5º DIA

Baseado na época em que fiz faculdade e usando um pouco de humor, vou tentar reproduzir alguns dias na minha vida de acadêmico que foi de 1998 até 2001. EDIÇÃO ESPECIAL PARA RECÉM FORMADOS!

“Janeiro de 2002:

Não estou mais de férias. Estou oficialmente desempregado. Passei em todas as matérias, algumas pegando exame. Este mês ainda tem um ar de férias, então aproveito para descansar. Claro que a única coisa que a gente pensa é na festa de formatura que será no fim do mês. (VEJA SOBRE A COLAÇÃO DE GRAU CLICANDO AQUI)

É hora de arranjar lugar para todo aquele material da faculdade. A maleta de pescador branca, com uma cruz vermelha vem cheia de coisas. Nossa, tem uma radiografia oclusal aqui que comprei e nunca usei. Preciso me livrar dos materiais que vão vencer em alguns meses. Posso doar para a faculdade ou para alguma clínica que necessite.

Fevereiro de 2002

A festa foi demais!!! Agora a pressão dos pais já é forte. Eles trazem recortes de classificados dos jornais e como eu não tenho nenhum parente dentista próximo, aqui em São Paulo, fico meio perdido e nem sei por onde começar. Faço algumas entrevistas e fico triste com as porcentagens de 18% e 25%, sem contar que esses lugares são tão longe de casa.

Março à Junho 2002 – 1ª Experiência (Não tão boa)

Foi em um consultório longe de casa, na Zona Norte. O Protético e sua irmã mandavam em tudo. Era uma porcentagem de 25%, baixíssima, mas resolvi tentar e ver como seria. A gente sente a inexperiência na pele, realmente. Nesta fase, é melhor fazer apenas o que você sabe com certeza e indicar o que você não sabe. Não estamos acostumados à trabalhar sozinhos, sem ninguém auxiliando. Depois de alguns “amálgamas submarinos”, voltei um pouco aos livros da faculdade.

Aprendi um pouco com o protético que moldava e fazia as provas nos pacientes. Eu sei que não pode, mas o cara era o dono da clínica. O que eu poderia fazer? Em Junho, me perguntaram se eu poderia ser o responsável técnico da clínica, pois a pessoa que fazia isso tinha desistido. Consultei uma colega dentista e ela me falou de cara: “Sai fora deste lugar, que não presta!”. Eu falei com o protético e disse à ele que se eu fosse o responsável técnico, ele não poderia mais mexer nos pacientes. Ele desdenhou e eu já saí de lá naquele dia. Lembro até do meu primeiro salário naquele lugar – R$ 360,00 para trabalhar 3 vezes por semana lá.

Março a Dezembro 2002 – Experiência Boa

Junto com o consultório do protético, eu entrei de voluntário no Pronto Socorro da APCD Central. Um colega de faculdade me indicou e começamos à ir juntos, 2 vezes por semana. Lá foi a minha lapidação profissional. Aprendi muito. Fiquei craque em exos e aberturas de endo. Junto com isso, conheci uma das minhas Patronas de Profissão, a Dra. Tania, ex-coordenadora do PS. Recomendaria à todos que tivessem um tempinho na semana que passassem uns meses por lá, mas a nova administração acabou com tudo de bom que aquele Pronto Socorro podia dar para os recém formados. Uma pena.

Além de nos ensinar muita coisa e abrir o espaço do PS, ela nos colocou nos meios de organização dos Congressos da APCD, os famosos CIOSPs. O montante de gente que conheci nesses eventos foi espetacular. Networking! Tenham isso em mente. Quanto mais gente você conhece, mais chances você tem de receber indicações.

 

… CONTINUA NO PRÓXIMO POST, SEMANA QUE VEM … (CLIQUE AQUI)

 

MEMÓRIAS DE UM ACADÊMICO DE ODONTO

Outros Blogs falam do assunto:

http://sorrisocasoall.com.br/index.php/formatura-e-agora/

http://www.perolasdaodontologia.com/2011/05/dr-sakana-4-futura-dentista.html

http://www.sofadodentista.com.br/isabelita-leal

http://medodedentista.com.br/2011/04/eu-tenho-medo-de-dentista-recem-formado.html

http://ortodontiaparatodos.com.br/2011/05/10-dicas-para.html

http://vidadedentista.com.br/2010/12/recem-formados-montar-consultorio-ou-nao.html

http://www.odontodivas.com/2011/05/me-formei-e-agora-socorro.html

http://www.odontoblogia.com.br/pesquisa/montar-consultorio-odontologico-parte-1/

http://vidadedentista.com.br/2011/02/podcuspir-6-recem-formado.html

http://www.camilagem.collos.com.br/?p=37

http://kcbelmont.blogspot.com/2011/05/depois-de-quase-12-anos-de-formada.html

http://www.ricardodentista.com.br/2011/04/fazer-ou-nao-odontologia-duvida-de.html

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto