“Carninha” para uns, “Gengiba” para outros, a gengiva é um tecido nobre do corpo humano, parte do periodonto de proteção. Serve para proteger o osso que sustenta os dentes. Sem ela, o osso ficaria exposto a todos os patógenos da nossa boca. Ela ainda protege os dentes. Quando ela retrai, a raiz do dente fica de fora e em alguns casos ficamos com a sensibilidade dentinária. 

A gengiva também serve como delineadora do sorriso. O que nós dentistas chamamos de “margem gengival” é um dos fatores que determinam se o sorriso será harmônico ou não. A boca e o sorriso devem ter harmonia e não simetria (essa frase me foi dita pelo Professor Dirceu Vieira, em uma palestra). A gengiva ainda é lar de milhões de micro-organismos bons e ruins, que devem ser desorganizados todos os dias pelas cerdas da escova de dentes e pelo fio dental. Eu disse TODOS OS DIAS!

A gengiva pode ser “gordinha” ou hiperplásica, grande, fina, pequena, escura, rosinha, comprida, feia, bonita, inflamada, vermelha, retraída, ressecada, enxertada e etc… Os dentistas aprendem na faculdade que a gengiva saudável deve ter cor rosa pálido, aspecto de casca de laranja e ela não pode sangrar na hora da sondagem.

Já ouvi muita gente dizer: “Claro que minha gengiva sangra quando vou ao dentista, ele enfia aquela pontinha lá, entre o dente e o gengiva e machuca”. Nós chamamos isso de sondagem e a sonda tem ponta arredondada(!). Sério. Quem tiver curiosidade, peça para seu dentista mostrar. Portanto, não fura. Apenas mede a distância do dente até o osso. E para quê???

Um caso famoso de Correção do Sorriso Gengival

Ah, meus amigos, isso é uma das coisas mais fascinantes da Periodontia (estudo dos tecidos ao redor do dente – incluindo a gengiva), na minha singela opinião. Para resumir bastante (dentistas, por favor, estou falando com o público em geral nesta postagem), alguns estudos mediram essa distância e chegaram em uma média clínica de 2 mm. Quer dizer que em todos seres humanos, existe uma média de medida, de um espaço que deve ser respeitado para que a gengiva se acomode e não fique inflamada. O nome disso: Espaço Biológico. Eita, e para quê serve isso??? Esse espaço deve ser respeitado (entenda-se: não pode ser invadido) quando os dentistas fazem uma prótese, ou uma restauração. Quanto detalhe!

Um dos casos mais famosos de Correção do Sorriso Gengival

Tem gente que tem a gengiva escura. Principalmente afro-descendentes. Isso faz parte da biologia, pessoal. Os melanócitos estão aumentados nas gengivas dessas pessoas assim como estão em maior número por toda a pele. Para as pessoas que se incomodam com essa cor escura da gengiva, isso tem tratamento. Os melanócitos ficam na camada mais externa da gengiva. Aqui pode-se realizar um “peeling gengival” ou o que chamamos de “melanoplastia” – algo como uma raspagem do tecido mais superficial da gengiva. Isso remove toda aquele escurecido da gengiva. O único problema é que pode haver recidiva em certos casos. É … não dá pra brigar com a biologia e ganhar sempre.

E o “Gengisvaldo”? É! Gengisvaldo é o apelido daquele cara que mostra muito a gengiva quando ele sorri. Poxa, sacanagem com o Gengisvaldo! Alguns falariam que é muita goiabada para pouco queijo branco, mas nós, dentistas, chamamos isso de Sorriso Gengival. Nada de “bullying”, hein, pessoal. Tem gente que vive bem com o Sorriso Gengival e tem gente que se incomoda. Quem se incomoda, pode procurar um dentista, que muitas vezes ele tem solução – com cirurgia ou ainda com uso de Botox.  

bleedinggumsmurphy_1024

 

Quem lembra de “Murphy, Gengivas Sangrentas”? Personagem dos Simpsons, músico, ídolo de Lisa de Simpson. Apenas um esterótipo dos músicos de Jazz dos anos 90 e sua parca higiene bucal. E olha que ele tocava saxofone, isto é, trabalhava com a boca e não cuidava dela! Outro personagem que não tem gengiva no nome (não é o Gengis Khan), mas mostra muito dela para  a gente é o “Nemesis” do jogo e do filme Resident Evil. Fruto de uma experiência com um vírus maluco, ele ficou com essa cara toda arreganhada e com as gengivas de fora.

Nemesis

Para finalizar, um conselho: cuide da sua gengiva. Não massageando com pedaços de borracha de escovas mirabolantes como algumas propagandas de escova de dentes dizem. Massagem se faz nos pés e nas costas. Apenas escove (com escovas de cerdas macias) no sentido contrário àquele que pode causar retração gengival –  em cima: de cima para baixo e em baixo, de baixo para cima. Uma das maiores causas de retração gengival é a escovação traumática, isto é, com força. A gengiva é que nem a música do “Bom xibom, xibom, bombom”a de cima sobe e a de baixo desce.

Fontes das Imagens: Google. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto