Muitos pacientes têm dúvidas sobre o uso de escovas elétricas. Quais seriam as indicações? Quais seriam as vantagens e desvantagens?
As escovas elétricas, geralmente, funcionam com pilhas ou baterias recarregáveis, estão presentes nas farmácias e grandes super mercados. A minha indicação pessoal, como cirurgião dentista, é de que elas servem muito bem para pessoas com dificuldades de manejo das escovas comuns. Pessoas com problemas de coordenação motora, limitações de movimentos e outros problemas que façam com que o indivíduo não consiga escovar os dentes corretamente com o uso de escovas de dentes que estamos acostumados a ver e indicar.
Uma observação: As escovas que se dizem “ultrassônicas” são apenas vibratórias. Talvez com esse nome, as empresas pretendem vender mais, já que o nome se aproxima muito dos aparelhos usados pelos dentistas para fazer raspagem periodontal – o ultrassom. Por isso a palavra está entre aspas no título.
Existe algum problema, se qualquer pessoa começar a usar esses tipos de escovas? Na verdade, é preciso tomar certos cuidados. A escova elétrica gira ou vibra sozinha. Os usuários dessas escovas não podem fazer força ou movimentos contra seus dentes. Eles devem deixar que a escova limpe seus dentes, apenas colocando as cerdas giratórias, ou vibratórias sobre eles. Nada de esfregar ou fazer força como se estivesse usando uma escova comum, pois assim, você corre o risco de gerar retrações nas gengivas.
Quando a gengiva “sobe” ou “desce”, deixando a raiz do dente exposta, podemos estar expostos a uma série de problemas como hipersensibilidade, dor, abrasão dental e problemas com estética. Então, se você tem vontade de começar a usar essas escovas, apenas lembre-se de não colocar força e sempre consulte seu dentista para ter melhores esclarecimentos sobre o seu caso. Tem gente que já escova com muita força com a escova comum e já tem retrações. Eu não indicaria o uso de escovas elétricas para essas pessoas.
Em uma busca breve pelo Google, reparei que algumas empresas estão lançando escovas elétricas para crianças, com temas infantis. Não recomendo o uso dessas escovas para crianças. Acredito que as crianças devem aprender a limpar a boca com escovas comuns, para se tornarem adultos conscientes e autônomos em relação a sua higiene oral.
Particularmente, gosto de trabalhar com a escovação dirigida. Cada pessoa tem um jeito diferente de escovar. Cada pessoa deve conhecer sua boca e saber onde deve escovar mais, onde deve ficar de olho, se deve usar fio dental apenas, ou escovas interdentais ou ainda usar alguma outra técnica ou dispositivo para ajudar a manter seus dentes limpos.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Concordo plenamente com as orientações do colega. As escovas "ultrasônicas" devem se limitar às pessoas com deficiências motoras. Creio que ainda os fabricantes não chegaram a uma escova elétrica conveniente para todas as pessoas.