“Carninha” para uns, “Gengiba” para outros, a gengiva é um tecido nobre do corpo humano, parte do periodonto de proteção. Serve para proteger o osso que sustenta os dentes. Sem ela, o osso ficaria exposto a todos os patógenos da nossa boca. Ela ainda protege os dentes. Quando ela retrai, a raiz do dente fica de fora e em alguns casos ficamos com a sensibilidade dentinária.
A gengiva também serve como delineadora do sorriso. O que nós dentistas chamamos de “margem gengival” é um dos fatores que determinam se o sorriso será harmônico ou não. A boca e o sorriso devem ter harmonia e não simetria (essa frase me foi dita pelo Professor Dirceu Vieira, em uma palestra). A gengiva ainda é lar de milhões de micro-organismos bons e ruins, que devem ser desorganizados todos os dias pelas cerdas da escova de dentes e pelo fio dental. Eu disse TODOS OS DIAS!
A gengiva pode ser “gordinha” ou hiperplásica, grande, fina, pequena, escura, rosinha, comprida, feia, bonita, inflamada, vermelha, retraída, ressecada, enxertada e etc… Os dentistas aprendem na faculdade que a gengiva saudável deve ter cor rosa pálido, aspecto de casca de laranja e ela não pode sangrar na hora da sondagem.
Já ouvi muita gente dizer: “Claro que minha gengiva sangra quando vou ao dentista, ele enfia aquela pontinha lá, entre o dente e o gengiva e machuca”. Nós chamamos isso de sondagem e a sonda tem ponta arredondada(!). Sério. Quem tiver curiosidade, peça para seu dentista mostrar. Portanto, não fura. Apenas mede a distância do dente até o osso. E para quê???
Ah, meus amigos, isso é uma das coisas mais fascinantes da Periodontia (estudo dos tecidos ao redor do dente – incluindo a gengiva), na minha singela opinião. Para resumir bastante (dentistas, por favor, estou falando com o público em geral nesta postagem), alguns estudos mediram essa distância e chegaram em uma média clínica de 2 mm. Quer dizer que em todos seres humanos, existe uma média de medida, de um espaço que deve ser respeitado para que a gengiva se acomode e não fique inflamada. O nome disso: Espaço Biológico. Eita, e para quê serve isso??? Esse espaço deve ser respeitado (entenda-se: não pode ser invadido) quando os dentistas fazem uma prótese, ou uma restauração. Quanto detalhe!
Tem gente que tem a gengiva escura. Principalmente afro-descendentes. Isso faz parte da biologia, pessoal. Os melanócitos estão aumentados nas gengivas dessas pessoas assim como estão em maior número por toda a pele. Para as pessoas que se incomodam com essa cor escura da gengiva, isso tem tratamento. Os melanócitos ficam na camada mais externa da gengiva. Aqui pode-se realizar um “peeling gengival” ou o que chamamos de “melanoplastia” – algo como uma raspagem do tecido mais superficial da gengiva. Isso remove toda aquele escurecido da gengiva. O único problema é que pode haver recidiva em certos casos. É … não dá pra brigar com a biologia e ganhar sempre.
E o “Gengisvaldo”? É! Gengisvaldo é o apelido daquele cara que mostra muito a gengiva quando ele sorri. Poxa, sacanagem com o Gengisvaldo! Alguns falariam que é muita goiabada para pouco queijo branco, mas nós, dentistas, chamamos isso de Sorriso Gengival. Nada de “bullying”, hein, pessoal. Tem gente que vive bem com o Sorriso Gengival e tem gente que se incomoda. Quem se incomoda, pode procurar um dentista, que muitas vezes ele tem solução – com cirurgia ou ainda com uso de Botox.
Quem lembra de “Murphy, Gengivas Sangrentas”? Personagem dos Simpsons, músico, ídolo de Lisa de Simpson. Apenas um esterótipo dos músicos de Jazz dos anos 90 e sua parca higiene bucal. E olha que ele tocava saxofone, isto é, trabalhava com a boca e não cuidava dela! Outro personagem que não tem gengiva no nome (não é o Gengis Khan), mas mostra muito dela para a gente é o “Nemesis” do jogo e do filme Resident Evil. Fruto de uma experiência com um vírus maluco, ele ficou com essa cara toda arreganhada e com as gengivas de fora.
Para finalizar, um conselho: cuide da sua gengiva. Não massageando com pedaços de borracha de escovas mirabolantes como algumas propagandas de escova de dentes dizem. Massagem se faz nos pés e nas costas. Apenas escove (com escovas de cerdas macias) no sentido contrário àquele que pode causar retração gengival – em cima: de cima para baixo e em baixo, de baixo para cima. Uma das maiores causas de retração gengival é a escovação traumática, isto é, com força. A gengiva é que nem a música do “Bom xibom, xibom, bombom” – a de cima sobe e a de baixo desce.
Fontes das Imagens: Google.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Gostaria de fazer uma raspagem na minha gengiva ela e meio escura posso saber o valor?
Obrigada
O valor só pode ser passado através de uma avaliação presencial. Caso tenha interesse mande e-mail para odontoduvidas@gmail.com
Vou passar pelo um processo cirurgico, no osso do dente problema gengival a minha dúvida é um seguinte esse processo é doloroso e custaa cicatrizar!!
Todo procedimento é feito com anestesia, portanto sem dor. Podemos dizer que é um pouco incômodo, mas bem controlado com remédios. Depende do procedimento, mas geralmente, a gengiva cicatriza bem rápido. Boa sorte.
Existe algum tipo de tratamento para tratar a gengiva que sofreu retração? Alguns dentes estão bastantes sensíveis por conta disso, e a estética também me incomoda bastante.
Existe sim. Procure um dentista para avaliar seu caso e ver se é possível o recobrimento da raiz com cirurgia. é bom procurar o dentista também para ver como evitar o aumento dessa retração. Boa sorte.
Boa noite, Dr. Tenho muita curiosidade e interesse em saber sobre a saúde em geral, principalmente a bucal, que às vezes, parece-me um pouco confusa, muita informação mal absorvida e entendida etc. Sobretudo, tenho um interesse particular e especial sobre GENGIVAS, pois tenho problemas com elas e já consultei-me com varios periodontistas renomados ou não, daqui de Jundiaí/SP, e não fiquei / permaneci satisfeito com o tratamento e orientação da tecnica adequada no meu caso. Gosto de pesquisar sobre assuntos relacionados de qualquer natureza à saude bucal / placa bacteriana / etc na web. Tenho vários site, blogs, youtube, entrevistas, tumrl, flickr que quase todos os dia vejo. Bom, mas até hoje sofro em higienizar adequadamente meus dentes, que demoro nada mais que 01 (uma) hora para higienizar os dentes com a escova dental, sem o fio (ufa!). Bom, nas primeiras visitas aos dentistas, eles orientam sem muito detalhe a higienização, porem depois não, ou dão respostas vagas de como fazer. Parece que há certa preguiça, não entendo o por quê, pois mesmo insistindo em pagar para me orientar penso que eu que estou com frescura. Bom informação eu tenho bastante, mas a técnica mecânica, mecanicamente falando, tanto com a escova ou fio dental, meu cerebro não assimilou totalmente. O que eu devo fazer, doutor??
Corrigindo:
1) Tenho vários site, blogs, youtube, entrevistas, tumrl, flickr que quase todos os dia vejo…. (*** ESTÃO EM MEUS FAVORITOS, NÃO SÃO MEUS);
2) Parece que há certa preguiça, não entendo o por quê, pois mesmo insistindo em pagar para me orientar penso que eu que estou com frescura. (***EU QUERO DIZER QUE JÁ ME SENTI CONSTRANGIDO DA FORMA COMO EXPLICARAM A TECNICA DE ESCOVAÇÃO PARA MIM, APARENTANDO EU SER UMA PESSOA MUITO “FRESCA” / DELICADA DEMAIS, FICANDO MUITO MUITO CHATEADO COM ISSO).
Olá Rafael. Eu, particularmente, acho que uma hora é muito tempo para gastar limpando os dentes. Eu acho um certo exagero, por pior que seja sua saúde bucal. A primeira coisa que temos que levar em consideração é: você tem doença periodontal? Você foi diagnosticado com esta doença? (Não precisa me responder. Deixei a pergunta, pois achei que fica mais fácil de explicar). Se tem, infelizmente, seu cuidado com a higiene oral vai ter que ser diferente de uma pessoa que não tem. Não existe apenas um jeito de se escovar os dentes. Podemos praticar a escovação dirigida, ensinando sobre os problemas da sua boca. Capacitar o paciente a limpar a sua boca com eficiência. Por exemplo: Mostrar a técnica de escovação mais adequada para seu caso, o tipo de escova a ser usada e os outros adereços como fio dental ou escova interdental. Se falta um dente na sua boca, você vai ter que usar uma escova interdental, por exemplo, para limpar aquela região específica. Ali, o fio dental perde o função. Assim como em dentes muito distantes entre si. Não entendi muito o uso da palavra “frescura”. Você poderia explicar melhor? Depois que a orientação é feita, os dentistas têm ferramentas para avaliar se isso está dando certo. Se está certo, continue assim. Se está errado, basta rever e entender onde, especificamente, que você está falhando em sua higiene. Entenda que higiene é qualidade e não quantidade. Eu sei que não é fácil, mas não podemos desistir – nem o dentista do paciente e nem o paciente dele mesmo. Espero ter ajudado em alguma coisa. Um abraço.
minha gegiva esta desendo par cima do dente oq faço , estou com aparelho fixo.
Avise seu dentista. Isso acontece por causa de acúmulo de placa na maior parte das vezes. Boa sorte.
Ano passado fiz aumento de coroa e SUPER recomendo para quem tem indicação desse procedimento e sente aquele incomodo por ter “mais gengiva do que dente” a mostra. Não senti nada durante a cirurgia e muito menos após. Ou melhor após senti sim, vontade de ficar sorrindo para todo mundo ver rsrsrs.
adorei esse post! animado, criativo e instrutivo!
Muito bom, cada dia me apaixono mais por esse blog! 😀
Muito obrigado!!!
Gostava de colocar uma questão…há uns tempos atras coloquei 4 dentes novos pois os meus já estavam em muitas mas condições, são dentes fixos , o que acontece é que por cima dos mesmo dentes a gengive ficou vermelha e se lhe toco com a escova so sai sangue…gostaria de saber como conseguir ter a gengive rosada e não como esta ..obrigado
Você vai precisar procurar um dentista com certa urgência para resolver isso. É preciso que o términos das próteses sejam avaliados e que seja dada uma orientação de higiene oral. Boa sorte.
Acredito que seria interessante uma avaliação de um periodontista. Esse especialista poderá examinar sua gengiva com critério e entender o motivo do sangramento, que não é normal. Boa sorte!
Gostaria de saber se a gengiva volta ou cresce normalmente depois de uma restauração no dente, onde foi preciso retirar um ouco da gengiva para conseguir restaurar o dente por causa da cárie..tenho medo que ela não volte ou não cresça e fique aquele rombo na minha gengiva com exposição do osso e nervo. obrigado.
Olá Andressa. Geralmente a gengiva se adapta. Depende de quanto que foi tirado ou perdido, se havia perda óssea na região antes do procedimento, entre outros fatores. Seria legal você perguntar isso ao seu (sua) dentista. Boa sorte!
Boa tarde,tenho as gengivas antes dos dentes um pouco escuras,devo-me preocupar ou é normal?
Olá Elisabete. Veja esta postagem – http://www.dicasodonto.com.br/2013/01/28/gengiva-escura/ . Em caso de maiores dúvidas, procure um dentista. Boa sorte.
muito bom obrigda
A minha gengiva é vermelha eu gostaria de saber como gaço pra deixa-la rosada ?
Procure um dentista para te ajudar! Boa sorte.
Onde posso fazer a melanoplastia aqui no rio de janeiro??? Nao encontro onde faz e se pergunto tem dentista que nem sabe o que esse procedimento um absurdo eles estudam ora que so pra saber o básico por favor me ajudem
Olá Gabriela. Procure por um dentista periodontista. O procedimento tem vários nomes e não chega a ser básico. Boa sorte.
Hey cara tou com gigivite como tratar ?
Fiz buchecho com vinagre minha gingiva ta rosa e inchada
Procure um dentista e não faça bochechos com vinagre. Boa sorte.