O relato de uma paciente na sessão de Defesa do Consumidor, dentro do caderno de Economia do Jornal O Globo de 06/01/2013, mostra uma das confusões que um paciente pode ter que resolver por culpa dos convênios odontológicos e de clínicas desorganizadas.
Relato transcrito (via Grupo “Dentistas do Piauí” do Facebook) :
“Tenho um plano dentário da Amil que usei para atendimento de emergência em uma clínica do Centro do Rio. Fiz uma obturação que não durou muito. Pelo fato de o local ficar perto do meu trabalho, fui lá novamente e fizeram apenas um curativo, pois comentei que estava iniciando um tratamento e tinha consulta marcada. Entretanto quando fui à minha dentista, ela não pôde fazer o serviço por falta de autorização da Amil. Alegaram que aquele serviço já tinha sido pago a outro dentista. Liguei para a clínica e disseram que bastaria voltar lá e refazer a obturação. Fui na hora do almoço, esperei por mais de uma hora e quando já estava sentada no consultório, soube que só poderia ser atendida por um dentista que não estava na clínica.”
Gente, olha que chateação que a paciente teve que passar por causa de uma restauração. Imagina se fosse algo que envolvesse dor? Quem já trabalhou com convênios, imagina o pode ter acontecido. Na hora em que ela fez a obturação lá na clínica de urgência do centro do Rio, o dentista marcou o procedimento na ficha como “Obturação” e não como atendimento de urgência. Assim, esse procedimento fica como realizado neste dente e só pode ser feito depois de um tempo determinado (cada procedimento e cada convênio delimita seu tempo). Aí, quando outro dentista, de outra clínica pediu a mesma obturação, claro que isso foi glosado (serviço não autorizado), por já ter sido feito.
O segundo erro, acredito ter sido da própria clínica que disse que ela não poderia fazer a nova obturação se não fosse com o próprio dentista que havia realizado ela em primeiro lugar. Que confusão! Vocês acham que a paciente, consumidora do serviço, que paga mensalmente um valor para o convênio, vai querer saber quem fez o quê e quem não vai autorizar? Ela quer seu dente restaurado e fim de papo. E ela tem toda a razão de no mínimo armar um barraco na recepção da clínica.
Pessoal, quem trabalha com convênios, como eu já trabalhei há tempos, tem que dar suporte ao paciente quando isso acontece. Alguém faça esta bendita restauração e depois desconte do dentista que a fez pela primeira vez. O paciente não pode ficar rodopiando como o Peão da Casa Própria com um buraco no dente. Isso desqualifica o trabalho do dentista, as clínicas envolvidas e o convênio.
Vejam quanto tempo que esta mulher perdeu. Vocês não acham que ela pensou em pagar particular logo, de uma vez, para que fizessem sua restauração? Por isso que eu acho que o jeito que os convênios e os dentistas se relacionam e trabalham hoje em dia não funciona. Funciona apenas para a empresa de convênios. O dentista fica “de mãos atadas”, o paciente fica que nem barata tonta e nada é resolvido. Beira a incompetência e a desorganização. Muita coisa ainda tem que mudar.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Realmente, a situação em termos de organização ainda não é (assim como as tabelas) a ideal, sem falar na tremenda burocracia. Infelizmente isso é uma realidade e não será mudada.
O atendimento Odontológico a planos de saúde veio para ficar e a cada dia se torna mais expressivo e dominante.
Mas segue um adendo… Quanto você paga mensalmente por seu plano para ter um atendimento de exímia qualidade?
Não é possível pagar uma passagem de ônibus e exigir o conforto a tecnologia e a potência de uma Ferrari.
Fazemos o máximo para prover um atendimento de qualidade dentro das limitações impostas e existentes…
Isso é importante lembrar.
Assino embaixo
Sucessão de erros.
A restauração já havia sido para pq já tinha sido feita, ocorre que caiu.
Acho que o curativo nem foi considerado e por isso deveria ser refeito pelo primeiro que atendeu.
Sei lá, eu teria refeito e depois conversaria com o colega, mas isso se vc tiver um bom relacionamento com a equipe.
Mas por outro lado, vai que vc refaz e no trans operatório dá endo e a paciente vai dizer que foi vc que fez “dar canal”! E ai se o plano não cobrir!
Sinuca de bico!
Por isso não atendo convenio, mas quem o faz deve sim ter a satisfação do cliente em primeiro lugar. Dizer que recebe pouco não justifica, afinal, foi decisão sua.
Todos nós, em algum momento perdemos por decisões erradas.
Mas essa é só a minha opinião.
O que as operadoras de serviços Odontológicos estão fazendo com os Cirurgiões-Dentistas e seus assegurados é de se dar medo e ao mesmo tempo, de se alertar. Explico. De se dar medo, porque estão fazendo um repasse pros Dentistas abaixo de uma remuneração aceitável, abaixo do mínimo exigido pra um profissional se manter na profissão, fazer cursos e se atualizar sempre. Por outro lado, temos que alertar que as operadoras estão buscando profissionais recém formados pra fazer os atendimentos. Nada contra os recém formados, mas estão fazendo os profissionais realizarem serviços que eles não estão capacitados ainda. Veja bem, procedimentos que necessitariam de pelo menos um aprofundamento no estudo, através de cursos, especializações e/ou pós-graduações estão sendo feitos por esses profissionais recém formados que, infelizmente, ainda tem que se sujeitar a esse tipo de exploração por parte desses empresários que visam somente dinheiro. O que, em muitas vezes, o paciente é que sai prejudicado. Cuidado com esses convênios. Eu me descredencie de todos por esse motivo. Não me repassam nem mesmo pra pagar o procedimento. Os que estão atendendo ainda, é porque não fizeram as contas direito, porque se fizerem se descredenciam na hora. Abraço a todos e mais uma vez, cuidado.
prezados colegas. Dou toda a razão para a paciente em ter o direito de ter sua restauração realizada novamente, ela é a consumidora da empresa prestação de serviço odontológico que terceiriza o trabalho do dentista, que repassa valores medíocres. Dessa forma o dentista tirou do próprio bolso o tratamento da paciente… Devemos levar em consideração essa situação. Consultório odontológico não é hospital. Em hospital, todos os materiais, medicamentos, exames são pagos pelos planos, bem como a mão de obra do médico. Em consultório odontológico, quem paga material e medicamentos e a mão de obra é o próprio dentista, com a merreca que o plano odontológico repassa 60 dias após o procedimento ser realizado!!!!!!!!!