“Deixa estragar, é dente de leite…” – Quantas vezes, nós dentistas, somos obrigados a ouvir esse tipo de comentário de um pai ou de uma mãe?
Os dentes decíduos, popularmente chamados de dentes de leite, formam a primeira dentição dos seres humanos. Eles não vêm à toa! Não são descartáveis. Devemos ter um cuidado todo especial com esses dentes, que devem durar até a chegada dos permanentes. Mas por quê?
1. Criança banguela não mastiga direito: Se a criança perder alguns dentes por culpa da cárie, logo cedo, ela certamente terá problemas nutricionais. Como ela vai mastigar os alimentos? Já sofremos uma onda de casos de obesidade infantil porque as crianças não tem uma alimentação regrada. Imagina se as coitadinhas começarem a engolir alimentos mal mastigados? Isso ainda pode trazer complicações na vida adulta.
2. Os dentes de leite são guias dos dentes permanentes: Isto quer dizer que se a criança perde o dente de leite muito antes da hora certa, o dente permanente não vai ter referência para nascer. Aí depois vai ficar reclamando que tem que pagar aparelho ortodôntico para seu filho, né? Os permanentes podem vir encavalados e fora de sua posição ideal, causando mordidas cruzadas ou dentes “girados” (os dentistas chamam de girovertidos), por exemplo.
3. A falta de dentes pode afetar o desenvolvimento psico-social da criança. Imagina você ser o desdentado da sua turma. Com certeza, essa criança será alvo de brincadeiras e piadas dos coleguinhas. O bullying é quase que parte integrante dos seres humanos e você ainda vai entregar seu filho de bandeja para os valentões?
4. Muitas vezes, me deparei com pais que esperam o dente de leite ser destruído pela cárie e aí procuram o dentista para ele poder “arrancar o caco”. Essa atitude em si já é um problema sério, mas por muitas vezes vi que os pais deixaram um dente permanente cariar, pensando que fosse um de leite! Por volta dos 6 anos de idade, o primeiro molar permanente nasce e não troca por nenhum de leite. Ele vai erupcionar atrás de todos eles. Quantas vezes já não tive que mandar crianças com menos de 10 anos tratarem um canal? Depois colocam a culpa do medo de dentista no dentista, né? Nada contra a endodontia, mas o tratamento de canal fica complicado com uma criança pequena que mal entende a situação.
Pontos de interesse e principais dúvidas dos pais sobre a dentição de leite:
1. A erupção dos dentes não é igual em todas as pessoas. Ela depende de alguns fatores genéticos e ambientais. Geralmente, os dentes de leite nascem mais cedo nas meninas. É esperado que os dentes erupcionem em pares, com pouco tempo diferença, entre lado esquerdo e lado direito da boca.
2. “Meu filho tem os dentinhos separados, doutor”. Calma, mamãe. Isso é bom. Quer dizer que ele tem menos chances de precisar usar um aparelho por falta de espaço na boca. Lembre-se que os dentes permanentes são maiores que os de leite. Se os de leite tem espaços, os permanentes tem maior chance de “caberem” quando chegar a hora.
3. Todos devem ficar de olho na hora da erupção dos molares de leite. Eles são grandes, importantes e aparecem no fundo da boca. Os molares de leite devem durar, em média, até os 9 anos de idade – hora em que serão trocados pelos pré-molares (dente que só existem na versão permanente). Os molares apresentam sulcos, fóssulas e fissuras em sua anatomia oclusal (na face que usamos para morder). Essas pequenas reentrâncias são facilmente colonizadas por bactérias cariogênicas, principalmente, no início da erupção. Essa é a hora de procurar um dentista para procedimentos de prevenção.
4. É normal a criança ficar meio inquieta enquanto seus dentes estão erupcionando. Lembre-se que o dente precisa rasgar a gengiva para sair e isso incomoda. Nessa fase, você pode deixar a criança com aqueles mordedores de borracha (verifique se eles são aprovados pelo Inmetro para que não causem alergia nos pequeninos!)
5. Nunca deixe o dente doer para procurar o dentista. Procure o dentista no intuito de prevenção. Se estiver doendo, é bem provável que a criança precise tomar anestesia. Se as crianças choram por causa de uma gotinha que pingam na língua, quando vão tomar vacina, imagina o trauma que pode ser uma anestesia de dentista, por melhor que seja a mão do profissional.
6. Cuide da dieta e da higiene bucal do seu filho ou filha. Lembrem-se, papai e mamãe, vocês são soberanos sobre o que seus filhos comem. Nenhuma criança de 3 anos pega dinheiro da bolsa da mãe e vai até o mercado comprar balas e chicletes. Crianças até 7 ou 8 anos precisam de acompanhamento na hora de escovar os dentes. Torne este momento um hábito alegre!
Outros links interessantes sobre o assunto:
– Por que os dentes de leite ficam moles?
– Meu dente demora para nascer?
– Dentição Decídua – Cronologia
– Extraindo dente de leite, “Like a Boss”
Doutor, tenho os dentes do Bob Esponja
Um abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Belo post! Abraço! 🙂
Obrigado, Ana! Abs
Muito bom !! compartilhando…
s dentes decíduos, popularmente chamados de dentes de leite, formam a primeira dentição dos seres humanos. Eles não vêm à toa! Não são descartáveis.
Muito bom a informação!!!
Eu mesmo sempre pensei assim… Que erro! Por isso o importante é sempre estar atento…
Papai e mamãe,,, vamos prestar atenção!!!
ótimo
Dentes de Leite e a nossa saúde desde o nascimento!!!
Post esclarecedor!!!
Delicia de ler!
adorei!
Mto Bommm
Minha prima tinha que ler… A porca
Eu Levo a Manu no dentista de 6 em 6 meses hhahaha E tava mostrando ela essa fotinha da carie no dente pra ela parar de chupar bala kkkk
Meu filho colocou os dentes com 2 meses !
ao chegar aos 8 meses os dentes começaram a perder os esmalte,e estão estragango !
o que eu devo fazer ?
Procure um dentista imediatamente para um correto diagnóstico. Pode ser que seja uma má formação do esmalte. Boa sorte.
se o dente da criança for canal..pode arrancar?
Depende. O dentista vai decidir isso de acordo com a destruição do dente e o tempo restante para a erupção do dente permanente nesta região. Boa Sorte.
Olá Dr.
Venho por meio desta pedir uma orientação. Desde a última 4a feira minha filha de 1ano e 4 meses está mal da garganta, depois identificou-se estomatite. Não está conseguindo comer nem beber e está tomando 2 antibióticos (1 pra garganta e outro mais fraco, o gengilone, pra estomatite). No sábado ela começou a ranger os dentes muito forte, ela já tem alguns molares e percebemos que desde que fiou doente os dentinhos dela ficaram meio amarelados. Só que depois de tanto ranger os dentes minha esposa identificou que há um molar superior que está nascendo e o mesmo está preto. Ainda está por baixo da gengiva então não sei se é só uma manchinha (como da foto deste post) ou se o dente todo está preto.
Pergunta: Isso pode acontecer? Digo do dente já nascer podre, ainda mais um “de leite”.
Outra coisa: Pode ser esse o motivo do ranger de dentes dela? Isso incomoda muito? Em casa nunca tivemos problemas de dentição além de cáries simples e obturações normais. Os antibióticos podem estar atrapalhando?
Por favor peço sua ajuda pois não aguento mais ver minha filha chorar há 1 semana sem parar literalmente e eu não saber se são as feridas da estomatite ou se esse dente agora.
Olá Marcos. Infelizmente não tenho como saber sem uma avaliação da boca da sua filha. Sobre essa estomatite, suspeito que seja uma doença chamada Gengivo Estomatite Herpética, em sua prima infecção. É a primeira manifestação do vírus do herpes. Apesar de ser uma doença feia, com aparecimento de “bolinhas” ou pequenas aftas por toda boca, bochecha e língua, ela passa sozinha em 7 ou 14 dias (se for isso mesmo). Sobre os dentes escuros, você precisa levar sua filha correndo em um dentista para ele avaliar. Existem alguns problemas na formação do esmalte dentário que podem levar ao nascimento de dentes escurecidos. As feridas da estomatite são doloridas e por isso que o tratamento destas é paliativo – para aliviar os sintomas com uso de gengilone ou ainda de xilocaína ou outro anestésico tópico. Além disso, a alimentação deve ser bem pastosa e gelada. Procure mesmo um dentista com urgência para entender melhor o que pode estar acontecendo. Um abraço e boa sorte.
Minha filha tem 2 anos e os seus dentinhos ja estao estragados os dentes da frente ja estao estragados e desde que naceram ja e assim os esmalte do dente ja sairam todos as vezes ela chora com dor de dente mas o que eu devo fazer.
Olá Laura. Pode ser que seja uma má formação do esmalte dentário. Procure um dentista odontopediatra com urgência para poder controlar a dor e descobrir qual é o problema para poder tratar posteriormente. Boa sorte.
Olá, meu nome é Nilda. Eu tenho um irmão de 3 anos e todos os seus dentes da parte superior e alguns da parte inferior estão totalmente estragados. E ele de vez em quando sente dor. Eu gostaria de saber quais os problemas que ele terá com os dentes permanentes .
Olá Nilda. Melhor procurar um dentista imediatamente para seu irmão para evitar problemas futuros nos dentes permanentes. Pode ser que ele esteja com cárie de mamadeira, quando a criança é alimentada com leite açucarado antes de dormir. É preciso levar o menino a dentista o quanto antes, para que esse problema não afete toda sua mastigação no futuro. Boa sorte!
Ola, minha filha tem 12 anos e ainda possui um dente de leite e esse dente esta com carie. O que devo fazer? Ela pode comer qualquer tipo de alimento? E se eu arrancar ( o dente esta mole) vai resolver o problema?
Um otimo texto, mas gostaria que me respondesse.
Abraço.
Olá Angela. O melhor a fazer é levar sua filha no dentista o mais rápido possível. Dessa maneira será possível ver como está o desenvolvimento do dente permanente e se já seria possível extrair o dente de leite. Se ainda não estiver na hora certa de tirar o dente de leite, aí a remoção da cárie e restauração do dente serão necessárias. Boa sorte.
bom dia minha filha de 4 anos tem os 4 dentes de leite superior totalmente pretos sem o esmalte eu acho ela só consegue comer de lado e estou percebendo que a gengiva esta enxada o que devo fazer próximo da minha casa não atende por causa da idade dela
Precisaria procurar um odontopediatra ou uma UBS para poder referenciar sua filha para uma especialista. Pode ser cárie de mamadeira, pelo que foi descrito. Procure logo um dentista para avaliar e tratar este problema.
ola o meu filho tem 4anos e tem 4 dentes
de cima pretos ja sem esmalte eu foi ao dentista
ele aconselhou me que ele os tira se mas
eu precisso de uma segunda opiniao
sera que o meu filho nao sofrera na chegada
dos dentes permanentes ?
Procure um odontopediatra ou ortodontista para uma segunda opinião, mas é necessário tratar esses dentes ou remover, caso estejam muito estragados. Boa sorte.
Boa noite …Meu filho tem 7 anos ,e tem 3 caries, mas tem um dente que está com quase a metade comprometimento o que eu Faso? Será q pode me adiantar qual procedimento do médico?
Dés de já agradeço. ..obg bjs..
É preciso procurar um dentista o mais rápido possível para ver se vai ser possível restaurar esses dentes com cárie. Só o dentista pode ajudar neste caso. Boa sorte!
Minha filha tem 5 nos, já fez uso do Azitromicina (antibiótico) várias vezes para tratar um catarro forte, esverdeado, dores de cabeça que causam até ânsia de vômito. O Pediatra diz que não é sinusite pelo fato de os seios da face não estarem formados ainda, mas enfim, ela sofre desde pequena, não pode sentir cheiro forte de nada, perfumes, produtos de limpeza, etc, mas agora aos 5 aninhos ela apresenta uma dentição muito fraca e os dentistas só sabem colocar a culpa nos pais, quanto a higienização e açúcar, porém sempre fizemos tudo certo, ela é super natural, não come muito doce, sempre gostou muito de frutas, legumes e verduras, inclusive na escola é até difícil mandar o lanche, pois ela não come biscoitos e eu estou completamente perdida, pois ela terá que fazer 3 canalzinho nos dentes ainda de leite e sofre, pois no meio de um tratamento dentário, aparecem mais cáries. Pode me ajudar? Por que os dentistas que procuro só sabem nos assustar mais ainda e jogar a culpa nas nossas costas, como se convivessem dentro de nossa casa e soubessem com certeza que somos relaxados, negligentes e que minha filha só como doces o dia todo. O último disse que aos 15 anos ela estará usando dentadura se continuar assim. Mas falei com uma pediatra e ela me disse que pode ter ocorrido algum fator comigo na minha gestação ou com minha neném quando começou a nascer os dentinhos, então me lembrei que sofri um acidente de moto, tomei anti-inflamatório e fiz RX no 1º mês de gestação, pois não sabia que estava grávida. Sera que isso foi a causa e o fato de ela tomar tanto antibiótico agravou mais ainda? Me ajude se você puder, please!!!
Olá Léia. Realmente, se a dieta e os hábitos são naturais e controlados e se há cuidado na ingestão de açúcar, pode ser que seja alguma má formação dos dentes. Não acredito que seja culpa dos antibióticos, pois o antibiótico que dava mais problema nesses casos era Tetraciclina. Sobre seu acidente antes de descobrir a gravidez, fica difícil estabelecer relação direta entre ele e a má formação de algum tecido do dente. Procure um dentista especialista em odontopediatria e explique seu caso para que seja possível um diagnóstico correto e tratamento. Boa sorte.
Por favor, resposta pelo e-mail leia.fersimoes@gmail.com
Olá, minha filha tem 20 meses e está com os dentes frontais com manchas escuras, principalmente no espaço entre os dois. Gostaria de saber o que pode ser, mas me preocupo, pois ela não aceita nenhum dentista analisar. Já levei em um dentista para avaliar , mas foi muito tenso para ela e no fim não deu para ele avaliar com precisão o que era. Existe algum método que pode ser usado para que ela possa fazer um tratamento sem sofrer mais traumas? O que deve ser essas manchas? Serão cáries?
Melhor você levar sua filha em um (a) odontopediatra. Existem métodos para que a criança se acostume com o ambiente do consultório e o (a) pode avaliar o que a mancha pode ser. Pode ser cárie (difícil aos 20 meses de idade) ou algum probleminha na formação dos dentes. Boa sorte.
ola o meu filho tem 3 anos e 9 meses os 6 dentes superiores se estragaram levei ele ao dentista e disseram que era assim mesmo mandaram espera nascer os dentes permanentes o que eu faço
Procure um(a) odontopediatra. Boa sorte.
Minha filha de 3 anos fez uma pequena restauração no Dentinho de leite da frente mas a restauração já caiu 2 vezes é normal soltar assim. Ou será mal feita?
Em alguns casos solta pela dificuldade de realizar a técnica correta em uma criança pequena – as crianças se mexem, passam saliva na região e etc. Procure um ou uma odontopediatra que pode ter mais experiência em atender crianças pequenas. Boa sorte.
Minha filha tem três anos ela ta com dente furado o dentista falou que tem duas opções arrancar o fazer canal queria saber ser pode arrancar o ser prejudicar
Depende que dente que é e como ele está. Nesta idade, geralmente, é melhor manter o dente na boca. Boa sorte.
olá meu filho ta com 3 anos e os dentinhos dele estar ficando estragados ele ainda mama.
seria esse os motivos?
O principal vilão nesta idade é o açúcar refinado sobre os dentes e a não escovação deles e a falta de prevenção. Procure um(a) dentista com urgência para que ele(a) possa avaliar o que pode estar acontecendo. Existem doenças que causam uma má formação das estruturas do dente. Tudo isso deve ser levado em conta. Boa sorte.
Minha filha tem 5 anos, os dentes do fundo(1 de cada lado) começaram a apodrecer, levei ela ao dentista, eles limparam o dente e colocaram massinha. Depois de 1 semana a massinha caiu, retornei ao dentista e eles falaram que tinha que fazer uma limpeza mais profunda para retirar toda parte preta, até então minha filha não tinha medo, Porém eles forçaram e ela começou a sentir dor, não conseguiram terminar o tratamento. Já levei ela em vários dentistas mais ela não deixa mexer, fica se debatendo, perguntei sobre a anestesia porem me informaram dos riscos. O que devo fazer? ela não tem mais esses dentes, só esta o buraco, tenho medo de infecção!!! Outros dentes embaixo esta acontecendo da mesmo forma. O que faço°
Melhor levar sua filha em um odontopediatra. Precisa tratar e a anestesia tem pouco risco. Boa sorte.
Ola. Minha filha tem 1 ano e 11 meses. Come bem , mastiga bem , fala quase tudo , com uma otima dicção.
so que quando nasceu os caninos inferiores ela começou a ranger mas so na hora da alimentação. Agora os caninos superiores ja nasceram , estao na metade. Mas o range range continua. Porem so na hora da alimentação. É normal ? Vai passar ou devo me preocupar ? pode ser bruxismo ?
Melhor procurar um(a) odontopediatra para prevenir um possível problema. Boa sorte.
Olá boa noite!Desde a primeira dentição domeu filho sempre tive muito zelo com os dentinhos dele,amamantei ele até 2 e 6 meses,dormia mamando,e desde um mês. de vida faz uso de antibioticos fortes pois engoliu liquido de residuos na hora do parto e acometeu uma infecção pulmonar na epoca,e depois vieram outros fatores de saúde que levaram a constante uso deste tipo de medicamentos até os dias de hoje,quando ele está com 5 anos.Enfim resumindo ao dois anos e seis meses um dos dentinhos da frente começou a escurecer,não o levei ele ao odontopediatra de imediato por ignorancia,achei que era muito pequeno para passar por procedimentos do tipo tão sendo e nisso foram acometidos outros dentes e agora o dr disse que tem que arrancar dois dentes responsavéis pela mastigação,um ja quebrou e o outro a obturação fez um ano e caiu…o que me aconselha faço a estração?quais são os riscos de uma ou mais anestesias já que são dois dentinhos…por favor me ajude
Olá Bruna. Se você já procurou o dentista, agora precisa realizar os tratamentos necessários. A anestesia é segura quando usada por um dentista. Converse bastante com o dentista para entender o que houve e como prevenir que seu filho não tenha mais problemas como este. Boa sorte.
Ola doutor, se uma criança de 4 anos esta com os dentes de leite careado, foi ao dentista e ele falou q não podia fazer nada, pois a criança não para quieta na cadeira, oq devo fazer?
Procure um especialista em Odontopediatria. Existem técnicas e algumas consultas para que a criança se acostume com o(a) dentista. Não deixe de tratar! Boa sorte!
Minha filha caiu quando bebé e bateu o dentinho da frente, e depois com 2 anos e 6 meses caiu e bateu de novo p mesmo dentinhos, ela esta com 2 e 11 meses e esse dente esta ficando preto, vou leva la ao dentista, só que estou desesperada, será que o dente permanente vai nascer com problemas?
Olá Fabia. Leve sua filha ao dentista o mais rápido possível. Depende muito da força da queda, mas é provável que o permanente não tenha problemas. Boa sorte.
Boa noite Doutor
meu filho tem um ano e aconteceu um acidente com ele e ele perdeu os dois dentes da frente completamente, eles foram arrancados pela raiz, quando cheguei à emergência solicitei o reemplante e não foi possível fazer pelo risco de uma infecção , sei que a perda dos dentes de leite muito cedo causará alguns danos, quais são? E existe alguma solução para colocar no lugar dos dentes perdidos até que chegue os definitivos?
,
,
Olá Ayanna. Foi bom não ter feito o reimplante, para não trazer problema para os dentes permanentes que ainda estão em formação. Procure um dentista odontopediatra para ele ou ela poder avaliar a situação e pensar no melhor jeito de resolver este problema. Pode ser que mais tarde, ele use um mantenedor de espaço, um aparelhinho móvel com dois dentinhos para segurar o espaço. Boa sorte.
minha filha tem 5 anos e, gostaria de saber se ela ja pode arrancar o molar superior, pois ja esta muito estragado ela ja ta sentindo dor. o que faco?
Olá Luciana. Procure um dentista imediatamente para que ele(ela) possa avaliar o dente da sua filha. Boa sorte.
Olá, bom meu filho aos dois a ninhos caiu e bateu seu destino da frente, e no dia seguinte amanheceu escurinho, e agora o escurinho do dente que bateu passou para o outro dentinho oque devo fazer?
Olá Mara. Leve seu filho ao dentista para uma avaliação. Não deixe o problema piorar. Boa sorte
Boa noite, meu filho tem 4anos e esta com os dentes quase todos estragados, ele tem ido ao hospital nas consultas, mas o médicos nao tem feito nada, ele e autista e estou desesperada com a situação dos dentes dele, a neuropediatra disse wue ele terá que fazer anestesia geral, isso me deixa muito apreensiva, gostava muito de uma opinião vossa. Veja lá a proxima consulta é. So em março de 2016,para uma criança com difícil adaptação a lugares fora do convívio abtual.
Olá Viviane. A situação do seu filho é diferente e se encaixa na disciplina odontológica de pacientes com necessidades especiais. É preciso um cirurgião dentista especialista em paciente com necessidades especiais para atendê-lo e provavelmente, este atendimento vai ser em ambiente hospitalar e não em um consultório odontológico comum. Procure por estes serviços em Hospitais da sua cidade. Boa sorte.
Estou com o mesmo problema. E fico super apreensiva.
minha filha tem 2 anos e 10 meses o esmalte dos dentes de leite saíram gostaria de saber se não fizer tratamento nos dente d leite os permanentes tem risco de nascer assim
Seria interessante levar sua filha em um(a) odontopediatra para avaliar o que aconteceu nos dentes de leite e acompanhar o nascimento dos permanentes. Boa sorte.
Olá queria muito tirar minha dúvida,meu filho com um ano a dentista fes uma raspagem no dente dele ficou curto com o tempo amarelou muito e depois com 5 anos a pediatra mandou arrancar por previnir que der infecção no sangue aí há dentista arrancou o dente de leite da frente três e hoje ele tem 7 anos e não nasce nada,será que é pq tirou de leite antes do tempo? Será que vai nascer???? Estou preocupada
Olá Camila. Sugiro levar seu filho no(a) Odontopediatra para tirar uma radiografia e ver como que o dente permanente está. O incisivo permanente “nasce” lá pelos 7 anos de idade mesmo. Pode estar com dificuldade de erupcionar por ter uma gengiva muito fibrosa (isso acontece e pode ser resolvido no dentista) ou porque o dente ainda “não está pronto” para nascer. Procure o dentista o mais rápido possível para esclarecer sua dúvida. Boa sorte.
Olá.minha filha tem três anos e ta com dois dentinhos furado. Foi algo que aconteceu muito rápido, questão de um mês e pouco.e os da frente estão amarelados por dentro. .até ja quebrou um pedacinho de um da frentr…estou preocupada..aki nem todad as clínicas atendem a idade dela. . O que faço. ..?
Olá Eionay. Realmente, você precisa procurar um(a) Odontopediatra ou algum dentista que atenda crianças pequenas para solucionar esse problema. O que você pode fazer em casa é uma mudança: evite usar açúcar no leite da mamadeira e não deixe sua filha dormir sem que seus dentes sejam escovados com pasta de dente com flúor. Use uma quantidade bem pequena de pasta – apenas uma “sujadinha” na escova. Boa sorte.
Boa tarde, meu filho tem 1 ano e meio e desde que começou a nascer os dois dentinhos da frente, ele raspava com os de baixo, e acabou tirando todo esmalte fazendo um buraquinho em cada um dos dentes. O que pode ser feito?há como restaurar,?
Provavelmente sim. Você precisa marcar uma consulta com um dentista para uma avaliação. Com esta idade, se você puder, leve seu filho a um(a) Odontopediatra. Boa sorte.
Ola minha filha tem 05 anos e os dois Dentinhos dela da parte de baixo estão furados sera se pode extrair esses dois pq já fui ao dentista eles falarão que faria canal pq estão muito estragado eu quiroa uma opinião si o melhor e aracalos?
Olá Maisa. Tudo depende de quais dentes são e de como está a evolução dos dentes permanentes da sua filha. Pela idade informada de 5 anos, acredito que seja melhor fazer o canal do dente de leite se foi esse o diagnóstico do dentista, porque caso sejam os molares de leite, eles precisam segurar o espaço aí até os 8 ou 9 anos de idade, quando acontecerá a erupção dos pré-molares. Por isso, vale a pena sim manter o dente até o idade correta, evitando dentes tortos e outros problemas bucais. Boa sorte.
Oi
Meu filho com 1 aninho e pouco caiu e quebro um dente da frente, fico até a metade, com dois pra três anos ele começo a escurecer e agora com 4 anos ele so tem uma pontinha de dente, so tem uma pedaço que está na gengiva, se ele tem a possibilidade de cair, de amolecer so?!Ou tem que levar para a dentista arranca essa pontinha
Olá Mara. Leve ao dentista para uma avaliação. O permanente dele só vem lá pelos 7 anos de idade, então é bom um dentista avaliar a necessidade de extrair e como que a mordida do seu filho vai se comportar. Boa sorte.
Olá meu filho tem quatro anos e sua dentista recomendou a extração dos dois molares inferior devo autorizar o procedimento? Estou com medo que possa atrapalhar a mastigação dele
Olá Estela, tudo vai depender do estado desses molares de leite. Se estiverem destruídos por cárie, sem chance de restauração ou outro tratamento, às vezes, precisa ser removido. Pode ser que atrapalhe um pouco sim, mas entre deixar dentes destruídos com cárie na boca ou tirá-los, é melhor tirá-los. Converse direitinho com seu dentista ou procure um(a) Odontopediatra para outra opinião, se for o caso. Boa sorte.
Dicas odonto obrigado vou optar pela extração ?
Boa tarde!
Estou com uma duvida meu filho tem 5 anos e de 2 anos pra cá os dentes dele foram
escurecendo,levei ele a um dentista ele começou a fazer um tratamento mas não vi muito resultado,agora os dentes da frente so tem um restinho quase na raiz e estão muito escuros,gostaria de saber se esses dentes banbeiam e caem,ou e preciso fazer a extração dos dentinhos,estou com medo de isso comprometer o crescimento dos outros.desde de ja agradeço pela atenção.
Oi Luana. Pode ser que escureceu por causa de cárie. Sugiro levar seu filho em um Ortodontista para planejar as extrações dos dentes caso seja necessário, porque ainda é cedo para ele perder esses dentes. Pode ser que ele use um mantenedor de espaço para conseguirmos espaço para nascimento dos dentes permanentes. Boa sorte.