Cirurgião dentista, você sabia que existe um Manual de Rotinas e Procedimentos em Odontologia feito pela ANVISA, disponível gratuitamente na Internet? O texto é de 2006, porém ajuda muito dentistas que estão querendo abrir seus consultórios e incorporar uma qualidade de trabalho seguindo uma rotina que visa precaver acidentes e manter a limpeza e organização.
O manual possui mais de 150 páginas e aborda assuntos desde a documentação necessária para a regularização de um consultório ou clínica até os procedimentos que devem ser seguidos em casos de acidentes de trabalho do dentista ou equipe. Tudo sobre o fluxo de trabalho, manutenção preventiva dos equipamentos, tamanho mínimo dos espaços da recepção, do consultório, do expurgo e etc. Todo dentista deveria ler este manual de cabo a rabo.
Clique sobre o link para visualizar o Manual:
Manual de Rotinas e Procedimentos em Odontologia
Quantas vezes eu já vi colegas quebrando a cabeça para solucionar algumas dúvidas na hora de montar o espaço de seus consultórios? Depois de tudo montado, reclamam que a Vigilância pede algumas mudanças que acabam gerando mais custos. O Manual mostra o ideal, tudo com muito detalhe e bibliografia no final. Indicado para todos que desejam abrir seus negócios e seguir o melhor jeito de trabalhar com a Saúde Bucal.
Precisa de ajuda com a documentação para seu consultório ou clínica em São Paulo? Entre no site da HelpDoC
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
• Bom dia, sou dentista atuo em setor público por opção, desde época de faculdade sempre quis trabalhar neste setor por saber das necessidades dos pacientes que normalmente o procura… gosto muito de ajudar e trato todos igualmente, sempre ouvindo pois muitos nos procuram e não relatam apenas problemas com dentes, muitos nos procuram também por carência e necessidade de ser acolhido. Amo o que faço, e na minha cidade todos os profissionais de odontologia são pessoas de grande competência… Mas as vezes sinto que por parte das autoridades, como ex: secretário de saúde, não somos muito reconhecidos mesmo diante de alguns esforços que o setor público nos proporciona… muitas vezes somos obrigados a atender 20, 30 pacientes por dia, muitos por medo de perder o emprego acabam atendendo, nem sei como, pois o dentista faz procedimentos que muitas vezes exige tempo e cuidado. A saúde do paciente está sim em primeiro lugar, mas os profissionais também devem está trabalhando em um lugar onde lhe proporcione uma boa ergonomia, segurança, tempo entre um paciente e outro… já que são tantas as doenças que acomete esse profissional, problema de coluna, LER, DORT, entre outras… pelo que sei um cirurgião-dentista deve atender 6 pacientes agendados e 2 urgências no período de 4 horas , gostaria se possível de uma confirmação desses valores, e algum site onde posso encontrar o mesmo. Algum colega que trabalho também em setor público sabe me informar.
Obrigada
Também acho um abuso do profissional, ele ter que atender 20 ou 30 pacientes por dia. Eu sei que a demanda é muito grande, mas cabe ao serviço gerir e contratar mais profissionais. Talvez se você procurar em livros de Ergonomia ou mesmo falar dentistas que trabalham com odontologia do trabalho. Boa sorte
Acho que até o Sindicato poderia ajudar…
Não sei se vcs sabem me dizer algo sobre o sistema público, mas se alguém puder me fornecer alguma informação ficarei grat.
Sou Dentista, aposentada do serviço público estadual, sempre procurei ter conhecimento dos meus direitos e deveres na minha profissão. Mas às leis e diretrizes, muitas vezes só ficam no papel. Já passei por vários constrangimentos: de ter que atender 20 pessoas em duas horas, pois no ambulatório só tinha um equipo para 3 profissionais, que só abria no turno the manhã e tínhamos que fazer produção "X" Lutei muito, Levei máquina fotográfica, para mostrar que não somos maquina que consegue agrupar varias clientes ao mesmo tempo. Mas como a colega Fernanda relata, muitos tem medo de perder o emprego e se submetem a determinadas normas, sem reclamar.
Tenho nesse manual, distribuído gratuitamente, mas no serviço público não é seguido nem 1% dessas regras. ao começar das instalação dos consultórios.
estudamos por esse livro na cadeira de Biossegurança!
Que menino "antenado" parabéns Augusto! me orgulha muito ter sido inspiração para a escolha de sua profissão. Bjs.