*Artigos da mídia leiga reescritos de uma forma mais clara baseada em evidências* 

Já há algum tempo, raspar a língua virou a prática queridinha da vez em vídeos nas redes sociais. O método é indicado por nutricionistas e influenciadores digitais para diversos benefícios, incluindo a perda de peso. Em vídeos do Instagram e do TikTok, os defensores da prática argumentam que raspar a língua ao acordar ajuda no processo de emagrecimento, a eliminar toxinas e bactérias e contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Tudo sem a menor evidência científica. Além disso, nos seus vídeos, a prática consiste em usar uma colher de inox (!) para remover a chamada saburra lingual, camada branca ou amarelada que às vezes se forma no dorso da língua.

Antes de mais nada, o profissional da saúde que cuida de língua é o Cirurgião Dentista. Infelizmente, por motivos mercadológicos, o dentista que vemos nas redes sociais tem focado muito mais nos dentes, nas gengivas, nos implantes, na face com a Harmonização Orofacial, mas ele tem esquecido da língua. Assim, até a última vez que eu chequei, a língua está dentro da cavidade oral, isto é, na boca, área de atuação dos dentistas. Deixar a língua de lado, abriu precedentes para que ela seja “utilizada” por outros profissionais da saúde de uma forma incorreta.

Raspar a língua não ajuda no emagrecimento

A saburra lingual é uma camada esbranquiçada que se forma no dorso da língua, composta por acúmulo de células descamadas, muco, restos de bactérias e restos de comida. Remover esta camada faz parte das práticas da higiene oral. Sabemos que precisamos utilizar o fio dental, escovar os dentes com pasta com flúor e higienizar a língua. Limpar ou raspar a língua não pode ser caracterizada como um modismo de internet e sua prática diária traz inúmeros benefícios, porém, nenhum deles tem a ver com emgrecimento e equilíbrio de flora intestinal.

Segundo Nutricionistas que seguem práticas baseadas em evidência, emagrecer ou engordar depende da ingestão calórica de cada indivíduo

Para realização deste artigo não consultamos Gastroenterologistas ou Nutricionistas para dar pitacos furados sobre área de atuação que não é a deles. Raspar a língua é benéfico, importante, fácil, barato e existem ferramentas corretas para isso. Com certeza, não vamos recomendar o uso de uma colher de inox.

Curaprox Raspador De Lingua

Contra o mau hálito

O principal benefício de raspar a língua está relacionado à saúde bucal. Essa camada que fica acumulada sobre a língua pode além de alterar o sabor dos alimentos, começar a liberar gases com odores fedorentos, causando o mau hálito. Ademais, a presençam constante da saburra sobre a língua pode indicar outros problemas bucais relacionados a saliva e ao restante do corpo. Algumas condições sistêmicas e alguns medcimentos podem causar a diminuição do fluxo salivar chamada xerostomia. Com menos saliva, a chance de ressecamento bucal e formação da saburra sobre língua aumenta. Tudo isso deve ser avaliado por um cirurgião dentista até para prevenir outros problemas que vão começar a afetar os dentes.

Então, por que a mídia leiga e alguns sites chamam professores de epidemiologia, médicos gastroenterologistas ou nutricionistas para formular um artigo sobre algo que é praxe na higiene oral? Nada contra todos esses profissionais, mas uma cirurgiã dentista ou um cirugião dentista tem total domínio para oferecer informações corretas para um artigo sobre este tema. De fato, percebemos que este artigo do Globo.com é uma simples tradução de um outro site norte americano. Por isso talvez ele venha escrito dessa forma.

Os tratamentos para o mau hálito não são limitados. Eles funcionam e saõ feitos por cirurgiões dentistas. Acho que devo estar me repetindo muito, mas talvez seja necessário. Inclusive, temos a ABHA – Associação Brasileira de Halitose. No site deles você pode consultar sobre inúmeros assuntos que envolvem o mau hálito e procurar por indicação de profissionais gabaritados no assuntos por todo o Brasil.

Mas, afinal, todos deveriam raspar a língua ao acordar, como recomendado nas redes sociais?

A resposta é sim. Por isso a higiene da língua faz parte da higiene bucal como um todo. Imaginem, se por exemplo, a gente recomendasse que apenas pessoas com mau hálito ou pessoas com gengivite deveriam raspar a língua. Que recomendação tacanha é essa? Muita gente não sabe que tem mau hálito e muito mais gente ainda não sabe tem gengivite.

Acima de tudo, Raspar a língua deve ser um hábito diário feito uma vez pela manhã, ou mesmo duas vezes, sendo uma pela manhã e outra a noite antes de dormir. Tem gente que pode dizer: “eu só raspo a língua quando meu hálito está ruim”. Isso é falso. Quem tem mau hálito NÃO SENTE o gosto ruim na boca, na maioria das vezes.

Tung Brush Escova para a lingua TUNG

Como fazer

A raspagem da língua deve ser feita com cuidado, de trás para frente, com pouca força e com a ferramenta correta. Aliás, existem vários raspadores de língua no mercado, feitos de vários materiais e todos eles servem. Até a própria escova de dentes pode ser utilizada para desorganizar a saburra, mas muitas pessoas têm ânsia de vômito com seu uso.

“Você pode usar um raspador de plástico, a parte de trás de determinadas escovas de dente e até um raspador de inox ou de cobre. Eu particularmente, utilizo os mais baratos de plástico e eles funcionam muito bem” – afirma o cirurgião dentista Luiz Rodolfo, especialista em Periodontia. Há raspadores com bordas serrilhadas permitem que você realmente entre nas ranhuras da língua. Existe também uma escova específica para raspar a língua chamada Tung – VEJA AQUI. Tome cuidado com esses para não machucar a língua que é muito sensível. Nunca use uma colher.

*Artigo reescrito pela equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo