A Colgate lançou seu novo creme dental, o Colgate Total, sem o “12”, em julho de 2024. O creme dental começou a ser vendido no início de 2025. Há alguns meses pacientes têm relatado problemas após a sua utilização. As redes sociais foram inundadas por vídeos e imagens de pessoas reclamando de alergias e até dermatite perioral após usarem o creme dental por poucos dias. A ANVISA interditou por 90 dias o creme dental no dia 26/03/2025 por conta dos relatos de efeitos adversos. A indicação da ANVISA é que você não use mais o creme dental.

ATUALIZAÇÃO – Colgate recorre e a venda suspensa pela ANVISA é liberada – 28/03/2025 – De tédio a gente não morre!

Creme Dental Colgate Total 12 Clean Mint 90g, Branco | Amazon.com.br

Em primeiro lugar, vimos que muitos dentistas começaram a receber esses relatos vindos de seus pacientes. Aparentemente, ficou meio difícil identificar qual era o creme dental porque os nomes são todos meio parecidos. Entretanto, logo ficou claro que se tratava do lançamento da marca Colgate, O Colgate Total Clean Mint, Proteção Ativa. Alergias, vermelhidão, dermatite perioral, descamação nos lábios, gengivas e incômodos.

De cara, já deixo aqui para vocês uma dica: a primeira coisa a fazer nesses casos é PARAR DE UTILIZAR o creme dental. SUSPENDA e troque imediatamente.

Se você gosta da Colgate, sugiro a troca pelo Colgate Total 12 (Total DOZE). Para ficar na mesma marca, mas seria interessante você procurar o seu dentista e ter uma prescrição individualizada de creme dental especificamente para o seu caso.

O problema que acabou surgindo:  quem levou a culpa pelas reações foi o Fluoreto de Estanho.

O Colgate Total possui Fluoreto de Estanho, um composto seguro que não é nenhuma novidade. Nas palavras do Dr. Jaime Cury, professor e maior pesquisador brasileiro no campo dos fluoretos, o fluoreto e o estanho configuram um casamento perfeito. O fluoreto fazendo o seu papel reforçando o esmalte dentário e aumentando a proteção contra cárie, enquanto que o estanho serve para prevenir problemas de gengiva. Inúmeros cremes dentais possuem esse composto e já estão no mercado há muito tempo. Veja abaixo na imagem, todos cremes dentais que contém o Fluoreto de Estanho em sua composição:

Imagem retirada do Instagram da Profa. Dra. Maria Luiza Oliveira (@maria_luiz_oliveiraa) e Prof. Dr. Jaime Cury (@curyjaime)

Então, o que será que poderia estar causando essas alergias e reações adversas?

O Fluoreto de Estanho acabou sendo acusado como possível vilão, porém, sabemos que cremes dentais possuem vários ingredientes. “Por conta do sabor forte do estanho, esses cremes dentais  precisam de mais componentes flavorizantes como a menta para sobrepor esse amargor”, conta o professor Camilo Anauate Neto, professor de graduação e pós graduação e membro do grupo brasileiro de professores de dentística.

O Lauril Sulfato de Sódio, também conhecido como LSS, pode ser um componente irritante. Ele é o detergente responsável por aquela espuma que o creme dental (e o sabão em pó) fazem na sua boca. Além disso, temos os tais flavorizantes que são componentes que dão o sabor do creme dental além dos espessantes. Esses seriam os prováveis culpados desses efeitos adversos relatados em redes sociais, consultórios odontológicos, sites como o Reclame Aqui e até na ANVISA.

Nós já vimos esse filme antes! Só que o protagonista era outro. Em 2012, a Oral B lançou o creme dental Pró Saúde e tivemos vários relatos do mesmo problema. Descamação, alergias, vermelhidão e dermatite.

O detalhe é que em 2012, a proporção dos relatos não chegavam com a mesma intensidade que vemos hoje com Tik Tok, Instagram e muito mais gente conectada dividindo suas experiências. A cirurgiã dentista Ana Tokus do Blog Odontodivas fez um relato detalhado em seu blog na época e você pode ler aqui – EU TENHO ALERGIA À ORAL-B!

Tanto em 2012, como agora em 2025, vemos que as empresas ainda não sabem responder bem esses questionamentos. Por meio do meu perfil, o Dicas Odonto, nas redes sociais, entrei em contato via direct com o perfil da Colgate no Brasil para solicitar uma explicação e recebi uma resposta padronizada institucional que reproduzo à seguir:

“Olá @dicasodonto! A Colgate está comprometida em oferecer os produtos mais avançados para atender às necessidades em evolução dos cuidados bucais de nossos consumidores. A nova fórmula avançada do Colgate Total inclui fluoreto de estanho, um ingrediente seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo.

A nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil, para proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal. A nova tecnologia do Colgate Total combate bactérias que são a causa raiz de muitos problemas cosméticos de saúde bucal comuns, como placa, cáries, tártaro e mau hálito.

Essas bactérias são combatidas nas superfícies da boca, incluindo dentes, língua, bochechas e gengivas, garantindo uma boca saudável. A revolucionária fórmula do novo Colgate Total oferece excelente proteção contra placa, problemas de gengiva causados por bactérias, manchas, tártaro, mau hálito e cáries, além de um novo modo de ação para alívio da sensibilidade e proteção do esmalte em muitos mercados. Projetamos as fórmulas com experiências sensoriais mais personalizadas que nunca, ajustando especificamente o nível de espuma, perfil de sabor, nível de resfriamento e sensação na boca para cada variante específica. Bom dia 💖

Por um lado, a gente imagina que uma gigante como a Colgate- Palmolive não se arriscaria dessa forma, lançando um produto que pudesse dar esse tanto de reações adversas. Cabe também ponderar que um comportamento de manada que vemos muitas vezes nas redes sociais pode fazer com que tenhamos um certo exagero nos relatos e que agora qualquer vermelhinho na boca seja culpa do creme dental. Como uma histeria digital. Agora, por outro lado, podemos pensar que é bem possível que um produto novo possa dar errado e trazer efeitos adversos. Na dúvida, a ANVISA já fez o seu papel.

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos, após esse “proíbe, recorre, libera”. Informo que como autor, até o momento da publicação desse artigo, não possuo nenhum conflito de interesses com a Colgate-Palmolive ou qualquer outra empresa do ramo de cremes dentais. Minha preocupação maior é com a correta orientação aos pacientes e que o discurso geral não coloque a culpa no flúor (como a ANVISA já fez). Dessa forma, não aumentando a campanha de desinformação que vemos sobre os fluoretos que garantem nossa saúde bucal e que utilizamos na Odontologia.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo May dos Santos

Editor Dicas Odonto e Co-criador e Apresentador do Podcast PodSondar