O diagnóstico é o nosso objetivo ao avaliar o paciente que senta na nossa cadeira. Todas aquelas perguntas, aqueles exames radiográficos, exame clínico e etc. Tudo isso serve apenas um propósito – o diagnóstico. É o nome do problema que o paciente tem na boca.
Com o diagnóstico correto em mãos, formulamos o prognóstico do caso. Muitos não fazem isso por escrito, mas o prognóstico é a nossa previsibilidade. O que esperamos daquele tratamento, indicado para aquele diagnóstico.
Estou sendo muito técnico e chato aqui? Vamos à dica de Ferramenta de Diagnóstico:
Detalhes do Exame Clínico:
– Paciente do sexo masculino, 58 anos
– Fístula na distal do dente 14 (pela posição da foto parece que ela está entre o dente 14 e o 16, mas ela está encostada na distal do dente 14)
– Sua queixa principal era a formação e desaparecimento dessa fístula. Algo que ocorre há 3 meses
– Ausência de dor
– Paciente reclama de incômodo por causa da formação e fechamento da fístula
Claro que aqui é necessário uma radiografia periapical para termos certeza de onde vem o problema. O que me chamou atenção, foi que o dente 16 estava com mobilidade grau II e com a raiz distal toda exposta.
No caso de fístula, a dica de ferramenta para diagnóstico é o cone de guta percha. Introduza um cone padrão de guta percha na entrada da fístula, com cuidado e vá até o fundo. Radiografe.
O que parecia uma lesão proveniente do dente 14, deu nisso aqui:
Aí é só seguir o caminho da guta percha. Claramente, vemos que a fístula vinha do dente 16, que na minha opinião está perdido.
Vemos também uma cárie sob a restauração do dente 14 que talvez necessite de endodontia.
O que eu gostaria de mostrar com este Post é que o diagnóstico deve ser preciso e sem pressa. Com a ferramenta certa chegamos à conclusão com clareza e podemos prosseguir com o tratamento adequado.
Se o dentista só dá aquela olhada na boca e chega à conclusão que a fístula vem do dente 14, ele vai acabar fazendo alguma coisa errada. Mesmo se tirasse uma radiografia sem o cone, vemos que o dente 14 apresenta um problema periodontal. A fístula poderia ser interpretada como proveniente de um abcesso periodontal. Diagnóstico incorreto.
E você, tem alguma dica de ferramenta de diagnóstico? Algum macete odontológico? Conte pra gente, comente!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
É por isso que deveríamos nos unir e acabar com os “orçamentos grátis”e as “olhadinhas”.Hoje mesmo,no mercado,uma mulher queria que eu desse uma “olhadinha” no seu molar fraturado e se eu podia dizer se era canal ou não…é mole?
Com certeza! No código de ética odontológico está escrito que não podemos oferecer nenhum tipo de serviço gratuito, não é? Então, Plano de Tratamento é serviço e chamam de orçamento por aí. Tipo, vc dentista, que tem anos de estudo e experiência nem cobra seu “orçamento”. O cara que vai consertar a geladeira da minha casa cobra R$ 50,00 só pra vir em casa e fazer o orçamento. Quem são os otários nessa história?
Tem que cobrar. Nem que depois, quando o paciente fechar todo tratamento, você desconte o valor.
Valeu Julio Cesar! Abs
É isso mesmo. O tempo passa investimos em nossos conhecimentos mas, não aprendemos nos dar o devido valor, continuamos com o estigma do barbeiro, sangradouro, sapateiro, sei lá mais o que. Parece até que estamos no mercado público onde as pessoas saem fazendo comparações de preços. Principalmente no interior é uma calamidade: Dentista e charlatão é a mesma coisa.
O profissinal da saúde: O médico jamais dá uma “olhadinha” em seus clientes antes de receber o valor estabellecido da consulta. Por que os dentistas não possuem este procedimento?
Abraços,
Eu fico impressionado com a classe odontológica. Os profissionais se desmerecem muito. Diagnóstico é uma das partes mais difíceis, mas os dentistas insistem em não cobrar a consulta. É duro!
Os maiores culpados dessa precária situação somos nós mesmos q aceitamos trabalhar para esses planinhos odontológicos, para essas clínicas populares e não cobrar a primeira consulta. Enquanto houver concorrência predatória entre nós mesmos, a situação só tenderá a piorar!!!
Muito bom. Parabéns!