Demorei para escrever este Post. Demorei mesmo. Fuçando pelos confins da Internet caí no site de uma editora que vende um livro chamado: “80 motivos para você não ir ao dentista”. Pensei ser um livro de piadas ou alguma brincadeira do Netdentista ou do VidaDeDentista. Na verdade, não.
O nome do escritor/dentista é Eduardo Esber e ele lançou um segundo livro: “Deus me livre dos dentistas”, seguindo, provavelmente, a mesma temática do primeiro livro. Minha opinião: Um mau gosto tremendo. Generalizar uma classe inteira de profissionais por erros cometidos por uma minoria. Veja mais sobre o autor clicando aqui
Ele tem um Blog onde publica uma longa e egocêntrica entrevista, além de trechos do seu novo livro: http://dente.me/jrE5Cd (copie e cole este link no endereço de seu navegador). Pois é, ele avisa que seu humor é extremamente refinado e sutil. Ele acha estar fazendo um grande serviço de saúde pública, sendo irônico ao extremo.
No Brasil, os dentistas já estão lá embaixo, na mira à Laser. Só falta dar o tiro de misericórdia. Estamos sendo engolidos pelas empresas de convênio. Somos ofertados como brinde – plano odontológico de graça ao adquirir plano médico. Somos carrascos, sem coração, masoquistas e mercenários. O dentista metido a polêmico termina de nos destruir.
Segundo a entrevista citada acima, Eduardo diz que quem critica seu livro é aquele mau profissional, que se identifica com os erros que ele relata ou uma pessoa que não é dotada de senso de humor. Haja humor para aguentar certos trechos do livro disponibilizados na Internet.
Deixo até uma sugestão para o autor: escreva sobre os médicos agora. Pelo jeito, eles não estão fazendo seu trabalho direito. As pessoas continuam morrendo!
E você, leitor? Deixe sua opinião nos comentários!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Eu acho que nem polemico o moço é, só quer tentar criar confusão pra vender livros. Durante varios anos manteve um site onde mantinha fotos pelado misturado com assuntos sobre Odontologia, não tem a menor noção do ridículo.
Abs
Realmente é o típico caso de um mal suscedido e incompetente na profissão que procura encontrar uma desculpa pela sua péssima carreira em sua primeira área de escolha
“… se o leitor comprou meu livro, já subentende-se que ele é uma pessoa muito inteligente e…” (trecho de entrevista com o Dr. EE)
Sério… parei de ler a entrevista no meio, de tão tosca. Juro que tentei ler até o fim, mas provavelmente eu não sou o tipo de leitora “inteligente” que compra os livros dele…
Acho que a forma como ele se expressa deprecia TODO profissional de Odontologia e, dessa forma, não contribui em nada para instruir o paciente, o que ele alega fazer. Piada é bom, eu adoro piada, mas eu acho que piada tem hora e deve ser incidental quando se quer ensinar, não o objetivo do texto. Ele SÓ quer polêmica, que dá audiência.
Pra quem assumiu essa tarefa de ensinar e esclarecer o leigo, como eu venho fazendo no MD, fica um sentimento de retrocesso e a torcida pra esse cara ser entendido como deve: uma piada de mau gosto.
Juro que precisei ler esse post umas 3 vezes pra acreditar! Como pode?? Uma coisa é fazer humor, outra é fazer o que ele fez. Totalmente desnecessário e irresponsável o conteúdo do livro, do blog e dos comentários dele referente a odontologia.
Fico até sem argumentos, serio.
Nao sou dentista, sou medico ginecologista e amigo pessoal do Luiz Rodolfo, que toma conta desse site. Ele, como todos que me conhecem, sabem q tenho muito bom humor e que sou uma pessoa inteligente o bastante para nem me dar ao trabalho de ler o que esse debil-mental tem a escrever. Acho que um autor que ja se defende das bobeiras que escreve classificando seus criticos como “mau-profissional” é antes de mais nada um egocentrico com forte tendencias não democraticas. Luiz, sugiro que voce retire o link do texto que escreveu. Acaba fazendo publicidade pra um desqualificado que não atingiu sucesso na profissão e acaba difamando uma classe que, como todas, é formada por bons e maus profissionais, mas que escolheu fazer o bem, escolheu cuidar dos outros muitas vezes sem retorno financeiro adequado e as vezes ate sem retorno financeiro nenhum, somente pelo prazer profissional e pessoal de fazer o que é certo. Forte abraço a todos
Olá Colegas! Acredito que o que o “escritor” queria ou quer , ele está conseguindo!
Estamos comentando e desta forma estamos dando a ele importância que não merece.
O que eu sugiro é que parem de acessar o site e deixem de comentar. Ele desaparecerá rapidinho! Quanto mais indignação mais ele aparecerá!
Realmente, pensei muito nisso antes de escrever o Post. Vocês repararam que Nao linkei direto o site dele. Vou apagar o link mais pra frente. Acho que as pessoas precisam soh dar uma lidinha para ver o tamanho da bobagem que ele escreve. Nao agüentei deixar quieto um cara que desvaloriza a própria profissão desse jeito. Obrigado pelos comentários! Abs
É um completo imbecil. Acho que falar dele dá a ele exatamente o que ele quer. Parem de falar desse cara meus blogueiros queridos!
Odiei o livro e achei de muito mal gosto!!!
Nao sou mal profissional: sou ortodontista, implantodontista e estou terminando bucomaxilo.
Tenho senso de humor sim: Sou ator e faco stand ups!!!
qual a desculpa que ele tem para falar mal de mim ???
Já sabia desse cara! um idiota que escolheu a profissão errada e ficou recalcado!
Como falar mal de uma profissão tão maravilhosa como a nossa!
Ainda fez o segundo! não acredito! o pior então é que tem quem compra!
Sempre tem, quem gosta de porcaria!
Ainda bem que teve um ótimo dentista que lançou os bons motivos !
Nao tem um e-mail pra qual eu possa mandar um recado pra este sujeito nao ? Nem que seja um “IDIOTA”. Palhaçada ! ¬¬
Eu INFELIZMENTE não tive nada mais interessante para fazer agora e acabei lendo TODA a entrevista. E foi nesses 20 minutos gastos da minha vida que eu terminei e pensei no quanto desperdicei o meu tempo lendo essas asneiras que esse SER (que não merece ser chamado de dentista) escreveu para um livro completamente fantasioso e doentio, o qual ele confunde e deturpa as coisas dizendo ser algo bem-humorado.
Não bastando a falta de sentido e argumentos altamente contraditórios e com teorias conspiratórias a respeito do Flúor, o dentista parece querer enganar os pacientes com histórias da carochinha inventando SOCIEDADES SECRETAS DE DENTISTAS, a um ponto tão irrisoriamente frustrado de querer ser um Dan Brown da vida que deu dó imaginar o tempo que ele gastou para fazer toda aquela baboseira de numerologia.
Acho que no fundo, este ser que nem é dentista, muito menos escritor, não sabe o que diz, e neste caso deveria manter-se calado.
Da mesma forma que ele quer que falemos, “dando ibope” a ele, ele vai achar bom se nos calarmos, achando que conseguiu este feito por nos deixar sem argumentos!
Eu não me calarei jamais ao ver um indivíduo desse baixo nível insultar a nossa profissão, se ele fez um livro para ter seus 15 minutos de fama e se achar o salvador da pátria foi motivado pura e simplesmente por seu ego e necessidade desesperada de atenção.
QUALQUER profissão tem seus bons e maus profissionais. Quem é bom continua no seu ofício, quem não o é começa a fazer fofocas, intrigas a respeito das outras pessoas.
Assino embaixo! Abs, Eduardo!
Sou jornalista, ex-balconista de farmácia e autor do livro Farmáfia: falcatruas nos balões de farmácias (atuei 30 anos como balconista, e em 27 farmácias, sendo que em 20 delas meramente com interesse investigativo). Pois bem, quando lancei meu livro, sofri represália dos profissionais da área farmacêutica, que me tacharam de mentiroso, que estava sendo leviano com a classe, que as falcatruas e crimes denunciados no livro não podiam ser generalizados…
Eu só tive acesso ao livro do Esber porque tenho interesse em escrever sobre o mesmo tema. Desde a segunda vez que entrei numa clínica dentária (segunda, porque na primeira minha mãe me levou num dentista de posto para extração), tinha 16 anos, lembro bem que ao entrar na recepção (era dessas bem popular, que atende por atacado) e, não havendo ninguém, enfiei a cara em um dos consultórios e a menina que devia estar no atendimento estava “fazendo unhas”: ELA LIXAVA AS UNHAS COM A CANETA DE ALTA ROTAÇÃO!!! Essa pessoa lembra bem a secretária descrita pelo autor do 80… E não acusem do autor de GENERALIZAR a situação, porque o que ele diz acontece, SIM, em todos os consultórios.
Como disse, só tive contato com o livro ao pesquisar sobre o tema, porque vou escrever um livro reportagem denunciando as mazelas dos consultórios dentários. A ideia me ocorreu ao trabalhar por seis meses como diretor da clínica odontológica ODONTOSAN, que atua em todo o Paraná, com mais de 40 estabelecimentos, e, com outros nomes, o mesmo dono possui muitas outras clínicas — com o mesmo padrão de má qualidade na prestação de serviços. Durante a minha passagem pela clínica pude vivenciar na prática tudo o que o Esber conta no seu livro: É TUDO VERDADE. Clínicas e consultórios prezam primeiramente pelo lucro, deixando questões como a preocupação com a higiene em quinto plano.
Provavelmente este meu comentário não será publicado, pois o blog é de clinica dentária, e os comentários publicados são corporativistas. Mas tudo bem, fica a minha participação e meus parabéns ao dentista que teve coragem de denunciar os bastidores dos consultórios dentários.
Olá Luiz Carlos. Este Blog não pertence a nenhuma clínica odontológica. Sou bastante democrático em relação aos comentários, apagando apenas aqueles que contém xingamentos. Os comentários podem parecer “corporativos” porque a maioria do meu público é formado por dentistas. Apenas defendo o lado dos assuntos que conheço. Cada um com sua realidade. Eu trabalho em 5 consultórios de amigos e já trabalhei em mais de 10 clínicas em todas regiões de São Paulo. Posso te falar com certeza absoluta: nunca vi alguém usar alta rotação para lixar unhas. Em todos lugares em que trabalhei e trabalho, existe uma preocupação com a higiene. É óbvio. Estamos trabalhando pela saúde e é de nosso interesse que nossos pacientes não fiquem doentes em nossos consultórios. Se você presenciou tal cena, não pode dizer que isso acontece em TODOS os lugares. Se o grupo empresarial de clínicas citado por você preza pela má qualidade, isso é uma denúncia séria e problema deles. Porém, todas suas 40 clínicas não representam TODOS os consultórios do país. Nunca trabalhei em locais que acontecem essas coisas que ele relata. Acredito que todas as profissões tenham seus “podres”, seus problemas, suas falcatruas e problemas. Principalmente em nosso país, que é o país da “vantaginha” e do “malandro”. Por outro lado, também acredito no trabalho honesto, que acredito ser uma regra da maioria. Conheço muitos dentistas e clínicas que se preocupam com a higiene e com a saúde de seus pacientes. Com isso não se brinca. Eu gosto de deitar de noite no meu travesseiro e dormir tranquilo, certo de que fiz um bom trabalho. Boa sorte na sua carreira investigativa e jornalística.