Eu ainda não sei porque existe um grande tabu para o atendimento das pacientes gestantes. As futuras mamães DEVEM ser atendidas e fazer um acompanhamento odontológico durante a gestação. De preferência, faça o atendimento no trimestre do meio – dos 3 meses aos 6 meses.
1- “Fale com seu médico … Eu falaria.”
Vamos seguir a célebre frase do rei Pelé na antiga propaganda do Viagra – entre em contato com o(a) médico(a) ginecologista que acompanha a paciente, se necessário. Qualquer dúvida em relação à medicamentos, histórico médico, uso de anestesia local em caso de urgência, se você pode ou não tirar uma radiografia. Aqui, você não vai pedir “autorização” para o(a) médico(a). Envie uma carta pedindo “AVALIAÇÃO” da paciente para tal procedimento, ou para administração de tal remédio se você tiver alguma dúvida. Geralmente, o cirurgião dentista tem autonomia total e discernimento para indicar os tratamentos e medicamentos corretos.
2 – Tudo diferente – Hormônios!!!
“É de observação generalizada o aumento da inflamação gengival durante a gravidez, a partir do primeiro trimestre, coincidindo com a produção máxima de gonadotrofinas e, mais tarde, com a ascensão nos teores de estrogênios e de progesterona. A gestação aumenta a gravidade da reação inflamatória gengival, mas não a inicia ou deflagra. Boa higiene bucal e mucosa sadia, ao iniciar a prenhez, asseguram a higidez do periodonto e, conseqüentemente, dos próprios dentes. (REZENDE, 2005)“
Então, o que custa fazer uma bela profilaxia com taça de borracha, pasta profilática, fio dental e escova de Robson + aplicação de fluor no início da gravidez? Pegar o espelho e ver se a paciente está escovando os dentes corretamente? Prevenção, meus queridos! Ainda mais, sabendo que a mulher está comendo por dois e muitas vezes fora de hora, não mais fazendo 3 refeições distintas.
3 – “A cada gravidez se perde um dente”
Talvez na época de nossas avós. Até remete à época das nossas mães. Hoje em dia, essa frase é inaceitável. Está certo que a gravidez pode deixar a paciente mais susceptível a doenças bucais, mas temos que ensinar e orientar a paciente a redobrar o cuidado com a higiene oral e na medida do possível controlar a dieta com muito açúcar fora de hora das refeições.
4 – Que remédio pode?
Sabemos que a gestante deve evitar a ingestão de medicamentos ao máximo. Nos casos de dor, o analgésico de eleição é o Paracetamol (se a paciente não tiver alergia). Em caso de infecção por qualquer tipo de abcesso, a paciente deve tomar um antibiótico. Caso ela não seja alérgica, o Amoxicilina 500 mg é o fármaco de eleição. Os Anti-inflamatórios não são indicados. Mesmo assim, na dúvida, volte ao item 1 – ligue para o(a) médico(a). ATENÇÃO: Nunca tome medicamento sem prescrição médica ou do dentista!
5 – E anestesia local, pode?
Eu duvido que você vá fazer uma abertura dental em caso de pulpite, sem anestesia. Anestesia pode sim, apenas em casos de urgência. Devem-se evitar os vasoconstritores, principalmente a Felipressina (Octapressin), por ter como um dos efeitos colaterais a movimentação uterina. Então aquele Citanest que você usa para seu paciente diabético está proibido para gestantes. Não se esqueça também de economizar nos tubetes. Quanto menos, melhor. Vamos pensar aqui em no máximo 3 tubetes.
6 – Bebês mutantes por culpa do dentista???
Realmente, fazer uma tomada radiográfica numa paciente grávida é a última coisa que você vai pensar em fazer. Porém, o diagnóstico entre realizar ou não um canal pode depender dessa radiografia. Volte, novamente ao item 1. Alguns médicos dizem que não há problema nenhum, pois a exposição é muito pequena. Assegure-se de colocar o colete de chumbo sobre o ventre da gestante. Use 2 coletes protetores, um sobre o outro, por via das dúvidas.
Na dúvida – vá na raça. Sério! Não radiografe, anestesie a paciente e vá removendo a lesão de cárie devagar, com brocas de baixa rotação e curetas, vendo clinicamente se há exposição pulpar. Faça o que fizer, atenda a paciente, tire o seu desconforto. Tomar remédio não resolve o problema nos casos de pulpite. O pior que pode acontecer com uma gestante é ela passar o dia morrendo de dor de dente, pulando para lá e para cá entre dentistas que acham que a mulher vai explodir em suas cadeiras e na verdade morrem de medo de mexer no problema. Se você se acha incapaz de atender uma gestante, ok. Indique. Indique para um colega que você tem certeza que vai ajudá-la.
O que não pode é deixar a gestante ao léu, traumatizada de dor e achando que os dentistas não servem para nada. Para você pensar, doutor:
O que é pior? – Aguentar uma dor de dente terrível por 9 meses ou passar no dentista, aplicar um ou dois tubetes de anestesia e resolver o problema da dor de vez, até que se possa mexer devidamente no dente? E se fosse você ou sua mãe? O que você faria?
LEIA MAIS – DESMISTIFICANDO O ATENDIMENTO DE GESTANTES
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
O problema Luiz não é a gravidez em si,mas pacientes gravidas que mentem na anamnese,achando que o dentista está com “frescura”.Já passei por um apuro destes quando atendia plano:a paciente escondeu que a gravidez era de risco e tive que sair correndo com ela.Não aconteceu nada,mas perdi uma tarde inteira no hospital esperando que o médico desse alta,com a mãe dela me ameaçando de processo e etc.
Ah, claro! Sempre tem o outro lado da moeda. Se ela mentiu na Anamnese, você está amparado e o problema é dela. Temos que segurar algumas broncas de vez em quando. O que se pode fazer é colocar um pouquinho de medo na paciente, dando ênfase à algumas perguntas chave da anamnese, quando for uma paciente gestante. 🙂
Concordo plenamente .Mas até vc conseguir provar alguma coisa,já jogaram o teu nome na lama,principalmente com a nossa imprensa sensacionalista e irresponsável,salvo raras excessões.Por isto,acredito que por mais difícil que seja, o melhor é dizer não e tentar encaminhar a paciente.
Muito interessante sua publicação, parabéns. Só uma dúvida, na faculdade aprendi que o melhor anestesico para ser usado é lidocaína com vaso, pois a mepi s/ vaso fica mais tempo no metabolismo e blá blá blá como todo mundo já sabe. Qual é de sua preferencia?
Obrigado, Hugo. Eu uso Lidocaína 2% com adrenalina ou peço por avaliação médica – aí eu uso o que o médico pedir (geralmente eles pedem para apenas aplicarmos anestésicos sem vasoconstritor e nem nos especificam o sal anestésico). O que deve-se evitar é a prilocaína com Octapressin (felipressina) – também conhecido como Citanest. Há estudos que mostram que o Octapressin (em grandes quantidades) pode causar contrações uterinas. A Mepivacaína e a Prilocaína podem ser tóxicas para o feto se administradas perto do final da gestação. Tudo isso baseado em literatura, ok? Boa sorte.
tenho dor de dente .estou gravida de 5 mesês,tomo paracetamol,so alivia mais volta rapidamente,ai faço compressa gelada da uma aliviada,mais ataca mais a noite,não durmo mais me ajude..
Procure um dentista para que ele possa avaliar o seu caso. Não tome remédios por conta própria. Não tenho como ajudá-la via Internet. Boa sorte.
Parabéns pela resposta… é essa ética que falta para muitos
Adorei! Recebo muitas gestantes chorando de dor, que passam que por vários dentistas ignorantes que dizem que gestantes não podem ser anestesiadas! ou seja, morram de dor em casa, que simplesmente não posso te ajudar!
Muito bom teu post! Vou linkar no meu do Odontodivas 😉
Obrigado!!! Bjos
Estou na 25ª semana de gestação e fui obrigada a fazer um procedimento de emergência de canal no 3º molar direito inferior. Minha dentista me explicou que eu poderia conversar com meu GO sobre o anestesico que iria utilizar, Lidocaina 3%. O meu medico disse que sem problemas, desde que não tivesse vasoconstritor. Só que essa tal lidocaina 3% tem vasoconstritor e mesmo assim ela o usou em mim. Eu não tive contrações, nem nada..o bebe mexia bastante, antes, durante e depois do tratamento..Mas Afinal de contas…Lidocaína 3% pode ou não pode ser usado em gestantes?
Tudo isso depende, Simone. Não há uma proibição do uso deste anestésico em gestantes. O dentista geralmente segue o orientação do médico, mas veja o seguinte: anestésico sem vasoconstritor tem seu tempo de ação muito diminuído. Isso quer dizer que a anestesia que deveria durar 2 horas, dura apenas 15 ou 20 minutos e não bloqueia a dor muito bem. Imagina fazer uma urgência de canal super dolorida com um anestésico que dura pouco e bloqueia mal a dor. Você não acha que ficaria mais nervosa ainda? Com o bebê se mexendo mais ainda? Eu acho que cada profissional dentista deve saber o que faz e ter autonomia para usar o anestésico que achar prudente. Eu gosto de seguir a recomendação do médico de cada paciente, mas em casos de grande urgência, onde não havia uma carta do médico, eu já usei anestésico com vasoconstritor. Existe um tipo de vasoconstritor que não se deve usar em gestantes, pois ele tem relatos de causar contrações uterinas. Esse vasoconstritor é a Felipressina (ou Octapressim), encontrada nos anestésicos CITANEST (mais indicados para serem usados em diabéticos). Esse é realmente contra-indicado. O vasoconstritor que vai junto com a lidocaína a 3%, geralmente é a adrenalina. Não acredito que você vai ter maiores problemas. Até porque foi apenas uma sessão. Boa sorte.
Bom dia Luiz Rodolfo. Olha tenho muita dor de dentes e estou com 1o semanas de gestação não consigo nem dormir, já fui ao dentista e o mesmo disse que não tenho nenhuma cárie só a gengiva que estar muito inflamada, já não sei mais o que fazer porque minha obstetra disse que eu só poderia tomar tilenol e dipirona que não fazem efeito de nada em mim, não alivia a dor. Gostaria de saber sua opinião. Desde de já agradeço a atenção.
Difícil dar opinião assim, sem avaliar, mas esse tipo de dor que você sente me parece mais grave. O chato é que: evitamos tirar radiografias quando a paciente está gestante. Nesse caso, como é uma urgência, eu como dentista, tentaria falar com sua médica para ver se ela aprova uma radiografia periapical, de mínima exposição, com uso de dois coletes de chumbo, para poder ver se há alguma cárie escondida nessa região. Se tiver, anestesiar e removê-la. Porém, estou apenas divagando, pois por escrito aqui não há como eu poder ajudá-la de verdade. Boa sorte.
Obrigada Luiz Rodolfo tentarei vêr com minha médica esse tipo de procedimento “radiografia periapical” e vêr a melhor forma de resolver esse problema que estar me tirando o sono, o que não da é continuar doendo assim. Grata pela atenção.
estou gravida de 6 semanas, posso extrair o dente 27? estou sentindo muita dor!
Quem pode decidir isso é seu (sua) dentista, com avaliação do seu médico(a). Procure seu médico e expresse sua vontade de extrair o dente e peça uma carta por escrito, com a avaliação dele para que você possa fazer o procedimento. Geralmente, é melhor esperar o trimestre do meio da gestação, mas se você está sofrendo muito, isso caracteriza uma urgência e deve ser analisada como uma exceção. Boa sorte.
Geralmente melhor esperar até o 2º Trimestre para estes tipos de procedimentos, mas procure conselho com seu médico. Boa sorte.
eu estou gravida mais estou sentido muita dor no meu dente?
Parabéns Ana Carolina…que Deus te abençoe na sua gestação e que seu bebe nasça com muita saúde 🙂
Procure um dentista imediatamente! Não fique sentindo dor a gestação inteira. Boa sorte.
Procure um dentista com uma carta do seu médico falando sobre sua avaliação de saúde. Boa sorte.
estou com 7 meses e sofro de dor de dente mais os dentistas nao querem mexer oque faço.
Esse tipo de negligência não deveria acontecer. Nenhum deles indicou alguém? Que absurdo.
eu tambem fiquei com dor de dente , minha obstetra receitou um remedio sublingual. Só depois que tive o gui pude fazer um canal.
eu nao consigo te add!! sou a Debora da clínica
Pelo amor de Deus alguém me ajude, é vespera de feriado aki na minha cidade, e eu estou quase louca de dor de dente, não sou nenhuma especialista mas ao que parece ele está inflamado, o problema é que estou gestante de gêmeos no 6º mês de gestação, gostaria de saber que medicação posso tomar sem colocar em risco a saúde dos meus bebes, para remediar até sexta qdo vou poder ir ao dentista. Será q alguém pode me ajudar com um pouquinho de urgência? Obrigado.
Fale com seu médico para saber quais medicações você pode tomar. Nunca se auto-medique.
Luiz Santos , obrigado pela atenção amanhã mesmo estarei indo ao dentista e tbm ao meu médico, só precisava de socorro hj, pq eu não sei mais o q fazer de tanta dor e aki na minha cidade é feriado, estou remediando com paracetamol até amanhã, mas mesmo assim obrigado.
Preciso muito de ajuda em relação a uma terrível dor de dente que resolveu me incomodar, bom sou gestante de gêmeos no 6º mês de gestação e estou quase louca por causa dessa dor, e não posso ir no dentista porque amanhã é feriado aki na minha cidade, gostaria de saber se posso tomar alguma medicação até sexta- feira e qual sem colocar a saúde dos meus bebes em risco. Por favor alguém me socorra depressa, sinto que o dente está inflamado por dentro porque lateja e não posso nem encostar nele, mas aparente não tem nada, quero só que essa dor passe até sexta pra eu ir no dentista, não consigo nem comer ou dormir, paracetamol não adianta. Me ajudem por favor. Obrigado.
estou gravida e estoou morrendo de dor de dente , esta muito enflamado ja não sei mais oque faze ? alguem me ajuda poor favor , ? 🙁
Procure um serviço de urgência odontológica ou um dentista para poder resolver seu problema. Boa sorte.
ESTOU GESTANTE DE 31 SEMANAS E ESTOU COM DOR DE DENTE 6 DIAS!!! A DENTISTA DISSE QUE FIZERAM UMA COROA EM CIMA DE UM CANAL MAL TRATADO! O OBSTETRA ME AUTORIZOU FAZER O RX!!! MAS OS DENTISTAS PARECEM QUE TEM PANICO DE GRÁVIDAS, ACHEI ISSO UM ABSURDO!!!! VOCÊS ESTUDAM PRA ISSO E TEM O AVAL SIM DE TIRAR RX MAS PARECE QUE FICA UM JOGANDO PRO OUTRO! PEDE PRO SEU MÉDICO, O MÉDICO FALA PEDI PRO DENTISTA…..
Realmente, isso acontece, infelizmente. Você tem toda razão Luciane.
Preciso de ajuda urgente..
Estou gestante de 20semanas e estava indo tudo o perfeito , sem enjôos nem nada , até qe de quinta p sexta meu dente qe ja estsva muito cariado, (mas m doia mais a bom tempo) pois voltou a doer, fui em vários dentista e nem quia mexer sem autorização PPR escrita do médico, pois bem conseguir essa bendita autorização onde ele autoriza tanto anestesia sem vasoconstritor e raiox . qd voltei no dentista ela já tinha ido embora, pois tbem Ta grávida, então tenho qe esperar ate amanhã com essa madrugada qe demora 1vida p passar
E fui olhar meu dente agora e esta com puz 🙁 to com medo deles náo querer mexer por conta da inflamação absurda qe esta..
Detalhe n consigo comer e nem dormir, to só o pó de magrela.
Oq façooo!! AAh o dente eh o 46
Aline, procure um dentista urgente para tratar essa infecção. Boa sorte.
Aah e estou com muito medo de fazer mau pra minha bebê, ela foi muito desejada.
Boa tarde!
Descobri que estou grávida há uma semana. E começou a dor nos dentes, nossa não consigo comer nada e até p escovar os dentes dói. Estou grávida de 6 semanas e não sei o q fazer, fui ao dentista e ele disse q tenho q extrair o 3. molar direito superior e agora descobri q o terceiro molar direito inferior tem cáries é preciso fazer uma obturação. Vou ter q esperar completar as 12 semanas para iniciar um tratamento?
Por favor me ajudem 🙁
Quando o procedimento é de urgência, ele precisa ser resolvido. Fale com seu dentista sobre a possibilidade de resolver estes problemas. Boa sorte.
Olá !
Estou gravida de 4 meses e sinto muita dor de dente principalmente a noite fui ao dentista preciso fazer um canal , mas estou com medo porque a dentista disse que tenho que tomar anestesia , mas expliquei a ela que estou gravida e ela disse que não tem problema pois eu posso tomar qualquer tipo de anestesia mas andei pesquisando na internet e diz que não posso tomar anestesia! Preciso de ajuuuuda por favooor !
Olá Marciele. Para resolver a dor, em caso de urgência, é preciso tomar anestesia. Faça uma consulta com seu médico sobre este assunto. Você deve resolver esta dor de dente logo, antes que piore. Boa sorte.
Oi gostaria de tirar uma dúvida terrível que não sai da minha cabeça… Quando estava no início da gestação(não sabia que estava grávida) extrai um dente foz anestesia e tirei raio x preciso saber se isso pode ter afetado meu bebê?
Muito dificilmente, Natali. A radiação de uma radiografia dessas tiradas no consultório é muito pequena. A anestesia dificilmente vai trazer algum dano. Sabemos que é melhor evitar exposição a radiação e anestesia na gestação, mas se precisou extrair um dente apenas, não deve ter problema. Fique tranquila. Boa sorte.
Olá . Estou com um abscesso enorme. Não consigo abrir a boca. Fui no dentista ele me receitou amoxicilina pra desinchar o edema pra fazer a extração do dente. Estou com 9 semanas. Minha GO autorizou o procedimento mas o edema so aumenta. Ja estou ficando loucA Pois nao consigo comer direito. O que eu faço?
Olá. Melhor retornar ao dentista se o abcesso não está diminuindo. Em alguns casos é preciso drenar o abcesso. Boa sorte.
Estou na 5° semana de gravidez e meu dentista me receitou amoxilina,como nao fui ao medico ainda, gostaria de saber se posso toma-lo sem nenhuma preocupaçao?
Se o dentista receitou, ele tem autonomia para isso e assim você pode tomar o remédio. Se há infecção na sua boca é melhor que ela seja tratada com os remédios do que deixar ela avançar. Acredito que você deveria ir ao médico para acompanhar seu pré natal e aí já poderia tirar todas essas dúvidas também. Boa sorte.
abcesso faz mal na gestação???????
Melhor procurar um dentista. Infecções bucais fazem mal em qualquer momento da vida! Boa sorte.
Boa tarde: Gestante 22 semanas
Bem tenho sofrido muito com dor durante a gestacao ontem como a dor estava insuportavel fui a uma consulta odontologica ela falo que tinha uma carie removeria e a dor passava perguntei se era necessário raio x falo que nao ate entao tudo certo fiz o procedimento e ela falo que eu nao sentiria mais a dor apos uma hora que sai do consultorio a dor estava insuportavel 5x maior que antes as 22:30 nao aguentei mais e procurei uma clinica 24 horas o medico tentou anestesiar mais como ja tinha inflamado foi em vao sofri muito pus e a boca sangrando ele falo que ia colocar um anestesico dentro do dente enfim fiquei 2 horas la e ainda sim sai com muita dor comprei os antibioticos e tylenol 750 uma da manha e nada da dor ceder entao sem saber que poderia fazer mal passei um pouco de xylocaina 5% em um algudao e coloquei enfim consegui dormi e ate agora nao estou com dor mais pelo que vi aqui esse anestesico e prejudicial pra minha gravidez ??? devo procurar auxilio medico?
aguardo retorno att,
Agora que a dor melhorou e a inflamação aguda diminuiu um pouco, procure um dentista novamente para abrir o dente e fazer o procedimento completo para a dor não voltar. Boa sorte.
estou com dor e o medico não quer mexer no meu dente o que faço e paracetamol não adianta ?
Procure um dentista de urgência em pronto socorro odontológico para mexer no dente ou lhe receitar medicamentos que vão adiantar na dor. Boa sorte.
Olá! Estou louca com dor dente :'(
A situação é a seguinte: tenho os dois sisos do lado direito pra extrair (sendo que o inferior já nasceu e foi quebrando, agora a gengiva já está crescendo por cima e só resta um ponta pra fora. E o superior, também já nasceu, mas não veio todo pra fora) e um dente permanente (segundo molar) destruído por cárie, que o meu dentista não sabe se vai fazer canal ou extração, mesmo.
Problema: esgravidei incio do ano, atualmente estou com 6 meses e meu deus! eles começaram a inflamar. Já cortei tudo que é comida remosa, mas mesmo assim dói muito! Tomo paracetamol quando a situação está crítica, mas ainda assim sinto dores.
Me dá uma luz? Obrigada
Olá Marina. Como é um caso de urgência, sugiro que seu dentista converse com seu médico para ver a viabilidade de resolver este problema com extração ou canal. O fato é que precisa mexer, senão a dor dificilmente vai ceder. Boa sorte.
Vou fazer isso. Obrigada
Por favor me socorram com a máxima urgência estou com um canal incompleto e o curativo caio estou com 39 semanas e 6 dias e n consigo dormir ou comer de tanta dor, está tão forte que estou quase enlouquecendo o que posso tomar ou fazer para essa dor ir embora até o meu bebê chegar?
Você precisa procurar um Pronto Socorro Odontológico para ser atendida de urgência e resolver sua dor. Boa sorte.
Estou com muita dor de dente, meu dente quebrou e é o ciso e fui em 3 dentistas nenhum quer mexer
Por que não querem mexer? Você está grávida? De quantos meses? Os tratamentos urgentes devem ser resolvidos, mesmo com a paciente gestante. Se o dentista não quer resolver, deve indicar para algum profissional que o faça. Boa sorte.
Estou gravida de 4 mes o dentista extraio o meu dente e me passsou amoxilina pra tomar tem algum problema?
Olá Jaqueline. Se o dentista receitou e você não tem alergia ao medicamento não há problemas. Até porque a Amoxicilina vai atuar na prevenção de infecções indesejadas nos procedimentos de extração dentária. Boa sorte.
Olá! Estou gestante com 35 semanas e o meu 3 molar esta se quebrando quando bato nele dói estava me segurando pra não fazer a extração mais não sei se devo extrai lo agora ou depois q o bebe nascer durante a amamentacão o q fazer?
Olá Adna. Melhor procurar um dentista agora. Quem sabe é possível fazer um procedimento de urgência para aliviar a dor, deixar o dente com curativo e quieto para que depois você decida fazer a extração. O que não pode é ficar com dor e não fazer nada no dente. Boa sorte.
Ola me chamo Jéssica estou com dor de dento do sizo…mas agora doe so quando abro a boca e parece ki estou com caxumba pelo o enchoço…to de 15 semanas…o ki posso fazer?
Oi Jessica. Pode procurar um dentista. Pode ser um negócio que se chama Pericoronarite, uma inflamação com ou sem infecção que se forma em volta do dente do siso quando ele está parcialmente erupcionado na boca, em posição que chamamos de semi-incluso. Pode procurar o dentista que é possível tratar esta condição no consultório e se for o caso, deixar para extrair o siso depois do final da gestação. Boa sorte.
Estou com 24 semanas e três dias e estou com infeccao na raiz do dente meu Dentista falou q tenho q fazer cirurgia mas estou morrendo de medo pq quando arranco um dente é difícil parar d sair sangue.
Olá Marta. Nesse caso é preciso avaliar junto com seu médico. Talvez não seja prudente deixar um dente infeccionado em sua boca por mais 3 meses. É preciso ver porque que você tem esse sangramento que não para em extrações e resolver esse problema o mais rápido possível porque você acabou de entrar no último trimestre da sua gestação. Boa sorte.
Oi Estou de 23 Semanas morrendo de Dor de Dente
Ja fui no Medico tomei uma Dipirona Mas não passou
Ai fui no Dentista mas ele não
Quis arrancar pq ta enflamado ????????????????
Não sei oq Fazer Ta Doendo Muito????????????
Oi Katia, procure um outro dentista ou serviço de urgência odontológica em sua cidade. Se for caso de extração é preciso fazer o procedimento porque você ainda tem mais 3 meses de gestação. Se for caso de canal, é preciso anestesiar e mexer no dente removendo o problema agudo. Boa sorte.
Bom dia!!
Gostaria de saber quais problemas pode ocorrer em caso de anestesia dentária no início da gestação? Existe problema caso o procedimento seja feito sem anestesia (por escolha da cliente)?
Obrigada.
Não há problemas sérios causados por uso de anestesia na início da gestação, mas é melhor evitar e prestar atenção na dose. Em caso de dor e urgência, se for necessário um procedimento com anestesia, ele será feito com todo cuidado possível. Boa sorte.
Olá bom dia! Estou grávida de 26 semanas e extrai o siso 40 mas deu alveolite, o dentista só passou paracetamol o que posso fazer, para evitar um infecção grave. Está doendo bastante.
Olá. Sua mensagem está incompleta. Aguardo nova mensagem.
Olá. Você deve procurar seu dentista imediatamente ou procurar um serviço de urgência odontológica. Boa sorte.