Você, dentista, pensa dessa maneira? Você faz a gestão do seu consultório odontológico como se ele fosse uma empresa? Hoje em dia, não podemos nos dar ao luxo de deixar o consultório sem um programa de gestão, por mais simples que ele seja.
Muitos dentistas ainda têm muitas dúvidas quando montam o seu negócio. Quanto cobrar? Quantos funcionários contratar? Quanto que o consultório vai custar por mês? São perguntas comuns que devem ser respondidas com uma boa gestão e administração da empresa.
Em primeiro lugar, não se deve misturar o pessoal com o consultório. A conta deve ser separada. Se o dentista tem sua clínica montada com uma pessoa jurídica, fica ainda mais fácil de separar. Parece básico, mas muitas vezes, por falta de tempo ou por falta de vontade, o dentista mistura o que é seu com o que é da clínica. Aí que se perde o controle do negócio.
Tudo que é da empresa, fica na conta da empresa. A empresa paga os materiais, paga os funcionários, paga os impostos e, vejam isso, paga o próprio dentista! Mesmo que seja um consultório, na pessoa física, essa divisão facilita a gestão. Tudo deve estar anotado: custos fixos como aluguel, telefone, luz, água, salários de funcionários, condomínio, impostos e custos variáveis como compra de materiais, gastos com manutenção de equipamentos e etc. Com esta conta em mãos, o dentista sabe exatamente quanto que sua empresa custa. Em cima disso, resta ver quanto que ele pretende ter de lucro sobre os procedimentos. Uma das maneiras de calcular o valor de seus procedimentos é calculando quanto custa a sua hora clínica. Quanto custa cada hora da sua empresa funcionando?
Posso atender convênios odontológicos com lucro real? Fácil de responder tendo feito todos procedimentos acima. Pegue os valores dos procedimentos de convênio, veja o tempo que cada procedimento leva para ser realizado e calcule se vale à pena. Quanto posso dar de desconto para meus pacientes? Cinco, dez, quinze, vinte porcento? Também fica fácil de calcular, sabendo o custo da hora clínica.
Aposto que ainda existem milhares de “consultórios familiares”, onde uma senhorinha idosa faz o trabalho de secretária e de auxiliar limpando a sala entre os atendimentos. Onde se faz desconto de 10 %, caso o pagamento seja à vista, mas ninguém fez a conta para saber se 10% é a porcentagem mais adequada para a clínica naquele mês. Sem problemas. Não há nada de errado nisso. Seria o caso de repensar esse modelo antigo, essa visão muito romântica de consultório, sem ter as “rédeas curtas” na hora de fazer as contas.
Pensar em guardar dinheiro mensalmente em uma conta que serve como caixa de urgência ou ainda uma conta para que você possa investir mais em sua clínica. Quem sabe depois de um ano ou dois juntando, você consegue investir em tecnologias que vão somar no seu dia-a-dia, como uma câmera intra-oral, ou uma TV maior para sua sala de espera, ou ainda um aparelho de Laser de baixa potência. Faça com que o consultório pague pelos investimentos feitos nele. Isso não deve sair do seu bolso, à esmo. É bem melhor se for planejado.
O mais bacana de tudo isso é poder atribuir o seu verdadeiro valor. Quem sabe você não consegue abaixar um pouco os preços de alguns procedimentos e deixá-los com preços mais atrativos sem se arriscar. É tudo pura organização e matemática. Ainda poder medir o quanto que uma auxiliar treinada pode fazer seu trabalho render mais. Ver se a contratação de uma profissional assim é viável ou não, dentro das suas contas.
E não é só isso. A gestão é para quebrar barreiras. É ter um plano de marketing. Investimento em mídias sociais. Pensar em maneiras de fidelizar seus clientes. Fazer uma reserva que você usar para pagar por cursos de atualização, congressos e etc. E o dentista consegue fazer tudo isso sozinho? Difícil. Nós gostamos de focar na odontologia, né? Porém, precisamos aprender e entender como as coisas funcionam melhor com uma boa gestão. Sabendo como seu mercado e sua clínica funcionam, você pode até programar suas férias em meses que você sabe que o movimento é mais baixo, o que consequentemente vai te dar menos prejuízo em deixar o consultório fechado.
Que fique bem claro: não sou um especialista em gestão. Estou apenas abrindo espaço para algumas dicas e discussão de ideias bem básicas. Quem quiser saber mais e quiser realmente aumentar o potencial da sua empresa pode procurar cursos nas áreas de gestão em saúde. Existem muitas empresas se abrindo para este mercado. No fim das contas, ali, na ponta do lápis, literalmente, todos saem ganhando. Deixe a sua dica, doutor!
O Blog Vida de Dentista fala disso – AQUI
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Excelente comentario…
Uma dica para desenvolver o comportamento empreendedor: o curso EMPRETEC, desenvolvido pela ONU e realizado no Brasil pelo SEBRAE. Uma semana de dedicação integral no assunto. Quem tiver oportunidade de tirar uma semana para tal, não vai se arrepender. R$1.250,00 p/ pessoa física.
Claro, e sendo empresa TEM QUE COBRAR CONSULTA!!! Quem faz orcamento é latoeiro…
Uma boa dica. Obrigado.
Só passei ter esta visão há algum tempo atrás… muito interessante…
SEU POST É MUITO BOM. AINDA NÃO SOU UMA SENHORINHA, MAS FAÇO A ADMINISTRAÇÃO DA CLÍNICA DO MEU ESPOSO. NÃO SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO, MAS ME PREOCUPO BASTANTE COM ESSES DETALHES. SEU POST ME AJUDO MUITO. SÓ GOSTARIA DE SABER QUE SOFTWARE VC UTILIZA EM SUA CLÍNICA?
muito boa a explanação
Breve e claro! Otimo post, abriu minha visao.. Seria muito interessante se pudesse falar mais sobre essa questao de gestao do consultorio. Tenho certeza que muitos, alem de mim, passam por dificuldades, ate temos vontade de nos organizarmos, mas, as vezes, nao sabemos COMO fazer.. Essa coisa de separar o dinheiro da clinica do nosso.. Complicado nos fazer entender que, uma vez que somos os donos, precisamos separar as coisas, mas, pensando bem, faz todo sentido… Complicado tbm organizar o que vem do cartao de credito por exemplo.. se devo pedir antecipacao ou nao, se vale a pena… tenho medo de, no meio do mes, me perder e nao saber mais quanto entrou, quanto tenho que receber.. a questao dos convenios tbm aflige, nao gosto deles, mas entendo que trazem boa rotatividade ao consultorio, mas eh dificil controlar os recebimentos, glozas e conseguir calcular, depois de tudo isso, quanto tenho pra receber e qual eh o meu lucro liquido mensal, quanto posso tirar pra mim… Ficaria imensamente grata se pudesse falar mais a respeito… Seria interessante tbm se vc tivesse algo para indicar, como artigos ou livros pra nos informarmos melhor, dificil encontrar textos tao esclarecedores na net..
Desde ja, obrigada!
Onde entra algumas dúvidas, ou contratar uma assessoria ou transformar a clínica em uma franquia que já tem toda uma gestão de negócios pronta, só por em prática, porém pagar os royalties na base entre 5 à 10% do faturamento bruto, é muito alto. O que está acontecendo com a odontologia hoje é o que aconteceu com as farmácias à um bom tempo, empresários já com toda uma estratégia pronta montam a clínica e contratam dentistas para trabalhar, igual à muitas farmácias todas de empresários e farmacêuticos hoje apenas contratados à preço de banana!!!
Parabéns pelo post. Realmente espírito de empreendedor é fundamental nos dias de hoje para sucesso nos negócios e também no ramo odontológico.