Esse Post número 50, marca a estréia do Dr. Marco Aurélio Gapski no site DicasOdonto.
Dentre os inúmeros acidentes que podem ocorrer durante a prática esportiva, os acidentes dentais são os mais comuns quando trata-se de trauma de face.
Segundo a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal PERSONALIZADO diminui em 80% o risco do trauma dental.
Baseado nesses dados, discutiremos a diferença entre os protetores bucais personalizados e os pré-fabricados.
PROTETOR BUCAL PRÉ-FABRICADO (”FERVE E MORDE”)
Os protetores pré-fabricados são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuem vários modelos, porém, poucas alternativas de tamanho. Os populares protetores do tipo ”Ferve e morde”, possuem limitações, pois sua adaptação nos dentes é muito pequena, se soltando facilmente, exigindo assim, que o atleta mantenha os dentes sempre serrados, limitando a respiração pela boca.
Para usá-los, deve-se colocar em água aquecida na temperatura indicada pelo fabricante até começar a amolecer e depois, adaptá-lo à boca e aos dentes.
PROTETOR PERSONALIZADO
Os protetores bucais feitos em consultório ou personalizados, são aparelhos confeccionados em placas de silicone de 2 a 3 milímetros de espessura, prensados à vácuo em uma máquina específica no modelo de gesso da boca do paciente. Tal processo permite uma adaptação e retenção excelente do aparelho.
VANTAGENS
– Possibilita ao atleta respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirar o protetor.
– Protege não apenas os dentes, mas também os lábios, língua, bochechas e também a região da articulação (ATM).
– Cria uma segurança maior comparado ao protetor pré-fabricado, o que geralmente aumenta o rendimento do atleta.
– Evita uma possível desclassificação, caso o atleta sofra um ferimento na boca que gere sangramento.
– Além da proteção de todos os dentes e tecidos moles, o protetor personalizado melhora a atenção e o rendimento do atleta, pois ele não precisa se preocupar em manter o protetor em posição.
Um Abraço,
Equipe DicasOdonto
Marco Aurélio Gapski
é cirurgião dentista, tem 25 anos e cursa especialização em dentística pelo ILAPEO – Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Ele trabalha na Clínica Gapski Odontologia em São José dos Pinhais, PR.
Twitter – @marcogapski
Orkut Gapski Odontologia – http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18220417527078108869
Meu vizinho, Dr. Marco Aurélio! 🙂 Bacana o post. Eu sabia que existia o pré-fabricado, mas confesso que não sabia exatamente como funcionava. O que os pacientes fazem muito é usar o pré-fabricado como placa de bruxismo, o que, não preciso nem dizer, não é adequado. Mas um “jeitinho” pra não “gastar uma fortuna” no dentista. 🙁
Aquele pessoal daquele site bizarro de clareamento está povoando seus pesadelos, hein, Hahahahaha. Só pq a tal mãe heroína dos pobrezinhos se chama Ana também! Hehehehe
BOA TARDE!
MEU NOME É MARCO, SOU DE ITAPEVA, PRATICO BOXE, TENHO UM PROTETOR BUCAL
MAS PARALELO E MACHUCA MINHA GENGIVA, GOSTARIA DE SABER COMO FASSO PARA
PEDIR UM PERSONALIZADO QUE SE ENCACHE CORRETAMENTE EM MINHA GENGIVA..E QUAL O PREÇO?
MEU TELEFONE 15 9617 7255
E EMAIL..O MESMO..
Boa noite.
Gostaria de saber o valor desta placa personalizada paraquem tem problema de bruxismo obrigada aguardo retorno.