Os aplicativos de mensagem via celular mudaram a maneira do ser humano se comunicar. Seja ele o Whats App, o Facebook Messenger ou o Telegram. Com o advento dos smartphones, que já são usados por mais de 80% dos brasileiros para acessar a internet, segundo recente pesquisa do IBGE, hoje é mais fácil se comunicar com uma pessoa via aplicativos de mensagem do que fazer uma ligação telefônica.
O aplicativo de mensagens Whats App já faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. Nada mais interessante do que utilizá-lo de maneira eficiente para organizar a agenda do consultório odontológico. Porém, não deixe que toda sua organização dependente dele. Aconselho não abandonar agendas e anotações em papel, porque a gente nunca sabe quando o serviço pode sofrer uma queda, como a que estamos tendo hoje que está prevista para durar 72h.
A opção para o profissional que não deseja passar o número pessoal do seu celular para os pacientes seria ter uma linha em um smartphone para seu consultório ou clínica, que fique com a recepcionista. Uma maneira rápida de confirmar, remarcar, desmarcar e se comunicar com os pacientes, evitando buracos nas agendas e deixando sempre tudo registrado.
Além disso, há a comunicação com os colegas, sejam eles da mesma clínica ou de locais diferentes e a comunicação com o Técnico em Prótese Dentária, que é fundamental. A possibilidade de enviar fotos dos trabalhos e trocar mensagens em tempo real também melhora e facilita a comunicação para tornar seu consultório ou sua clínica mais eficiente.
Porém, é preciso ter certos cuidados no manejo de informações e mídias via aplicativos de mensagem. Lembre-se que uma vez enviada, a mensagem ou imagem não pode mais ser deletada nos telefones que a receberam. Elencamos abaixo alguns cuidados básicos para o cirurgião dentista não incorrer em infração ética ou se complicar de alguma maneira, falando em grupos de Whats App ou mesmo em mensagens privadas:
– Cuidado no envio de fotos de casos clínicos de seus pacientes – Em alguns casos, a opinião de um colega pode ser fundamental. É preciso discrição com fotos de pacientes para que não acabem sendo postadas em redes sociais ou usadas sem a devida autorização.
– Cuidados ao repassar informações de pacientes – é dever do cirurgião dentista segundo o Código de Ética Odontológico resguardar o sigilo profissional e a privacidade do paciente.
– Constitui infração ética fazer consulta ou dar diagnóstico por meios de comunicação de massa. Nos dias de hoje é muito comum receber uma fotografia tirada por paciente com seu celular, mostrando um possível problema em sua boca. O paciente deve ser orientado a comparecer ao consultório para consulta e o cirurgião dentista não deve se manifestar sobre o possível diagnóstico. Uma resposta padrão pode ser formulada para estes casos, já vinculada a marcação de uma consulta.
– Não prescrever medicamentos via Whats App. Além de poder acarretar problemas éticos para o profissional, o paciente pode ter efeitos adversos causados pelo medicamento que foi prescrito pelo App na correria do momento, sem que o dentista consiga checar a ficha clínica do paciente, procurando pelas suas alergias ou contra indicações no histórico médico.
– Não enviar casos clínicos ou imagens do tipo “antes e depois” para pacientes pelo aplicativo, como exemplo de serviços prestados. Além de incorrer em várias infrações éticas, pode ser entendido que o dentista está garantindo resultado ao paciente, o que pode acarretar problemas futuros de Responsabilidade Civil.
– Cuidado ao oferecer descontos aos seus pacientes usando o aplicativo de mensagens. Lembre-se que todas as mensagens ficam guardadas e podem ser usadas contra você. Negocie pessoalmente com seu paciente e anote no prontuário a modalidade de desconto e a forma de pagamento combinada.
O uso desse novo método de comunicação é espetacular na hora de marcar, confirmar e remarcar consultas. Pode ser usado ainda para dar orientações e sanar dúvidas, fazendo com que seus pacientes se sintam mais acolhidos, porém, sempre tomando cuidado para que as informações e os dados compartilhados com seus contatos, sejam eles para a equipe profissional ou para os pacientes, possa de alguma forma ser usado contra você mesmo.
Para mais dicas sobre o Whats App, leia o post do nosso colega – DENTISTA DIGITAL
Pense nisso enquanto a paz reina na sua vida, nesses dias que o acesso ao What´s App foi bloqueado pela justiça.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Olá! eu gostaria de saber como funciona a cirurgia pra diminuir a gengiva e se possível o valor aproximado da mesma?
Olá Adriana. A cirurgia geralmente funciona com diminuição da gengiva através de remoção de parte dela e outros procedimentos para que não haja recidiva. Enviarei meu contato por email caso deseje marcar consulta de avaliação. Lembro que não é possível passar valores sem uma avaliação presencial na cadeira do dentista. Muito obrigado pelo seu comentário. Boa sorte.