Os tratamentos alternativos existem há muito tempo em medicina e em odontologia. Aquela famosa simpatia da vovó ou da titia, o chazinho que a vizinha fez para o filho, entre outras. Eu pratico odontologia baseada em fatos científicos. Não aceito qualquer produto natural e não acredito em curas miraculosas. Acho que a pesquisa científica está aí para confirmar nossas suspeitas e descobertas clínicas e quem não trabalha aliado à ciência, está fazendo testes indiscriminados em seres humanos.
O própolis, por exemplo, vem sendo estudado e aprovado em alguns produtos odontológicos por suas propriedades antiinflamatórias e bactericidas. Por outro lado, vemos muita bobagem por aí também. Bochechos com vinagre, gente que escova os dentes com pó de bicarbonato e um cara que uma vez enfiou um dente de alho dentro do buraco do dente. Talvez se as pessoas soubessem que vinagre é um ácido (ácido acético) e que alho não cura cárie, não fariam tais besteiras.
Certo dia, dei de cara com um livro de sucos e esta receita:
Aí fui checar algumas informações, e talvez esse suco faça sentido. Sei que não dá para confiar em muita coisa que vemos na Internet, mas o site – http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/rucula.html mostra que a rúcula tem como princípios ativos a vitamina C e óleos essenciais. Duas substâncias que fazem bem para a gengiva, comprovadamente.
Já o site – http://www.conhecimento.com.br/doencas.php#R nos brinda com essa receita um pouco suspeita:
Rúcula
(Gengivite)
Coloque 2 colheres (sopa) de folhas com talos bem fatiados em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração durante 5 dias, em local quente e ensolarado, agitando de vez em quando. Coe e adicione 1 colher (sopa) de glicerina. Misture bem. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.
Juro que eu acho muito mais fácil essa receita aqui:
Gengivite
– Coloque pasta de dentes sobre as cerdas de uma escova de dentes
– Escove os dentes. Repita esta operação no mínimo 2 vezes ao dia.
– Passe o fio dental entre os dentes sempre após as escovações.
Não é???
Não é mais fácil que “deixar em maceração durante 5 dias” e beber um bagulho com álcool de cereias? E álcool de cereais não era aquele negócio que misturavam com clorofórmio na faculdade? E o que diabos é “maceração”? Você vai beber isso mesmo?
Deve se ter bom senso e cuidado quando vamos pensar em usar produtos naturais para “curar” alguma doença. Quando se fala em prevenir tal doença, aí sim eu assino embaixo.
É só colocar na balança e usar a cabeça um pouco. Que mal pode haver em tomar um suco de rúcula? Nenhum, apesar do gosto. Porém, são coisas para prevenção e não se pode substituir métodos comprovados cientificamente por mandingas. O que quero deixar bem claro é: pode tomar o suco de rúcula, mas não deixe de escovar os dentes ou visitar o dentista caso esteja sofrendo de um problema como a gengivite.
Nesta seção de Tratamentos Alternativos, vamos abordar com clareza os mais variados produtos naturais que as pessoas usam e indicam por aí, na área de odontologia.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!
Muitos querem receitas mirabolantes!Poucos gostam de usar escova, pasta e fio dental e nos visitar!!Gostam de complicar!
Nada contra tratamentos alternativos desde que comprovados cientificamente!
Temas abordados são interessantes!
Muito bom, Luiz! Quanta fórmula mágica a gente vê por aí… como dizem: é melhor ouvir besteira que ser surdo. 😛
Agora, o suco de rúcula eu dispenso. Uso a “receita” que você indicou diariamente, e nunca tive problemas com gengivite. 🙂
Parabéns pela receita!
Há que se dar o respeito as várias formas de tratamento e pesquisas.Todo o respeito a quem não gosta de tratamentos naturais…lembrem… o pai da medicina recomendava “que todo o alimento seja remédio, que todo o remédio seja alimento”…Vejam as pesquisas, considerem o conhecimento popular para proceder um estudo científico…estimulem esta sabedoria ….enquanto uns “dormem” outros se curam. A semente de sucupira para artrose por exemplo depois de 11 anos de pesquisa USP. A Equinácea purpúrea contra herpes..pesquisa odontológica! A baiana fisioterapeuta pesquisou o óleo do bastão do imperador p/ cura de problemas neurólógicos. Minha mãe está aqui na sua quarta idade lúcida(90 anos), com muita alimento orgânico semente de girassol…chá de endro, umburana , aniz estrelado , noz noscada,limão contra esofagite etc.
O problema é a gengivite e não a escovação, sempre fui muito cuidadosa com a minha higiene bucal e corporal, nos dente nunca fico sem usar o fio dental e ir ao dentista periodicamente, e estou com ela. Fui a uma clinica dentaria não habitual e a dentista me informou que não há tratamento era só usar 02 a 03 vezes ao dia 01 tampinha de água oxigenada volume 10 em 02 dedos de água e iria melhorar. Que besteira não melhorei ao contrário só piorei. Perguntei se havia um remédio disse que não, teria que fazer a raspagem. Não gostei do atendimento, vou procurar outro profissional. Vendo agora pelo site vi que tem tratamento e algumas receitas para ajudar, estou usando mel rosado e própolis vi que é recomendado. Parece ajudar um pouco o pior é que estou com aftas oque posso mais fazer? Obrigada. Josy
O melhor a fazer é procurar um especialista nesta área – o Periodontista. Assim, você pode tirar todas suas dúvidas e ver se a diagnóstico foi feito corretamente. Boa Sorte.
nem li a materia, mas tenho a receita do suco aqui comigo! pegue pasta de dente, misture com escova de dente, escove bastante os dentes, mesmo se sangrar, todos os dias, 5x ao dia, passe o fio dental, se em 2 semanas, a dor não regredir, vá pra uma igreja e peça pro pastor/padre te benzer, pq vc tá com o cramunhão na gengiva.
Putz, você devia ter lido. Foi essa a recomendação dada! Exceto essa história do padre e do cramunhão, hehehe…
Muito bom !