Na noite desta última quinta-feira, dia 30/06/2011, médicos e dentistas se reuniram no auditório da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) para uma assembléia em que foi discutida o baixo valor repassado pelos convênios aos profissionais da saúde.
Dentistas dão cartão vermelho para as baixas tabelas e ausência de reajustes.
Estavam presentes os membros de entidades médicas (APM, CREMESP, SIMESP e AMB), membros de entidades odontológicas (APCD, ABCD e CROSP), deputados, vereadores e um representando do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de um auditório cheio de profissionais da saúde – médicos e dentistas.
O movimento é legítimo e está se intensificando. O que pedimos é o reajuste dos valores pagos pelos procedimentos e consultas. Pedimos respeito e dignidade para podermos exercer nossas profissões. As glosas e os baixos repasses impedem os profissionais de atender os pacientes com responsabilidade.
Estudantes do 6º ano de medicina aderem à Assembléia e dão cartão vermelho para os convênios.
Existe uma tentativa de negociação e as empresas que não se deram o trabalho de responder às reivindicações dos médicos vão ser pressionadas com paralisação por tempo indeterminado, havendo um rodízio de especialidades. Cada especialidade médica, das 53 existentes, vai parar de atender por 3 dias consecutivos, a cada semana. Essa pressão serve apenas para que as empresas se abram para negociação.
Algumas empresas já estão abertas a negociações e mandaram contra propostas. Isso já é considerado uma vitória da classe que primeiro precisa ser ouvida, para negociar, já que a ANS é leniente em relação à fiscalização dos reajustes.
A Assembléia também serviu para que a classe odontológica aprenda a se organizar e faça propostas concretas e embasadas aos convênios que pagam mal e não querem negociar. Deixo aqui os meus parabéns às entidades médicas pela organização e luta por uma melhora no atendimento de saúde da população.
O Blog Dicas Odonto vai acompanhar essa epopéia que visa apenas um melhor atendimento e melhora das condições de trabalho de todos profissionais da área da saúde. Não precisa ser como hoje que empresas tem lucros estrondosos e médicos e dentistas estão fechando seus consultórios. Com uma melhor distribuição, tem como todo mundo sair ganhando.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Excelente atitude! Uma manifestação pacífica, porém precisa e incisa no que concerne aos direitos que essas duas classes profissionais têm. *Salvo que, a meu ver, a classe odontológica poderia ser mais unida em prol dos seus direitos.
Infelizmente, está cada vez mais difundido o número de convênios e planos médicos/odontológicos sem as devidas precauções e questões éticas, sem um estatuto coerente e sem diretrizes norteadoras e doutrinárias, os quais respeitem e façam merecer os reais valores de cirurgiões-dentistas e médicos.
E, além disso, somam-se ainda alguns profissionais que se submetem a um emprego em certas “clínicas populares” por um salário ínfimo e sob pífias condições estruturais, instrumentais, administrativas e organizacionais de trabalho. *Não generalizando os profissionais nem as clínicas populares!
Espero que os gestores e/ou órgãos responsáveis pelas respectivas entidades consigam fazer uma re-estruturação, do ponto de vista político-administrativo, que permita a esses profissionais a realização das ações promotoras de saúde – seja de forma preventiva, seja de forma intervencionista – subsidiada por valores monetários apropriados e coerentes, os quais proporcionem condições dignas de trabalho.
E, aos profissionais que se submetem a trabalhar em “subcondições”, que, primeiramente, lutem juntamente a sua classe profissional e reivindiquem seus direitos para, depois, talvez pensar em reclamar. Como diz o ditado: “quem muito fala, pouco faz”.
Parabéns aos manifestantes pela ação e ao Dicas Odonto pela cobertura e participação nessa epopéia!
Abraços!
E pq nao se DESCREDENCIAM dessas pragas de convenio odontologico? hein?
No dia que eu precisar aceitar um convenio eu prefiro vender sanduiche natural na praia do que ser dentista. Quem aceita se submeter a qualquer empresa ou entidade que interfira no seu trabalho deveria é perder o CRO!
Abcs,
rodrigo