Recentemente, postei no meu Instagram (clique aqui) uma imagem que carrega uma reflexão para a Odontologia moderna. Podemos fazer otoplastia? Já adianto aos haters e aos que gostam de xingar antes de ler todo artigo que não sou contra a Harmonização Orofacial. Não gosto do rumo que ela está tomando e como ela foi implantada pelo nosso Conselho Federal. Acredito que Harmonização deve ser utilizada como complemento de tratamentos odontológicos de outras especialidades, sendo o último procedimento a ser feito quando levamos em conta a pirâmide da clínica integrada. Sou totalmente contra um paciente sair de um dentista com cárie na boca mas com a testa lisa de botox.

A legislação sobre a área de atuação do cirurgião dentista é um pouco confusa porque vem por meio de Resoluções e Ofícios. Com o advento da criação da especialidade da Harmonização Orofacial, a área de atuação foi delimitada entre linha do cabelo e osso hióide na vertical da face e de tragus a tragus na horizontal, como podemos ver na figura abaixo.

Orelha está claramente fora de nossa de atuação. Entretanto, observo inúmeros perfis em redes sociais vendendo o procedimento. Com nomes como “Ear shut”, “Ear Dream” ou outros, já tem dentista dando aula disso no Instagram. Eles corrigem “orelha de abano” dando uns pontinhos e deixando a orelha meio torta. Estão realizando esses procedimentos em crianças. Essa é a minha crítica! Foi nos dado a mão e alguns querem o braço. Sociedades e Associações da Harmonização Orofacial – que já vieram me patrulhar e me censurar aqui no Blog – não falam nada a respeito. Silêncio. Então apoiam esse tipo de conduta?

Um Ofício do CFO, de 05 de abril de 2o21, que regulamenta alguns questionamentos da área da Harmonização Orofacial traz em seu item C que a otomodelação ou otoplastia está fora da área anatômica de atuação do cirurgião dentista.

Então, meu amigo dentista, aonde a Odontologia vai parar? Eu sei que Harmonização Orofacial é uma vitória da classe, mas até quando? Quais os limites? Sempre que questiono isso, me torno alvo de ataques de colegas que trabalham com a especialidade. Porém, estou pedindo simplesmente, uma regulação clara. Um posicionamento forte. Uma segurança jurídica para o dentista atuar. Uma introdução aos materiais e técnicas na faculdade, para que a HOF entre na Odontologia de baixo para cima, de dentro para fora e não ao contrário.

Peço também cuidado com os exageros em procedimentos, padronizações e postagens sem “roubar” nas fotos. Vejo inúmeros antes e depois exagerados, maquiados com filtros, photoshop ou com mudança de lente objetiva entre antes e depois. Vamos ser mais sinceros ao mostrar nossos resultados em redes sociais. Porque, convenhamos, se você precisa mexer em fotos do estilo antes e depois é porque os resultados reais alcançados não estão bons o suficiente para postar, não é?

O que acham disso?

Um abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto