Clínica Pop Pantufa e Odontologia Delivery?

Você sabe que aqui no Blog Dicas Odonto gosto de trazer curiosidades, novidades e informação exclusiva que provavelmente você só vai ler aqui. Antigamente,  cirurgião dentista que não tinha consultório próprio e ia atender em clínicas de colegas era chamado pejorativamente de “maleteiro”. Assim, o especialista em canal ou cirurgião craque em extrair sisos ia com sua maleta recheada de materiais, de clínica em clínica, atender sob demanda. Esse profissional ainda existe e encontrei um novo nome para a modalidade.

Vamos abordar nesse artigo formas de trabalho que estão presentes no mercado da Odontologia na atualidade. Se você é estudante de Odontologia, recém formada, ou dentista há alguns anos, pode ser que você se depare com essas denominações ao longo de sua carreira.

Deixe de ser “chinelão”, diria o gaúcho. A gíria “chinelagem” ou o uso da palavra “chinelo” como adjetivo para alguma coisa é uma forma depreciativa ou uma brincadeira muito utilizada no sul do Brasil. Em meio a grupos de whatsapp que frequento, me deparei com a denominação – “Clínica Pop Pantufa“. Calma, eu explico. Aparentemente, há clínicas populares não tão ruins para se trabalhar e há clínicas pops daquelas terríveis. A ruim é chamada de clínica pop chinela e a melhorzinha é a clínica pop pantufa.

Achei que o regionalismo gaúcho de alguns dentistas foi muito explicativo e bem humorado para classificar esses dois tipos de clínica popular. Enquanto que na clínica pop chinela o dentista pode tomar um calote, dar de cara com materiais ruins, péssima limpeza e biossegurança duvidosa, na clínica pop pantufa ele ainda ganha mal financeiramente, mas é um lugar com um pouco de dignidade para se trabalhar. Pelo menos eles pagam em dia, te escutam caso você peça algum material, são limpos e estão abertos a melhorias.

Infelizmente, muitas clínicas estabeleceram o pagamento no formato de diárias aos dentistas. Pagam pelo dia trabalhado. Sem registro formal.

Não é de hoje que o cirurgião dentista lida com as clínicas ditas populares. Isso sempre existiu e não tenho nada contra. Clínicas com a porta direto para a calçada, ou escadinhas estreitas que levam a uma sobreloja localizadas em regiões centrais e ruas movimentadas das cidades. Geralmente, sem nome próprio. Paredes pintadas com os dizeres “Consultório Odontológico” ou simplesmente “Dentista” e um dentinho simpático sorrindo desenhado com um telefone do lado. Um local com a recepção lotada, com atendimentos sem hora marcada e tratamentos mais acessíveis, com panfleteiros abordando os transeuntes e placas cavalete com os procedimentos odontológicos e seus preços baratos.

Vale a pena destacar que hoje o dentista pode trabalhar nas Forças Armadas, fazer parte do quadro da Polícia Militar, ser dentista do SUS em regime CLT, trabalhar em locais como SEST, SESC e outros também no formato registrado. É possível juntar com colegas e abrir um consultório, ser especialista de uma clínica grande, trabalhar em clínicas pop ou franquias. Além disso, fazer Odontologia Delivery em vários consultórios ou também ir para cargos na indústria na parte comercial, de vendas, marketing ou liderança. Sem contar a carreira acadêmica como professor universitário com mestrado ou a pesquisa que engloba doutorado e outros títulos maiores.

As clínicas populares são retratos do Brasil. Um país que abriga a maior população de dentistas do mundo conflitando com um grande número de desdentados e gente que não tem acesso ao tratamento odontológico.

Isso não é um problema. A nossa crítica vai para as clínicas pops chinelas mesmo. Aquelas que reutilizam material descartável, usam material vencido ou de péssima qualidade, não têm higiene, o dono explora o dentista, dão calote e só de olhar você percebe que a biossegurança nunca entrou ali. A clínica pop pantufa é uma forma de diferenciar o ambiente. A clínica é acessível, seu público alvo é de pessoas da classe C e D, entretanto, preza pela mínima limpeza e biossegurança. Essas são as que o recém formado pode trabalhar e não se arriscar. Eles ainda remuneram o dentista com diárias baixas, mas pagam em dia, cumprindo o combinado.

Odontologia Delivery?

Essa é mais uma forma de trabalho que o cirurgião dentista encontra por aí. Assim que você se forma especialista ou quando faz algum procedimento com muita destreza, é possível atender em vários consultórios de colegas fazendo tratamento de canal, implantes, ortodontia, extração de sisos, aument de coroa clínica e cirurgias gengivais, entre outros. O dentista não fica vinculado à clínica e nem é exclusivo. Ele monta sua mochila ou maleta e faz seu atendimento sob demanda no formato delivery popularizado pelos IFoods da vida.

Dessa forma, o dentista não precisa montar o próprio consultório e arcar com os gastos fixos mensais para manutenção do negócio. Ademais, na outra ponta, o dentista dono da clínica recebe um profissional gabaritado, sem vínculo, que vem, faz seu trabalho, recebe uma parte do valor combinado e vai embora. Esse tipo de serviço delivery é muito comum e por muitas vezes consolida parcerias de sucesso.

“Dentista de sucesso tem que ser dono do próprio consultório?”

Enfim, são formatos de trabalho. Eu me formei em Odontologia em 2001 e naquela época a gente tinha na cabeça que íamos terminar a faculdade e abriríamos nosso próprio negócio. O foco principal para o nosso estereótipo de sucesso era ser um dono de consultório ou clínica. Entretanto, quando a água gelada da realidade bate no bumbum, a gente percebe que não é bem assim. Montar um negócio demanda investimento e muita dedicação. Mais importante, é preciso ter um perfil empreendedor. Fora que o ensino hoje está totalmente mudado.

Atualmente, com um dentista praticamente a cada esquina nas grandes cidades, muitas cadeiras estão com horários vagos ou ociosos. Fazer a junção de uma mão de obra excedente com essa demanda é um desafio. Percebo que o dentista que se forma hoje, busca um emprego. Todo mundo sonha em ter seu próprio espaço um dia, mas você deve considerar outras formas de trabalho que também são dignas. Às vezes, não ser dono de negócio te dá liberdade, estabilidade e evita que o sonho vire pesadelo.

Conte para a gente nos comentários qual seu formato de trabalho? Se ser um Dentista Delivery ou funcionário de clínica é um bom negócio também.

Um Abraço,

Dr. Luiz Rodolfo May dos Santos

Editor do Blog Dicas Odonto