Se fala muito em implante hoje em dia. Os implantes dentários estão popularizados aqui no Brasil. Afinal, o que é o implante? Do que ele é feito? Onde que é possível colocar? Qualquer pessoa pode passar por tratamentos com implantes dentários? Fique por dentro aqui no Dicas Odonto.
Quando você perde um dente permanente, o implante entra em cena. Ele serve como um substituto do dente. O implante em si é um parafuso de titânio que é colocado no osso da maxila ou da mandíbula. Sobre este parafuso, colocamos uma prótese que pode ser colada ou aparafusada.
– Por que o implante é feito de titânio? – O titânio é um metal extremamente biocompatível, que não sofre corrosão e nem rejeição do nosso sistema imunológico. Os implantes vêm estéreis de fábrica e alguns podem ter sua superfície tratada para melhorar ou acelerar a integração no osso.
– O que é Osseointegração? – É o conceito estudado desde a década de 60 no qual se baseia toda implantodontia atual. Existe formação óssea ao redor do implante de titânio. Isso permite a colocação de carga sobre esses parafusos que ficam ancorados nas maxilas.
– Qualquer pessoa pode receber implantes dentários? – Sim, contando que já esteja com o crescimento facial finalizado (após a puberdade) e que esteja com boa saúde geral. O cirurgião dentista avalia cada caso separadamente com ajuda de exames complementares como exames laboratoriais, radiografias e tomografias.
– Quando os implantes estão contra indicados? – 1) Quando não há osso suficiente para a ancoragem dos mesmos. Nesses casos avalia-se a possibilidade de fazer cirurgias de enxerto ósseo. 2) Quando o paciente está com alguns problemas de saúde geral, como diabetes sem controle correto, ou problemas com a cicatrização, por exemplo.
– Qual a taxa de sucesso das cirurgias de implantes dentários? – Hoje fala-se em 95% de sucesso em média, quando o paciente não é fumante. Em pacientes fumantes, a cicatrização fica alterada e a taxa de sucesso cai drasticamente.
– Quando o implante é colocado, eu já saio do consultório com dentes fixos? – Depende. Tudo vai depender da quantidade ideal de osso tanto na altura quanto na espessura, além do tipo de osso e a região da boca. O travamento inicial dos implantes também é decisivo na hora de indicar a chamada “estética imediata”. Geralmente é conseguida através de provisórios fixos, “fora de mordida”, sobre o parafuso do implante. Nos casos que impossibilitam dentes imediatos sobre os implantes, usamos outros tipos de prótese como móveis ou adesivas (coladas nos dentes adjacentes).
– A estética fica perfeita, como se fosse meu dente? – Depende muito. Às vezes, a perda óssea é tão extensa que o dente pode ficar um pouco “comprido”. Isso tudo vai ser analisado e discutido antes do procedimento e deve ser conversado com o paciente. Essa parte é uma das mais importantes para controlar bem as expectativas quanto ao procedimento com implantes.
– Quais são os riscos da cirurgia? – Mínimos e bem controlados. A cirurgia deve ser feita com muito critério e o paciente é sempre medicado para não haver risco de infecção e dor. É muito parecida com uma cirurgia de extração de dente, com anestesia local.
– Tenho medo. Posso fazer essa cirurgia com sedação? – Pode e isso deve ser conversado com seu dentista. Isso pode encarecer um pouco o procedimento. Alguns profissionais chamam um médico anestesista para sedar o paciente em seu consultório, com o mesmo sedativo que se faz quando você vai fazer endoscopia. Em outros casos pode-se usar a sedação com óxido nitroso.
Tem mais perguntas? Pode deixar nos comentários que a gente responde.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Parabéns pelo Blog e pelas informações….uso muito como ferramenta educativa….Alé de tudo, muito obrigado.
estou com perda ossea e dois dentes estão com mobilidade, uso aparelho … como proceder? Faço o implante ou uso móvel.
excelente informação!Sucessos
Quanto que custa cada dente.
A resposta é: DEPENDE. Existem muitas variáveis e fica impossível colocar um preço médio para “cada dente”. Isso é melhor ser discutido em cada caso, cada dentista com seu paciente. Muitos fatores serão levados em consideração na hora de se chegar a um valor para o procedimento como tipo de implante, tipo de prótese sobre o implante, quantidade de osso no local, necessidade de enxerto ósseo, dificuldade da cirurgia, preço da mão de obra de cada dentista e etc. Um abraço e boa sorte!
irei visita-lo em breve.
Tenho perda osséa e mobilidade diagnosticadas por profissionais, contudo li sobre a
regeneração da massa osséa através de células tronco, método inovador e que foge
dos paradigmas sobre doença. Também já obtive informações sobre os enxertos osséos. Gostaria de mais informações e principalmente qual tratamento buscar..
Grato e parabéns pelo blog..
Roberto Falcao
Olá Roberto. Seria interessante passar avaliação com um especialista em periodontia ou implantodontia para avaliar como está seu osso. Se você possui dentes com mobilidade, é preciso tratar logo, pois mesmo com o melhor tratamento disponível hoje em dia, não conseguimos essa tal “regeneração de massa óssea” em altura, infelizmente. Os enxertos nos ajudam quanto estamos precisando de espessura óssea, por isso seria melhor passar com um periodontista para avaliar a condição geral da sua boca e ver quais dentes terão que ser substituídos por reabilitações protéticas, sejam eles com implante ou não. Boa sorte.
como faço p marcar uma consulta
Olá!!!!!!!!!!!!!!
Cm faço p\ marcar uma conulta tenho urgência por favor.
Obrigado.
oi!! eu coloquei um implante ja que a minha dentista me falou que meu tratamento ortodontico terminaria no final do ano, ja que eu estou saindo do Brasil . Eles so colocaram o parafuso, so que a minha dentista me falou que ainda falta um 15 % para ficar bem meu dentes. Minha duvida é que se eu coloco o implante e depois no outro lugar eu continuo com o tratamento o implante fica fixo e ele nao pode se movimentar. Pensei em ficar so com parafuso e nao colocar o dente, posso fazer isto? que riscos tenho ?Grata
Olá. Não entendi direito o que ocorreu, mas seria legal você terminar e colocar o dente sobre o implante, tudo no mesmo lugar, na mesma clínica. Boa sorte.
Oi, faz 1 ano que fiz implantes dentários,e minha gengiva escureceu,qual seria o melhor procedimento,para clareá-la .
É preciso entender porque a gengiva escureceu. Melhor procurar um Periodontista ou o dentista realizou seus implantes e ver o que houve na região. Boa sorte.
ola gostaria de sabe . uso dentadura 4 dentes na frente muitos anos gostaria de sabe si tem como coloca imprantes
Procure um dentista para avaliação. Boa sorte.
O paciente sente alguma dor na hora
Todos procedimentos com implantes são feitos com anestesia. O paciente pode sentir pressão e desconforto, mas dor é incomum. Boa sorte.