Um discussão realmente difícil e que pode dar grandes dores de cabeça para dentistas e pacientes. Como falar em “garantia” de um serviço que os dentistas não têm controle ? Seria melhor não usar este termo “garantia” ? E nos planos de saúde odontológicos, como fica quando o dentista tem obrigatoriedade de refazer procedimentos sem receber no tempo de 6 meses ou até 12 meses?
Os serviços prestados pelo dentista são regidos pelo Código de Defesa do Consumidor (Quem tiver curiosidade de ler os códigos, vale a pena a leitura, clique em cima do nome em negrito) e pelo Código de Ética Odontológico. Uma das perguntas mais comuns ouvidas pelos dentistas no consultório é: “Quanto tempo dura esse serviço?” A resposta é “DEPENDE”. Infelizmente, cada serviço realizado tem seu “tempo de vida”, sua duração mínima esperada, cada material reage de uma maneira e cada boca é diferente. Vejam como fica complexo de estipular uma data limite de “garantia” para um serviço odontológico.
Uma restauração em resina composta, por exemplo, pode durar até dez, quinze anos ou pode infiltrar em 2 anos, ou mesmo fraturar em 5 anos. Tudo isso vai depender de inúmeros fatores como material e técnica utilizados pelo dentista, ajuste oclusal, mordida do paciente, alimentação do paciente, risco de fraturas por trauma, hábitos nocivos como roer unhas, morder objetos, presença ou não distúrbios como bruxismo, briquismo, mordida instável, falta de dentes, dentes que servem de apoio para próteses móveis, etc. Vejam como muitos dos fatores não podem ser controlados pelo dentista.
E um tratamento de raspagem periodontal, mais popularmente conhecido como “limpeza”, quanto tempo teria de “garantia”? À grosso modo, eu diria 48 horas após o término da última sessão de tratamento. Sabemos que o dentista visa deixar o paciente na condição de “zero placa” após um procedimento de raspagem periodontal, certo? Sabemos também que a placa bacteriana demora cerca de 48 horas para começar a sua maturação. Pronto. Se o paciente sair de uma “limpeza” e ficar 2 dias sem escovar o dente direito, já era. Já está sujo novamente e os processos de inflamação gengival e formação de tártaro vão começar. Como que operadoras de planos odontológicos podem estipular o tempo de 6 meses para uma raspagem periodontal?
Tendo esses fatos na cabeça, eu acredito que o velho provérbio seja bem aplicado aqui: “O combinado não sai caro”. Todos esses questionamentos do paciente devem ser resolvidos na consulta inicial, de preferência com um contrato de prestação de serviços assinado. Mais uma vez, o ponto crucial dos tratamentos recaem sobre consulta inicial, de avaliação e formulação do plano de tratamento. Se o dentista deixar escapar um bruxismo do paciente, por exemplo, depois vai ter que ficar repetindo restaurações que vão ficar soltando por causa desse problema, apenas dando um exemplo.
Em relação às operadoras de planos de saúde, aí os dentistas são reféns e os contratos com elas precisam ser revistos. Os tratamentos têm “tempo de garantia” e o dentista se faz obrigado a atender retornos dentro de um determinado prazo. Isso é um absurdo. Mais um ponto negativo para aquele dentista que pensa em atender convênios. Mais uma maneira de explorar o trabalho de um profissional.
O dentista deve sempre orientar seu paciente. Sobre tudo o que se espera de cada procedimento. Se possível ter impressos com orientações pós operatórias para cirurgias, orientações de higiene bucal, orientações sobre o que fazer depois de clareamentos dentais e restaurações estéticas. Converse e combine tudo antes com seu paciente, mesmo que seja verbalmente. E procure ter um contrato de prestação de serviços para sua proteção, dentista.
Modelo de Contrato de Prestação de Serviços do CFO – AQUI
O interessante seria pegar este modelo e junto com um advogado adequá-lo a sua realidade.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Sempre leio suas, sempre bem vindas, dicas. Mas eu gostaria, se voce puder, enviar modelo de contrato de prestação de serviços.
Abraço!
Adicionei ao post um PDF que é modelo sugerido pelo CFO. Muito obrigado e boa sorte!!!
Suas dicas são ótimas!
Parabéns pelo excelente texto.
Obrigada!
Thaís Nascimento
Obrigado Thais! Continue sempre com a gente! Abs
Boa tarde!
Iniciei um tratamento em um consultório e me ausentei por motivos de trabalho ( estava trabalhando em comercio) e somente tinha os domingos em casa e o consultório não funciona. Enfim perdi um valor de R$ 322,00 por me ausentar por mais de 180 dias.
Isso está correto ou estou sendo lesada??
Podem me ajudar?
Olá Fernanda. Tudo depende do contrato ou da acordo firmado com o dentista. Acredito que a melhor maneira de resolver esse assunto é marcando uma reunião pessoalmente com o dentista ou com o responsável pela clínica ou consultório e tentar chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes. Boa sorte.
Fui ao consultório e o dentista que me atendia não está mais atuando neste consultório e o que está no lugar dele disse que não vai assumir pois o que saiu deveria ter comunicado a ele, ou seja, vou ter que pagar novamente se quiser terminar o tratamento.
De toda forma obrigado.
Fiz uma restauracao de resina composta em um pre molar fazem 60 dias….a dois dias atras a paciente voltou ao meu consultorio com dor….eu nao estava na cidade….ela procurou outri profissional e o mesmo fez endo…agira ela quer q devolva o valor da restauracao….me ofereci para refazer. Porem ela alegou que nao quer mais meus servicis porque qdo precisou nao pude atende la…o q fazer?
Que situação complicada mesmo Debora. Precisa ver se você tem contrato de prestação de serviços, prontuário preenchido corretamente, radiografia do dente, se possível e o que foi combinado na consulta de avaliação sobre devoluções. Por isso, é de extrema importância a gente ter contrato e prontuário completo e organizado para se proteger contra este tipo de situação. No seu caso, sugiro uma conversa com o paciente para tentar resolver o problema de maneira tranquila. Vai saber o que aconteceu nesse dente em 60 dias. Se o paciente não quebrou o dente mastigando algo duro, ou se houve algo com a restauração. Se você tem tudo por escrito e documentado e tem certeza que fez um trabalho correto, não seria justo devolver o dinheiro. Em alguns casos, para evitar processos judiciais ou dores de cabeça, alguns profissionais sugeririam que você devolvesse o dinheiro para se livrar do assunto. Se for fazer isso, faça o paciente assinar um documento que prove sua devolução. Vai muito do “feeling” de cada um e de conhecer o cliente. Boa sorte.
Sou dentista e fiz 2 facetas de porcelana em uma paciente; mais de 1 ano depois ela quebrou as facetas e veio ao meu consultório exigindo que devolvesse o dinheiro do tratamento; tenho alguma obrigação legal? Ela tem direito a alguma idenizacao?
Olá Fabio. Tudo vai depender do que foi combinado ou se houve contrato de prestação de serviços ou acordo verbal. Sabemos que um ano depois e dependendo do que a paciente mordeu, não podemos nos responsabilizar por eventuais quebras por “mau uso”. Sugiro que procure um(a) advogado(a) para poder pedir uma orientação legal e depois tentar chegar a um acordo com a paciente porque processos judiciais são longos e cansativos. Boa sorte.
Fiz uma obturação a uma semana e ela já caiu, qual o meu direito
Nesse caso, você precisa voltar ao seu dentista e ver o que pode ter acontecido. Converse com seu dentista. Boa sorte.
oi, eu tenho um bloco no segundo molar que soltou. Fui ao dentista dia 16/11 pra acimenta-lo novamente e ela me cobrou 250 reais. Hj , 4 dias . apos. meu bloco folgou novamente. Eu tenho direito a garantia desse servico nao e? Me oriente por favor. Esse bloco foi colocado ha 5 anos e essa foi a primeira vez q deu problema
Olá Juliana. Tudo depende do que foi combinado com a dentista. Essa cimentação foi definitiva? Provisória? Foi a mesma dentista que realizou a cimentação recente que fez esse “bloco”? Será que ele não precisa ser refeito? Tudo isso precisa ser avaliado. Sugiro voltar na dentista que cimentou pela última vez e conversar sobre o que pode ser feito para resolver seu problema. Boa sorte.
Apos fazer a coroa metaloceramica do dente central superior me foi sugerido que fizesse o outro dente para não haver divergência de cor pois este tinha o canal tratado e deveria escurecer logo. Concordei. Foi necessário fazer coroa neste outro dente ao custo de 4 mil cada. Foram inúmeras consultas, tanto do primeiro dente quanto do segundo, com problemas de tamanho, encaixe, cor…Ja tinha outras coroas e sabia do passo a passo; desta vez foram demasiadas consultas. Na colocação definitiva me convenceram que não havia diferença de coloração e a luz do consultório me convenceu Mas não é o que mostraram fotos e meu espelho.Dia após dia me arrependia do resultado, mas não queria passar por todo processo novamente, nem conflito. Passou-se 1 ano e meio, uma coroa soltou e tive de retornar para cimenta-la(500 reais de consulta). Externei meu descontentamento com o trabalho anterior feito, era visível a diferença de cores e eles concordaram.Sugeriram refazer os dois ao mesmo tempo, só que cobrando novamente “com um bom desconto”.Porque tenho de pagar para refazer um trabalho mal feito? Já estava descontente com o resultado, além de outros tratamentos na mesma clinica( aparelho ortodôntico no meu filho por mais de 5 anos sem motivo concreto, uma mesma coroa descolou 3 x em menos de um ano, valores cobrados não condizentes com trabalho realizado,…)e estava evitando conflito. Quais são meus direitos neste caso?
Olá Claudia. Muita coisa aí vai depender dos contratos assinados ou das combinações feitas com os dentistas responsáveis pelo caso. Seus direitos seguem o Código de Defesa do Consumidor. Se tiver dúvidas, sugiro procurar um(a) advogado(a) para vero que é possível fazer no seu caso específico. A ideia de fazer 2 coroas por causa da cor é geralmente correta e comum. O que não deveria ter acontecido era a queda do dente tão cedo e a diferença de cor final. É preciso identificar se as quedas das coroas tem a ver com algum alimento ou trauma local ou se simplesmente soltaram sem nenhum problema na região. Boa sorte.
Olá Bom dia! Fiz um canal a 7 meses … Paguei 900 reais e a resina se soltou por inteira, estou com um buraco aberto! Voltei na dentista ela disse que pra refazer preciso pagar 200 reais ? me ajude por favor
Olá Tayna. O que foi combinado antes? Lembre-se que restaurações não duram para sempre mesmo. Por que essa resina caiu? Precisa investigar isso e conversar com seu dentista, porém, repetição de procedimentos são cobrados normalmente. Boa sorte.
Me ajuda pelo amor de Deus. Fiz um canal pelo convénio. Depois coloquei uma coroa no particular. Ao qual deixou uma lima no meu dente. E muito tempo com o curativo. Quando passou mais de 2 meses colocou o núcleo. Eu senti dor… O dentista ficou enrolando até colocar a coroa. Nesse tempo o dente desceu e ficou sem colocar a coroa q paguei. Colocou outra inferior. Por fim, quando reclamei da dor falaram p eu ir até o dentista q fez o canal. Mas eles perderam a carta do dentista falando q o canal estava perfeito. Resumindo, o dentista q deixou a lima no meu dente saiu do consultório, ninguém quer saber. Procurei a dentista do canal ela me mostrou todos os RXs q tirou do canal estava perfeito. E mostrou a lima no meu dente e falou q o dente está rachado na raiz. Estou com ele inflamado e o consultório não quer arrancar o dente q eles estragaram e arcar com os custos e material de uma prótese.
Olá Erika. Que situação complicada mesmo. Sugiro que você tente entrar em contato com sua operadora de convênios e explicar o seu caso, esperando que eles indiquem um caminho a seguir. Enquanto isso, junte toda documentação sobre o caso – radiografias, papéis do orçamento, recibos de pagamento e etc. Também sugiro uma nova tentativa de acordo com o consultório particular que fez a coroa. Neste caso, acredito que ambos dentistas são responsáveis pelo seu caso e deveriam entregar uma solução. Se não for possível resolver de forma amigável, sugiro procurar seus direitos com um advogado. Boa sorte.
Boa noite, recentemente precisei colocar uma prótese, fui orientado em colocar uma prótese adesiva metalo-ceramica. Após 12 dias da instalação da mesma depois de tomar café quando fui escovar os dentes percebi que 50% da prótese estava quebrada. Informei ao meu dentista o mesmo verificou e falou que tinha como restaurar. Quando retornei a data agendada para atendimento a outra parte amoleceu e possivelmente quebrou. Ae veio a seguinte indagação do dentista referindo-se que tenho bruxismo ( não ranger os dantes mas apertando) e que eu teria que comprar outra prótese. Como proceder nesse caso? Pois com 12 dias a prótese quebrou. E o mesmo não informou antes. E pra minha surpresa a prótese colocada foi de porcelana com fibra de vidro e não de metalo-ceramica. Qual melhor das duas?? Grato.
Complicado João. Realmente, acho que vocês precisam sentar e conversar porque o bruxismo deve ser diagnosticado antes e aí sim decidir pelo tipo de prótese. Ela não pode durar 12 dias apenas. Não é muito questão de melhor ou pior, mas de qualquer é a indicada para cada caso. Veja se é possível refazer a prótese do jeito que combinaram no início. Boa sorte
Bom dia, eu já usava um pivô no dente da frente a 20 anos e ele quebrou. Procurei uma clinica e tratei com uma dentista, foi necessário fazer uma novo pivô (coroa),a minha dentista que fez a coroa em nem um momento ela tirou um raio X, ainda antes de começarmos o tratamento eu perguntei se era seguro, ela só respondeu vamos ver, assim ela fez a coroa(pivô) com novo pino e tudo, coloquei e uma semana depois fui morder um chocolate e senti que algo quebrou por dentro era um sábado e estava fora de minha cidade. Na segunda voltei na clinica e descobri que minha dentista estava de férias e voltaria somente 15 dias depois, no entanto houve infecção nesse meio tempo e a outra dentista da clinica dizia que não podia mexer nele,tirou um raio X e disse que provavelmente estava com a raiz quebrada, e me receitou Nimesulida. Voltei para casa, mas na quinta de manhã liguei para a clinica e expliquei que tinha formado uma bola de pus e estava começando a vazar, a secretaria me informou que não tinha nenhuma dentista naquele dia trabalhando na clinica, Daí a noite a dor era insuportável e tive que ir para o pronto socorro a noite, fui medicada com injeção de penicilina e voltei para casa, no dia seguinte voltei na clinica e conversei com a dentista responsável pela clinica e ela teve que abrir o dente devido a infecção, nisso a coroa saiu com raiz e tudo, ela disse que meu dente já era, ou teria de fazer um implante ou colocar uma ponte, no entanto tinha que esperar novamente minha dentista retornar.
Dai ela limpou e voltou a cimentar, no entanto no sábado de madrugada percebi que o dente soltou na minha boca, e gostaria de saber se posso pedir meu dinheiro de volta, pois paguei R$ 680,00. E agora não me sinto segura, pois não tenho condições de fazer um implante então só me resta uma ponte, já que faço uso de-la. Gostaria o que pode ser feito, já que na hora não foi mencionado nada a respeito de garantia.
Realmente complicado. Por isso que tudo que é combinado antes não sai caro depois. Seu dente poderia estar fraturado já e fraturas são dificies de diagnosticar em alguns casos, mesmo com radiografia. O melhor que você pode tentar fazer é tentar pedir o dinheiro de volta ou pedir um desconto do valor pago no implante. Isso levando em consideração que a fratura do dente passou batida no exame do dente. Agora, fatalidades acontecem e pode ser que o dente estava ok e o chocolate que vc mordeu quebrou a raiz. Veja, fica muito difícil de dar uma opinião sem olhar ou avaliar o caso. Tente chegar a um acordo com eles porque no fim das contas não dá para ficar sem dente da frente.
Boa sorte
Oi boa noite, minha esposa fez uma ponte fixa,e soltou em 15 dias,e o combinado dá qualidade do porcelanato é muito inferior,e ela não está satisfeita com o serviço,o q posso fazer
Olá. Sugiro que você converse com seu dentista para tirar suas dúvidas porque não é normal uma ponte fixa soltar em tão pouco tempo. Veja o que foi combinado em relação ao material dos dentes que podem ser em resina, em metal e resina, em metal e porcelana ou em porcelana pura. No caso de 15 elementos, certeza que deve ter uma parte metálica para dar sustentação. Boa sorte.
Fiz uma coroa pelo plano de saúde. Ela é de um material claro mas não tem metal dentro.
ao experimentar o dente para ver se a cor estava boa. a Dr. não me disse que poderia quebrar ao fechar a boca. E quebrou pois ficou muito alta. Ela vai tentar mandar para o laboratório colar. Pois ela disse que o plano não paga para fazer outra. Gostaria de saber se da pra colar e se vai ter uma durabilidade pelo fato de ser colada.
Obrigada
Olá Claudia, depende do tipo de material que geralmente é de resina ou em porcelana. Infelizmente se a coroa fica alta após sua instalação e não tiver metal para segurar as forças de mastigação, ela pode quebrar. É preciso saber também, se é uma coroa provisória ou definitiva. Não é comum uma coroa quebrar logo depois de instalada, porque ela deve suportar as forças da mastigação, devolvendo função ao dente. Boa sorte.
Boa noite
Minha última visita com minha dentista fazem menos de 3 meses…Onde fiz a minha limpeza habitual. A 5 dias um dente meu que nunca teve carie simplesmente caiu um pedaço e está cor caramelo. Não tenho dor porém a minha língua está machucada. A minha pergunta é: uma carie pode quebrar um dente tão rápido assim? E tive um problema no dente ao lado com a fixação da resina que já foi trocada umas 5 vezes, isso tem haver com algo?
Olá Danielle. Acredito que esta cárie poderia estar aí há algum tempo e pode passar despercebida. Pode ser que seja apenas uma fratura sem cárie. Você mastigou alimentos muito duros ou sentiu algum “creck” ao mastigar neste dente nos últimos dias? Sugiro procurar um dentista logo para poder entender o que aconteceu neste dente. Boa sorte.
Oi fiz uma ponte fixa a pouco e dias atrás e estou encomodar com o tamanho que fico pq o dente tá maior tenho direito de pedir o dentista pra trocar por não está sastifas com a ponte fixa
Oi Maiza. Volte ao seu dentista e converse com ele sobre isso. Pode ser que seja possível ajustar ao invés de trocar tudo. Boa sorte.
Fica um canal e minha peça soltou com menos de 3 messes, tenho garantia???
Olá, aproximadamente 7 meses fiz restauração com resina, percebi agora que tem um risquinho marrom aparentando ser uma cárie por baixo da resina, neste caso é de responsabilidade do dentista? Acho inevitável ter cárie por causa de uma infiltração de uma restauração mal feita.
Oi Cristina. Isso precisa ser avaliado. Pode ser apenas uma mancha externa que pode ser removida apenas com um polimento. Pode ser uma cárie por infiltração, algo que pode acontecer com o tempo, apesar de 7 meses ser pouco tempo para um desenvolvimento tão grande de uma cárie, falando em uma pessoa adulta com dieta não cariogênica. Sugiro retornar ao dentista e avaliar as condições da restauração. Sabemos que os dentes estão em uso várias vezes ao dia e alguma trinca pode ocorrer, dando espaço para uma infiltração. Outra, cárie dificilmente é culpa do dentista. Acho interessante voltar logo ao dentista porque não é possível afirmar assim com todas as letras que uma restauração foi mal feita. Deve-se avaliar todo o conjunto. Boa sorte.
gastei por volta de 60 mil num tratamento na gengiva e com outro pra “fazer nascer” o osso e poder colocar implante. depois de muita dor e dinheiro gasto, o dentista disse que meu osso onde ele iria fixar os implantes nao cresceu e que a soluçao seria eu colocar uma ponte fixa, o que ele faria “de graça”. gostaria de saber se cabe dano material por tudo que eu gastei e também se cabe dano moral, pela dor que passei e pelo tempo que perdi, tendo em vista que o dentista nunca me falou da possibilidade do tratamento dar errado.
Oi Mirela. Precisa conversar com seu dentista e ver isso direito. O tratamento com enxertos ou qualquer outra cirurgia não tem garantia absoluta de sucesso. Dependemos da cicatrização e da reação do corpo de cada pessoa, que pode ser diferente. Existe aquilo que esperamos que aconteça e planejamos nesse sentido, mas o resultado não pode ser garantido com certeza nunca. Sugiro que tenha uma franca conversa com seu dentista e veja se ele não explicou isso para você no início de tudo. Boa sorte.
Bom dia, qual a garantia legal de acordo o código de ética do CRO, código de defesa do consumidor?
Olá Gleidson. Sempre buscamos tratamentos que tenham longevidade e estabilidade, mas é difícil falar em garantia. Cada caso deve ser analisado independentemente e o combinado antes do tratamento não sai caro. Apenas não é possível dar garantia se o paciente sai mastigando sem se preocupar com coisas duras como caroço de azeitona, balas duras e etc. Há dentistas que trabalham com uma margem de 3 meses ou 6 meses em caso de uma restauração, por exemplo. Não acho que exista “uma garantia legal” estipulada como padrão. Boa sorte.
olá minha dentista optou por fazer um canal no meu dente , e uma semana após a restauração meu dente quebrou e vou ter que extrai-lo , pedi o reembolso do dinheiro pois além de arrancar o dente terei que colocar um protese futuramente … e ela não concordou em devolver pois disse que a culpa era minha . Ela tem como obrigação me devolver ?
Olá Nicole. Tudo vai depender de como foi que o dente quebrou e como o dente estava antes de tratar o canal. Isso que você relatou pode mesmo acontecer e a devolução do dinheiro do tratamento de canal é injusta, porque o tratamento foi feito, não foi? É muito importante a conversa do dentista com seu paciente antes de realizar o tratamento. A gente não tem como adivinhar que um dente vai fraturar, mas temos alguns indícios analisando esse remanescente dental antes mesmo de tratar. Não tenho como responder sua pergunta sobre a devolução. Acho que isso poderia ser melhor resolvido com uma conversa franca sobre como vocês decidiram tratar esse dente. Boa sorte.
Olá há um ano atrás trabalhei para um dentista e na época ele realizou um tratamento dentário em meu esposo, antes de iniciar o tratamento pedi para q ele fizesse o orçamento para q combinassemos a forma de pagameno senso descontado em meu salário, pois bem, ele não fez o orçamento e mesmo assim durante o tratamento ele sempre se negava a passar os valores e por tanto nunca me informou nem mesmo para q eu os anotasse na ficha de meu marido. Hoje após um ano q não trabalho mais com ele e mais de um ano q meu marido não trata mais com ele o mesmo decidiu me cobrar e por um valor q eu não tinha conhecimento. Ele pode fazer isso?
Complicado Vanessa. Que situação desagradável. Tudo fica ruim quando não é combinado. Ele até pode querer cobrar, mas ao mesmo tempo você pode querer não pagar. Existe algum recibo deste tratamento? Onde está a ficha do seu marido? Quais seriam as anotações nela? Se ele se sentir injustiçado, ele pode levar o caso à justiça e aí deixe que um juiz decida se ele pode ou não fazer essa cobrança, se não houver tentativa de conciliação. Boa sorte.
Meus pais foram a um determinado dentista para fazer as próteses dentárias e isso já se estende para quase dois meses e não fica pronta..existe um contrato pra esse tipo de serviço? E garantia? Eles pode pedir o dinheiro de volta?ainda não foi pago o total
Olá. Alguns dentistas realizam sim contrato. No caso, se não há contrato, precisa ver o que foi combinado verbalmente entre dentista e pacientes. Garantia é difícil falar porque após entregue, as próteses dependem muito do uso de cada um. Existe um tempo mínimo esperado de duração de cada tipo de prótese. Boa sorte.
Olá. Realizei um tratamento de canal em novembro/2019, no primeiro pré-molar inferior, esquerdo. O dente não doía. Depois do tratamento passou a doer. Esperei quase um mês para a dor passar, não passou. Reclamei e desde então o profissional está postergando, primeiro devido as festas de final de ano, depois pelo carnaval, também alegou doença e a mais de 40 dias, quebrou no lado mesial, a parte da oclusão está integra. Já estamos em março, agora tenho um dente que dói e com a restauração pós canal quebrada… Que faço?
Olá Henrique. Seria prudente conversar com esse profissional e chegar a uma resolução definitiva. Um dente pós tratamento de canal não deve ficar doendo. Ele pode apresentar certa dor pós canal, mas depois melhora e ele deve ser restaurado o mais rápido possível. Sugiro, de repente, pegar uma outra opinião, quem sabe com um especialista em canal – endodontista – para ver o que pode estar havendo. Boa sorte.
Obrigado, o profissional marcou retorno para o próximo dia 12, espero que de fato ele me atenda, porque já postergou por 5 vezes. Se ele não me atender irei em outro profissional. Puxa! fico chateado com isso… acho que não está me dando atenção necessária, se fosse na boca dele… ele já teria resolvido.
Com certeza! Hoje tem um dentista em cada esquina e não dá para bobear assim e ficar desmarcando paciente! Boa sorte
Boa noite fui ao dentista dia 28 de janeiro de 2020 pois estava com dor no dente OBS: havia acabado de fazer tratamento em outro dentista porém como não estava resolvendo e ainda continua com dor fui em outro, para minha surpresa o dentista informou que seria preciso fazer uma restauração passou alguns dias e retornei no mês de março e começou a doer de novo e o dentista informou que era o do lado , foi feita outra restauração gastei no total 650,00 a mais e agora depois depois de 15 dias senti que havia quebrado um pedaço no mesmo dente tratado e devido a pandemia consegui agora dia 15/04/2020 retornar e chegando lá ele me informa que era preciso fazer canal fez um curativo e informou que daqui a uns 30 dias era para eu voltar no dia 16/04/2020 comecei a sentir muita dor na gengiva no dente ao lado liguei para ele e ele me informou que era bom fazer gargarejo porém ainda continue sentindo muita dor e fiquei tomando remédio até que no dia 19/04/2020 não aguentei e liguei novamente que não estava aguentando e retornando ele me diz que é preciso fazer canal nos 2 dentes que havia acabado de fazer restauração , gostaria de saber ele deverá abater o valor gasto ?
Olá Michele. Depende muito. Fica difícil avaliar assim pelo relato, porém, ele não deveria cobrar novamente pelas restaurações que terão que ser refeitas. Sugiro, caso esteja em dúvida, procurar por uma segunda opinião. Boa sorte.
Bom dia. Gostaria de saber quanto tempo em média tem uma garantia de restauração? Pois a dentista não me informou. Caiu a minha com 3 meses e ela disse que seria cobrado novamente.
Olá Ana Paula. Como foi abordado no artigo, depende muito da combinação que foi feita entre dentista e paciente e porque aconteceu a queda da restauração. Três meses é muito pouco tempo de durabilidade de uma restauração. Nesse espaço de tempo, a minha conduta seria refazer sem cobrar, a não ser que você tenha sofrido algum acidente ou mordido algo fora do comum em cima deste dente. Boa sorte.
Fui no dentista fazer um clareamento, mas tinha um canal em um incisivo central, o que deixou o dente mais amarelado que o normal, ele me disse que a solução era uma cobertura com resina que custava 300 reais, então paguei 500 do clareamento + 300 da cobertura com resina, antes do tratamento questionei se não era necessário colocar um pino no dente pois como já tinha o canal era perigoso enfraquecer ainda mais a estrutura do dente, ele disse que não seria necessário o pino. Ontem, dia 17, fui fazer a cobertura com resina, questionei novamente se não seria necessário o pino e ele disse novamente que não e que a resina do canal estava forte, ele fez o processo e colocou a resina na cor errada, então retirou a resina e colocou outra, disse que era pra eu voltar com outro dia pra colocar a resina b1 que estava em falta, no outro dia, fui morder uma carne e o dente soltou, não só a cobertura mas o resto do dente que foi desgastado para receber a resina, não durou nem um dia, foi só uma pequena pressão da mordida e quebrou o dente. Levando em consideração que meu canal já tinha 4 anos e nunca tive problemas com mastigação e que ele descartou o uso de um pino, ele é responsável pela quebra do dente ou a culpa é minha por morder a carne?
Olá Fernando. Poxa, que caso complicado, principalmente por envolver um dente da frente. Para ter um parecer mais técnico, acredito que o melhor seria você procurar conversar com seu dentista para ver o que realmente aconteceu. Você disse no início o dentista apenas adicionaria resina, como uma faceta sobre seu dente. No final você já disse que houve desgaste. Pode ter havido um erro de diagnóstico sobre as condições prévias do dente, que deveria aguentar um pedaço carne comum. São casos difíceis de dar uma opinião certeira porque precisaria de exames prévios do dente. Na prática, não interessa muito de quem é a culpa, mas tem que resolver o problema do seu dente da frente que agora está quebrado. Se seu dentista oferecer fazer uma prótese (coroa) com pino e descontar os 300 reais lá da faceta que não deu certo, acho razoável. Uma sugestão: Tente resolver essa questão direto com seu dentista de uma maneira que fique bom para os dois lados. Se isso não ocorrer, aí você pode pegar uma radiografia desse dente de antes do seu dentista mexer nele e levar a outro dentista para uma segunda opinião e avaliação. Beleza? Espero ter ajudado de alguma maneira. Grande abraço.
Olá me ajude por favor fui ao dentista a oito dias atrás fazer uma pequena restauração em meus dois dentes frontais porém a restauração soltou eu escovando os dentes com somente oito dias. O que devo fazer ?
Olá! Deve retornar ao seu dentista para ver o que aconteceu. Não é comum isso acontecer e provavelmente ele irá repetir o procedimento. Boa sorte.
Minha irmã pagou por uma prótese dentária tem um mês só que ficou folgada aí quando ela foi tirar pra quardar por que ela colocou tem uma semana estava em adaptação caiu da não dela é bem na hora o filho dela pequeno pisou sem querer e quebrou. Ela tem direito a outra pois começou a pagar agora?
Olá Rosimeire. Complicado hein. Como qualquer produto, pensando no código de defesa do consumidor, fica impossível a troca se ele estiver quebrado. Imagina você compra uma TV e deixa ela cair no chão sem querer e quebra. A loja dificilmente vai fazer a troca. Eu sei que uma prótese não é uma TV, até poque ela só cabe na sua irmã, mas acredito que ela não teria direito a outra não. O que você pode sugerir é que ela converse com o dentista e veja se seria possível algum tipo de desconto pela situação, mas ele não é obrigado a dar. Boa sorte.
Ola boa tarde, fiz um canal e um bloco de porcelana, agora com 6 meses o bloco quebrou em 2 partes. Tenho garantia? optei pelo mais caro pelo tempo de duração que o dentista me disse, pois tive um provisorio que durou anos e nunca quebrou e esse durou 6 meses e quebrou eu comendo biscoito .
Olá, coloquei 8 facetas de resina, acontece que faz 3 meses do procedimento.
Minhas facetas quebram até passando fio dental.
Quero saber do meu direito, pois paguei muito caro pelo procedimento.
Não assinei nenhum contrato e a Dra só realizou o procedimento e não me passou nada, além de explicar os cuidados.
Precisa ver como essas facetas foram feitas. Sugiro voltar no dentista e pedir explicações do porquê isso está acontecendo. Isso não é normal.
Estou muito decepcionado com os últimos dentistas que visitei. Não sei na prática pra que serve o CFO. Os dentistas não dão garantia mínima em restauração de resina, e a cada 3 ou 4 meses eu quebro alguma nos meus dentes. Isso não acontecia quando eu tinha amálgama. Deveriam proibir era resina, porque isso não tem durabilidade, menos ainda em dentes molares. Isso é um dano financeiro nos consumidores.
Olá, Precisa ver direito o que está acontecendo porque pode ser que você tenha algum problema como bruxismo e ranger dentes. Resina é muito segura e um ótimo material – só que precisa ter um bom operador. Ela tem sim bastante durabilidade quando bem feita. Procure por profissionais especialistas em dentística. Boa sorte