Um artigo recente e importante publicado na revista Nature mostra o que cirurgiões dentistas precisam saber sobre o novo Coronavírus – COVID-19 – em relação às práticas que adotamos no dia a dia do consultório. De antemão, fiz um resumo com os pontos mais importantes do artigo em tradução livre. As referências do artigo original estarão no final do texto. Link para o artigo original completo – AQUI

Atualmente, sabemos que os sintomas clínicos típicos dos pacientes que testaram positivo para o COVID-19 são febre, tosse, mialgia ou fadiga, além de produção de escarro, dor de cabeça e diarreia. Além de tudo, é provável que esse novo agente infeccioso afete pessoas idosas e cause doenças respiratórias graves.

As rotas de transmissão comuns do novo Coronavírus incluem transmissão direta por meio de tosse, espirro e inalação de gotículas), além de transmissão por contato (com as mucosas bucais, nasais e oculares).

Os microrganismos patogênicos do Coronavírus podem ser transmitidos em ambientes dentários através da inalação de microrganismos no ar, que podem permanecer suspensos por longos períodos, contato direto com sangue, fluidos orais ou outros materiais do paciente. Além disso, contato com mucosa nasal ou oral, com gotículas e aerossóis contendo microrganismos gerados a partir de um indivíduo infectado e propelidos a curta distância, tossindo ou conversando sem máscara, além do contato indireto com instrumentos contaminados e / ou superfícies.

Antes de tudo, os profissionais de odontologia devem ser capazes de identificar um caso suspeito de COVID-19. Até a data em que este documento foi redigido, a Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China lançou a 5ª edição da Diretriz para o diagnóstico e tratamento da nova pneumonia por coronavírus. Em geral, um paciente com COVID-19 que esteja na fase febril aguda da doença não deve visitar a clínica odontológica. Se isso ocorrer, o profissional de odontologia deve ser capaz de identificar o paciente com suspeita de infecção e não deve tratá-lo na clínica odontológica. A recomendação é colocá-lo em quarentena imediatamente e reportar ao departamento de controle de infecção o mais rápido possível.

Nesse ínterim, a transmissão fecal-oral foi relatada para o Coronavírus, o que sublinha a importância da higiene das mãos para a prática odontológica. Embora a higiene adequada das mãos seja o pré-requisito de rotina para a prática odontológica, a adesão à lavagem das mãos é relativamente baixa, o que impõe um grande desafio ao controle de infecções. O reforço para uma boa higiene das mãos é da maior importância. Uma diretriz de higiene das mãos de dois a três minutos depois é proposta pelo departamento de controle de infecção do Hospital de Estomatologia da China Ocidental, Universidade de Sichuan, para reforçar a conformidade da lavagem das mãos.

Especificamente, os profissionais devem lavar as mãos antes do exame do paciente, antes dos procedimentos odontológicos, após tocar no paciente, tocar no ambiente, no equipamento sem desinfecção ou tocar na mucosa oral, pele ou ferida, sangue, fluido corporal, secreção e excrementos. Ademais, deve-se tomar mais cuidado para que os profissionais da área odontológica evitem tocar em seus próprios olhos, boca e nariz.

Como a transmissão de infecção por gotículas no ar é considerada a principal via de disseminação, principalmente em clínicas odontológicas, é altamente recomendável para todos os serviços de saúde equipamentos de proteção de barreira, incluindo óculos de proteção, máscaras, luvas, toucas, e roupas protetoras (jaleco) no ambiente clínico.

A princípio, acredita-se que um enxaguatório bucal antimicrobiano pré-operacional reduza o número de micróbios orais. No entanto, conforme instruído pela Diretriz para o diagnóstico e tratamento da nova pneumonia por coronavírus (5ª edição) divulgada pela Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China, a clorexidina, que é comumente usada como enxaguatório bucal na prática odontológica, pode não ser eficaz para matar o Coronavirus. Como o vírus é vulnerável à oxidação, recomenda-se enxaguatório bucal pré-procedimento, como agentes oxidantes a 1% de peróxido de hidrogênio ou povidone a 0,2%, com o objetivo de reduzir a carga salivar de micróbios orais. Um enxaguatório bucal pré-procedimento seria mais útil nos casos em que o isolamento absoluto não pode ser usado.

Desde já, sabemos que o uso de isolamento absoluto pode minimizar significativamente a produção de aerossóis ou respingos contaminados com saliva e sangue, principalmente nos casos em que são utilizadas peças de mão de alta velocidade e dispositivos ultrassônicos odontológicos. Tem sido relatado que o uso de isolamento absoluto pode reduzir significativamente as partículas transportadas pelo ar. Quando o isolamento absoluto é aplicado, deve-se usar sucção de alto volume extra para aerossol e respingos durante os procedimentos, juntamente com a sucção regular. Nesse caso, a implementação de uma operação completa com quatro mãos também é necessária.

A peça de mão dental de alta rotação sem válvulas anti-retração pode aspirar e expelir os detritos e fluidos durante os procedimentos odontológicos. Ainda mais importante, as bactérias e vírus podem contaminar os tubos de ar e água na unidade odontológica e podem potencialmente causar infecção cruzada. Nosso estudo mostrou que a peça de mão dental de alta velocidade anti-retração pode reduzir significativamente o refluxo de bactérias orais e HBV para os tubos da peça de mão e da unidade odontológica, em comparação com a peça de mão sem função anti-retração. Portanto, o uso de peças de mão odontológicas sem função anti-retração deve ser proibido durante o período epidêmico do Coronavírus. Do mesmo modo, a peça de mão dental com válvulas antirretração especialmente projetadas ou outros modelos anti-refluxo é altamente recomendada como uma medida preventiva extra para a infecção cruzada.

Os resíduos odontológicos (incluindo equipamentos de proteção descartáveis após o uso) devem ser transportados para uma área de armazenamento temporário em tempo hábil. Simultaneamente, os instrumentos e os itens reutilizáveis devem ser pré-tratados, limpos, esterilizados e armazenados adequadamente, de acordo com o Protocolo para Desinfecção e Esterilização de Instrumento Dentário (WS 506-2016), lançado pela Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China. Os resíduos médicos e domésticos gerados pelo tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19 são considerados resíduos médicos infecciosos. Devem ser usados sacos de lixo médico de camada dupla de cor amarela e ligadura “pescoço de ganso”. A superfície dos sacos de embalagem deve ser marcada e descartada de acordo com os requisitos para o gerenciamento de resíduos médicos.

REFERÊNCIAS

Zhu, N. et al. Um novo coronavírus de pacientes com pneumonia na China, 2019 N. Engl. J. Med. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017 (2020).

Wang, C., Horby, P. W., Hayden, F. G. & Gao, G. F. Um novo surto de coronavírus de interesse global à saúde. Lancet 395, 470–473 (2020).

Liu, T. et al. Dinâmica de transmissão do novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV). The Lancet. Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=3526307 (2020).

Huang, C. et al. Características clínicas de pacientes infectados com o novo coronavírus de 2019 em Wuhan, China. Lancet 395, 497–506 (2020).

Coronavirus 

Guan, W.-j. et al. Características clínicas da nova infecção por coronavírus em 2019 na China. Pré-impressão em https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020. 02.06.20020974v1 (2020).

Características clínicas de 138 pacientes hospitalizados com 2019 nova pneumonia infectada por coronavírus em Wuhan, China. JAMA https://doi.org/10.1001/ jama.2020.1585 (2020).

Chen, N. et al. Características epidemiológicas e clínicas de 99 casos de 2019 nova pneumonia por coronavírus em Wuhan, China: um estudo descritivo. Lancet 395, 507–513 (2020).

Chan, J. F.-W. et al. Um cluster familiar de pneumonia associado ao novo coronavírus de 2019, indicando transmissão de pessoa para pessoa: um estudo de um cluster familiar. Lancet 395, 514–523 (2020).

Li, Q. et al. Dinâmica de transmissão precoce em Wuhan, China, de uma nova pneumonia infectada por coronavírus. N. Engl. J. Med. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316 (2020).

Wu, F. et al. Um novo coronavírus associado a doenças respiratórias humanas na China. Nature https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3 (2020).

Zhou, P. et al. Um surto de pneumonia associado a um novo coronavírus de provável origem em morcego. Nature https://doi.org/10.1038/s41586-020-2012-7 (2020).

Gorbalenya, A. E. et al. Coronavírus grave relacionado à síndrome respiratória aguda: A espécie e seus vírus – uma declaração do Coronavirus Study Group. Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020 .02.07.937862v1 (2020).

Fehr, A. R. & Perlman, S. Coronavírus: uma visão geral de sua replicação e patogênese. Métodos Mol. Biol. 1282, 1–23 (2015).

Gorbalenya, A., Enjuanes, L., Ziebuhr, J. & Snijder, E. Nidovirales: evoluindo o maior genoma do vírus RNA. Virus Res.   117, 17–37 (2006).

Nakagawa, K., Lokugamage, K. G. & Makino, S. in Advances in Virus Research ( ed John Ziebuhr) vol. 96, 165–192 (Academic Press, 2016).

Fan, Y., Zhao, K., Shi, Z.-L. & Zhou, P. Coronavírus de morcego na China. Vírus 11, 210 (2019).

Perlman, S. & Netland, J Coronavírus pós-SARS: atualização sobre replicação e patogênese. Nat. Rev. Microbiol. 7, 439–450 (2009).

Coronavirus

Weiss, S. & Leibowitz, J. Coronavirus pathogenesis. Adv. Virus Res. 81, 85–164 (2011).Yin, Y. & Wunderink, R. G. MERS, SARS e outros coronavírus como causas de pneumonia. 23, 130–137 (2018).

Holmes, K. V. Coronavirus associado a SARS. N. Engl. J. Med. 348, 1948–1951 (2003).

Falsey, A. R. & Walsh, E. E. Novo coronavírus e síndrome respiratória aguda grave. Lancet 361, 1312–1313 (2003).

The Lancet. MERS-CoV: um desafio global. Lancet 381, 1960 (2013).

Al-Tawfiq, J. A., Zumla, A. & Memish, Z. A. Coronavírus: coronavírus com síndrome respiratória aguda grave e coronavírus com síndrome respiratória no Oriente Médio em viajantes. Curr. Opin. Infect. Dis. 27, 411–417 (2014).

Song, Z. et al. Do SARS ao MERS, lançando coronavírus nos holofotes. Vírus https://doi.org/10.3390/v11010059 (2019).

de Wit, E., van Doremalen, N., Falzarano, D. & Munster, V. J. SARS e MERS: insights recentes sobre os coronavírus emergentes. Nat. Rev. Microbiol. 14, 523–534 (2016).

Al-Tawfiq, J. A., Zumla, A. & Memish, Z. A. Coronavírus: coronavírus com síndrome respiratória aguda grave e coronavírus com síndrome respiratória no Oriente Médio em viajantes. Curr. Opin. Infect. Dis. 27, 411–417 (2014).

Bai, Y., Nie, X. & Wen, C. Previsão epidêmica de 2019-nCoV na província de Hubei e comparação com SARS na província de Guangdong. A lanceta. Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=3531427 (2020).

Liu, P., Chen, W. & Chen, J.-P. A metagenômica viral revelou infecção por vírus sendai e coronavírus de pangolins malaios (Manis javanica). Vírus 11, 979 (2019).

Wahba, L. et al. Identificação de um nicho de pangolim para um coronavírus 2019-nCoV-like através de uma extensa pesquisa meta-metagenômica. Pré-impressão https:// www.biorxiv.org/content/10.1101  /2020.02.08.939660v2 (2020).

Li, F. Estrutura, função e evolução das proteínas de pico de coronavírus. Annu. Rev. Virol. 3, 237–261 (2016).

Hantak, M. P., Qing, E., Earnest, J. T. & Gallagher, T. Tetraspanins: arquitetos de plataformas virais de entrada e saída. J. Virol. 93, e01429–e01417 (2019).

Belouzard, S., Millet, J. K., Licitra, B. N. & Whittaker, G. R. Mecanismos de entrada de células de coronavírus mediados pela proteína de pico viral. Vírus 4. Viruses 4, 1011–1033 (2012).

Wan, Y., Shang, J., Graham, R., Baric, R. S. & Li, F. Reconhecimento do receptor por novos coronavírus de Wuhan: uma análise baseada em estudos estruturais de uma década de SARS. J. Virol. https://doi.org/10.1128/jvi.00127-20 (2020).

Chai, X. et al. A expressão específica de ACE2 nos colangiócitos pode causar danos no fígado após a infecção por 2019-nCoV. Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/content/10.1101/ 2020.02.03.931766v1 (2020).

Fan, C., Li, K., Ding, Y., Lu, W. L. & Wang, J. A expressão de ACE2 no rim e testículo pode causar danos nos rins e testículo após a infecção por 2019-nCoV. Pré-impressão em https://www.medrxiv.org/content/10.1101/ 2020.02.12.20022418v1 (2020).

Hoffmann, M. et al. O novo coronavírus 2019 (2019-nCoV) usa o receptor ACS2 do SARScoronavirus e a protease celular TMPRSS2 para entrada nas células-alvo. Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020 .01.31.929042v1. full (2020).

Huang, Q. & Herrmann, A. Avaliação rápida da capacidade de ligação a receptores humanos do novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV). Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/ content/10.1101/2020.02.01.930537v1 (2020).

Lei, C. et al. Neutralização potente do novo coronavírus de 2019 por ACE2Ig recombinante. Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020 .02.01.929976v2 (2020).

Tian, X. et al. Ligação potente da nova proteína de pico de coronavírus de 2019 por um anticorpo monoclonal humano específico para coronavírus de SARS. Emerg. Microbes. Infect. 9, 382–385. https://doi.org/10.1080/22221751.2020. 1729069 (2020).

Zhao, Y. et al. Perfil de expressão de RNA de célula única de ACE2, o receptor putativo de Wuhan 2019-nCov. Pré-impressão em https://www.biorxiv.org/content/10.1101/ 2020.01.26.919985v1 (2020).

Guy, J. L., Lambert, D. W., Warner, F. J., Hooper, N. M. & Turner, A. J. Famílias de peptidase de zinco associadas à membrana: comparando ACE e ACE2. Biochim. Biophysii. Acta 1751, 2–8 (2005).

Lu, C.-W., Liu, X.-F. & Jia, Z.-F. A transmissão 2019-nCoV através da superfície ocular não deve ser ignorada. The Lancet https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30313-5 (2020).

To, K. K.-W. et al. Detecção consistente do novo coronavírus 2019 na saliva. Clin. Infectar. Doenças  https://doi.org/10.1093/cid/ciaa149 (2020).

Belser, J. A., Rota, P. A. & Tumpey, T. M. Tropism ocular de vírus respiratórios. Mol. Biol. Rev. 77, 144–156 (2013).

Rothe, C. et al. Transmissão da infecção 2019-nCoV a partir de um contato assintomático na Alemanha. N. Engl. J. Med. https://doi.org/10.1056/NEJMc2001468 (2020).

Wax, R. S. & Christian, M. D. Recomendações práticas para equipes de cuidados intensivos e anestesiologia que cuidam de novos pacientes com coronavírus (2019-nCoV) patients. Canadian Journal of Anesthesia/Journal canadien d’anesthésie https://doi.org/10.1007/ s12630-020-01591-x (2020).

Holshue, M. L. et al. Primeiro caso de novo coronavírus de 2019 nos Estados Unidos. N. Engl. J. Med. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001191 (2020).

Rodriguez-Morales, A. J., MacGregor, K., Kanagarajah, S., Patel, D. & Schlagenhauf, P. Going global – Travel e o novo coronavírus de 2019. Viagem. Med. Infectar. Dis. 101578, https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101578 (2020).

Backer, J. A., Klinkenberg, D. & Wallinga, J. Período de incubação de 2019 novas infecções por coronavírus (2019-nCoV) entre viajantes de Wuhan, China, 20 a 28 de janeiro de 2020. Euro. Surveill. https://doi.org/10.2807/1560-7917.Es.2020.25.5.2000062 (2020).

Liu, L. et al. As células epiteliais que revestem os dutos das glândulas salivares são células-alvo precoces da infecção grave por coronavírus da síndrome respiratória aguda nas vias respiratórias superiores dos macacos rhesus J. Virol. 85, 4025–4030 (2011).

Kampf, G., Todt, D., Pfaender, S. & Steinmann, E. Persistência de coronavírus em superfícies inanimadas e sua inativação com agentes biocidas. J. Hosp. Infect. https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.01.022 (2020).

Chen, J. Patogenicidade e transmissibilidade de 2019-nCoV – uma rápida visão geral e comparação com outros vírus emergentes. Microb. Infect. https://doi.org/10.1016/j. micinf.2020.01.004 (2020).

Cleveland, J. L. et al. Transmissão de patógenos transmitidos pelo sangue em instituições de saúde dentária dos EUA: atualização de 2016. Geléia. Dent. Assoc. (1939) 147, 729–738 (2016).

Harrel, S. K. & Molinari, J. Aerossóis e respingos em odontologia: uma breve revisão da literatura e implicações no controle de infecções. Dent. Assoc. (1939) 135, 429–437 (2004).

Wei, J. & Li, Y. Propagação aérea de agentes infecciosos no ambiente interno. Sou. J. Infect. Controle44, S102–S108 (2016).

Otter, J. A. et al. Transmissão de coronavírus SARS e MERS e vírus influenza em serviços de saúde: o possível papel da contaminação em superfície seca. J. Hosp. Infect. 92, 235–250 (2016).

Seto, W. H. et al. Eficácia das precauções contra gotículas e contato na prevenção da transmissão hospitalar da síndrome respiratória aguda grave (SARS). Lancet 361, 1519–1520 (2003).

Coronavirus

Samaranayake, L. P., Reid, J. & Evans, D eficácia do isolamento de barragens de borracha na redução da contaminação bacteriana atmosférica. ASDC J. Dent. Child 56, 442–444 (1989).

Samaranayake, L. P. & Peiris, M. Síndrome respiratória aguda grave e odontologia: uma visão retrospectiva. Geléia. Dente. Assoc. (1939) 135, 1292–1302 (2004).

Hu, T., Li, G., Zuo, Y. & Zhou, X. Risco de transmissão do vírus da hepatite B através de peças de mão dentárias e avaliação de um dispositivo anti-sucção para prevenção da transmissão. Infectar. Control Hosp. Epidemiol. 28, 80–82 (2007).

Coronavirus

Wrapp, D. et al. Cryo-EM Estrutura Cryo-EM do pico de 2019-nCoV na conformação de prefusão. Science eabb2507, https://doi.org/10.1126/science.abb2507 (2020).

A nova equipe de epidemiologia de resposta a emergências de pneumonia por coronavírus. As características epidemiológicas de um surto de 2019 novas doenças por coronavírus (COVID-19) na China. Chinese Journal of Epidemiology 41, 145–151 (2020).

Acesso Aberto 

A Licença Internacional Attribution 4.0, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indicar se foram feitas alterações. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído na licença Creative Commons do artigo e o uso pretendido não for permitido por regulamentação estatutária ou exceder o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons. org/licenses/by/4.

Coronavirus