foto abaixo e deixou a pergunta: Essa divulgação não fere o código de ética?
Os comentários no grupo foram todos muito interessantes e a dúvida persiste: As empresas de convênio devem estar inscritas nos respectivos Conselhos de Odontologia? Elas estão sendo regidas pelo mesmo código de ética? Por que não? Vejam parte do CEO à seguir:
“Art. 44. Constitui infração ética:
I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;
VII – aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão, especialmente a utilização da expressão “popular”
XIV – realizar a divulgação e oferecer serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes, através de cartão de descontos, caderno de descontos, mala direta via internet, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing ativo à população em geral, stands promocionais, caixas de som portáteis ou em veículos automotores, plaqueteiros entre outros meios que caracterizem concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Art. 46. Aplicam-se, também, as normas deste Capítulo a todos àqueles que exerçam a Odontologia, ainda que de forma indireta, sejam pessoas físicas ou jurídicas, tais como: clínicas, policlínicas, operadoras de planos de assistência à saúde, convênios de qualquer forma, credenciamentos ou quaisquer outras entidades.”
Opa! Uma colega que comentou na postagens citou os artigos colados acima e realmente, está escrito lá, com todos as palavras e todas as letras. Se o dentista pessoa física não pode, a empresa de planos, pessoa jurídica, também não pode! É, no mínimo, justo. E por que a bandalheira continua??? Tem planos que você adquire o médico e ganha o odontológico de brinde. Estão de brincadeira?
Alguns ainda acham que a culpa deveria cair sobre os dentistas que atendem esses convênios. Será mesmo? Não tenho opinião formada sobre isso, mas acho que a empresa é sólida o suficiente para saber que existem regras, que elas devem ser seguidas por todos e que deve-se pagar quando se faz algo errado. Onde está a fiscalização? Aqui em São Paulo existem dois e-mails para denunciar infrações éticas: fiscalizacao@crosp.org.br ou etica@crosp.org.br
Será que o Capítulo XVIII do CEO – “Das penas e suas aplicações” é muito brando? A pena máxima: Cassação do exercício profissional. Caro leitor, você acredita mesmo que uma empresa gigantesca como a do convênio acima vai ter seu direito de vender planos cassada? No máximo pagam uma multa aí e continuam acabando com a odontologia. Sério, R$ 30,00 por mês para o dentista realizar serviços como restaurações, extrações e canais??? Preço do estacionamento do último Congresso aqui em São Paulo, por 12 horas.
NOVO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
O interessante é saber que marketing via telefone é antiético e ver uma grande franquia fazer isso com uma frequência enorme. Além de oferecer "consultas de avaliação" de graça na visita.
Pergunto onde tá a fiscalização mesmo? Ahhhh sim, ela existe apenas para os pequenos!
As maiores MENTIRAS e ILUSÕES sobre os convênios:
1 – Atenderei convênios porque é melhor do que ficar com tempo ocioso
Tempo ocioso é normal no início da carreira ou quando o consultório particular é novo. Este tempo pode ser aproveitado no próprio consultório de diversas maneiras úteis. A tendêndia natural é o tempo ocioso ir diminuindo ao longo do tempo. Além disso é necessário ter algum tempo livre para estudos, planejamento dos trabalhos e mesmo descanso. Se você já têm um tempo de formado e possui muito tempo ocioso é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
2 – Atenderei convênios porque os pacientes dos convênios gostarão do meu trabalho e me indicarão pacientes particulares
Pacientes de convênios nunca indicam pacientes particulares. O máximo que fazem é, se gostarem muito do seu trabalho (o que é raro por que não estão atrás de qualidade e sim preço), indicarem pacientes para o convênio e estes vierem até você. Isto significa dizer que você nunca se livrará dos pacientes de convênio. Eles conversam assim com seus vizinhos: “- Eu fui num dentista do convênio muito bom. Porquê você não faz este convênio e vai também.” Se você fica esperando os pacientes de convênio te indicarem pacientes particulares é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
3 – Atenderei convênios porque preciso ganhar experiência
Experiência é algo que só se consegue trabalhando e nunca será demais em alguns procedimentos. Existe um bom número de associações filantrópicas que possuem consultório dentário e precisam de voluntários. Dedicando um tempo a isso você ganhará experiência e ainda fará uma boa ação. Vai pro céu garantido. Além disso pode combinar com colegas e dentistas mais velhos para participar como auxiliar em alguns procedimentos ou períodos. Se você já têm um tempo de formado e se julga sem experiência em procedimentos básicos é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
4 – Atenderei convênios porque os pacientes dos convênios farão comigo outros serviços não cobertos como prótese ou ortodontia por exemplo
Pacientes de convênios nunca fazem procedimentos particulares com você. Eles estão atrás de preço e não de qualidade. Eles rodarão o bairro inteiro atrás do dentista mais barato. Só farão com você se você for o mais barato. Se você fica esperando os pacientes de convênio fazerem procedimentos particulares com você é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
5 – Atenderei convênios porque estes me enviarão muitos pacientes e vou ganhar no volume de trabalho
A única coisa que você ganhará trabalhando muito e ganhando pouco é alguma doença profissional ou uma vontade louca de jogar tudo para o alto. Atender 20 ou 25 pacientes por dia no começo é legal. “- Nossa… minha agenda tá lotada, não tenho tempo nem de ir ao banheiro… que legal.” Agora experimente ficar 4, 5 ou 10 anos nessa correria, você achará a odontologia a pior das profissões. Pior ainda é fazer isso ganhando pouco… um desastre total. Além disso espera o boleto da dental chegar pra você ver se tá valendo a pena. Se você trabalha muito e vê pouco dinheiro no fim do mês é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
6 – Atenderei convênios porque meu consultório é novo e preciso pagar pelo menos os custos básicos
Todo empresário sabe que ao montar um negócio é preciso ter alguma reserva de dinheiro para os primeiros meses de funcionamento. Com um consultório odontológico não é diferente. Você precisa de planejamento, paciência e principalmente dedicação. Com isso aliado aos seus bons conhecimentos técnicos não há dúvida que a prosperidade chegará. Se seu consultório já têm algum tempo de funcionamento e você tem dificuldades para honrar os custos básicos é melhor repensar a carreira e quem sabe mudar de profissão.
Resumindo, se você atende convênios é melhor repensar a carreira e quem sabe… quem sabe nada… por favor mude de profissão e deixe a odontologia para os verdadeiros dentistas.
Pacientes de convênio = piores pacientes
Dentistas que atendem pacientes de convênio = piores dentistas
Vocês se merecem!!!
Obs.: comentário postado originariamente no blog vidadedentista.com.br em 08/02/2013 no post “Minha culpa, minha tão grande culpa”.
O anuncio não só fere como desqualifica toda profissionalização do cirurgião dentista, pois com o valor de 29,00 o cliente tem em mente que tem direito a realizar todo e qualquer procedimento (restaurações, endodontias, exo) e sem contar toda a responsabilidade pelo paciente por apenas 29,00.