Obviamente que não vivemos só de reclamar e de anotar as palavras engraçadas que os pacientes falam sobre a odontologia. A maioria dos dentistas ama sua profissão por inúmeros motivos. Para não ficarmos apenas com a Sessão – “O que te irrita, dentista?” – http://dicasodonto.com.br/2010/09/15/sessao-o-que-te-irrita-dentista/, escrevo agora este post, para devolver o equilíbrio que nos faz felizes com nossa profissão.
Aqui vão os meus principais motivos:
1 – Uma das coisas mais gratificantes de ser dentista é ver seu paciente que chegou chorando de dor, sair do seu consultório aliviado e sorrindo. Algumas urgências são rápidas e simples de resolver, fazendo com que os pacientes nos vejam quase como heróis.
2 – Reestabelecer um sorriso perdido. Ver uma pessoa sorrir denovo graças ao sucesso do seu tratamento é um dos motivos para amarmos a odontologia.
3 – Ganhar presentes inesperados. Pacientes que dão presentes tem um lugar especial no nosso coração.
4 – Resolver um caso complicado. Quando você vê aquele paciente pela primeira vez e percebe que seu caso será um grande desafio. Desafios nos fazem melhorar e crescer dentro da nossa profissão. Sempre que achamos que já vimos de tudo, aparece algo novo que nos faz, às vezes, pensar no paciente mesmo quando estamos em casa descansando.
5 – Crianças que pensam em ser dentistas por nossa causa. Algumas vezes, pude presenciar crianças que desejam ser dentistas, depois de terminarem um tratamento comigo. Claro, que são apenas sonhos de uma criança, mas incitar essa vontade, apenas pelo seu trabalho é muito legal.
6 – Fazer trabalhos bem feitos. Não porque me acho melhor que os outros, mas quando você se dedica ao trabalho e segue as “regras” da biologia, o corpo responde bem ao tratamento. A gente sente um pouco do que um artista sente ao terminar sua obra.
7 – Ser referência de confiança. Segundo uma pesquisa do IBGE, de 2007, se não me engano, o Cirurgião Dentista foi eleito o profissional mais confiável, apenas perdendo para o bombeiro. Claro que, às vezes, alguns de nós abusam dessa confiança, mas acredito que a maioria trabalha para o bem estar dos pacientes.
8 – Horário Flexível. Amamos ter aquela manhã livre de vez em quando. Está certo que muitos de nós, quando não trabalham, não ganham dinheiro, mas usamos de alguns intervalos em nosso dia para resolver problemas em geral como ir ao banco, dar uma dormida, correr no parque e etc.
9 – A Odontologia é uma profissão que não tem limite de ganhos financeiros. Sabendo trabalhar e tendo muita paciência, ela dá dinheiro. O profissional que trabalha em empresas ou em outros negócios terá um limite de ganhos. O dentista pode se especializar e diversificar e aumentar seu preço, de acordo com a complexidade do que realiza.
10 – A profissão em si é um espetáculo. A Odontologia reuni biologia, microbiologia, psicologia, física, química, medicina, matemática, arte, escultura, ciências sociais, farmacologia, bioquímica, fisiologia e outras tantas ciências e técnicas. O que nos faz ter que entender um pouco de tudo.
E você, doutor? O que você ama na sua profissão de dentista? Comente!!!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo
Muito bacana o seu post sobre esse tema, adoramos ver dentistas que amam o que fazem. Não é a toa que fizemos a promoção só pra vocês 🙂
Incrível o 5º item que você citou, esse ninguém utilizou ainda lá no Amo Ser Dentista. Deve ser muito gratificante mesmo ver uma criança com olhinhos brilhando falando que quer ser dentista quanto crescer. Lindo o exemplo!
Muito legal abordarem esse assunto, vamos twittar! 🙂
Abraços,
TePe Brasil
5 – ..”Claro, que são apenas sonhos de uma criança”..
Nem sempre!! Decidi ser dentista aos 5 anos, certamente influenciada pela minha muito pacienciosa e querida dentista!! (que hoje é minha “chefa”! Eu trabalho na prefeitura, e ela é Gerente de Saúde Bucal.)
=)
Amo muito essa profissão que escolhi ainda quando criança, e tenho certeza que não estaria realizada se tivesse escolhido qualquer outra!
Muito bom o post!!
Abraços!
Ah, sim. É que aos cinco anos ainda são sonhos em que não se pode ter a consciência verdadeira do todos atributos da profissão. Também fui influenciado pela minha Ortodontista, pelo seu profissionalismo e paciência, quando eu tinha meus 12 anos. Obrigado pelos elogios!
Muito importante essa sua postagem, considerando vários fatores para que amemos nossa profissão. Eu acrescentaria ainda a recompensa que recebemos por um trabalho de educação e prevenção que realizamos, com as crianças em serviços públicos de saúde bucal. O seu sorriso perante a uma atividade educacional lúdica representa a porção romântica da profissão odontológica.
Vamos combinar coregas…
Estamos com um mega boleto pra pagar no dia seguinte e nossa agenda está lotada, ninguem falta, todo mundo paga o atendimento, nós pagamos o boleto e ainda sobra dindin pra cervejinha do fds. É fantástico nao é?
Eu escolhi ser dentista por causa do meu dentista! Ele gostava tanto do que fazia, me mostrava e explicava as coisas, decidi que queria descobrir que profissão era aquela que o deixava apaixonado daquele jeito, e não é que me apaixonei pela Odontologia tbm? Bjos! =D
Adorei o post! Sensacional!
No momento, oq eu mais gosto da profissão é a paciente de PT q eu tô atendendo agora.
Sabe aquelas velhinhas q fazem questão de ser fofas? Então…
Ela leva frase de incentivo pra gente na faculdade, fala q qdo eu me forma vai fazer questão de divulgar meu consultório pra todo mundo, fala q se sente bem qdo tá com a gente. E ao final de cada sessão, faz questão de falar com 1 por 1: dá um bjo na profa, na protética, na recepcionista…
Qdo eu entregar a PT dela pronta na última clínica, vou sentir falta dela. Acho q vou ate chorar!
Adorei tambem o post!
O item 5 me deixa muito feliz tambem! E digo mais, eu fui uma criança q adorava ir ao dentista (mesmo sem ter nada pra fazer… hehehe…), a dentista da minha escola acho q ficava ate de saco cheio. Ja meu dentista sempre foi um amor! Me dava cera, e eu brincava de massinha! hehehe…
E foi um sonho q eu pude realizar, e ainda estou realizando! Ja formei e fico muito feliz do meu sonho de criança, ter se tornado realidade! Estou vendo como é dificil… mas existem muitas coisas gratificantes! E acho q vale a pena olhar por esse lado!
Adorei o post!
Sempre quis ser dentista. Fui escolhida pela ODONTO e poder devolver ao paciente o sorriso é o que me deixa mais feliz. Sei que estaremos presentes nos melhores momentos da vida daqueles que sentam nas nossas cadeiras. Mesmo que discretamente, estamos lá: assinando o sorriso deles!
Adorei o post!!
O que mais gosto na odontologia é quando o paciente reconhece seu trabalho seja dizendo um simples obrigado, um belo sorrriso que há muito tempo não era dado ou mesmo aquele paciente que chegou com a boca detonada e vc faz o tratamento completo dá alta e 6 meses depois ele volta pra consulta de manutenção c/ uma escovação nota dez!! Dias como esse me fazem mais feliz!!!
Vou ser dentista!!!
Olá…
Não sei se minha opinião conta, pois, sou apenas uma estudante no finalzinho do curso. Entretanto, gostaria de falar oque eu mais gosto da profissão, quando estou atendendo na policlínica da universidade. Para mim, é o reconhecimento do paciente referente ao meu atendimento. Adoro ver o paciente se despedir com um sorriso de satisfação. Ouvi-lo dizer que gostou do meu atendimento. Ao final do atendimento, o professor elogiar o meu trabalho, eu Tbm sempre ganho presentes, é muito gratificante. Sempre procuro dar o meu melhor, aplicando na prática a teoria aprendida com muito Bom senso e respeito ao paciente… Acho que é isso que eu queria falar… quando eu for uma dentista de verdade eu torno a falar rsrsrsr 😀 … Adorei o post tbm …
Obrigada
Beijos
Cleide
Claro que sua opinião conta, futura Dra. Cleide! Continue sempre assim se esforçando que o sucesso vem mais fácil! Bjos
nunca tive contacto com essas lindas dicas sou uma bebezinha porque estou no 3º ano e para mim é uma esperiencia nova precisava mesmo de incetivo porque queria desistir e achava q estava no caminho errado.muito obrigada por tudo
me sinto mas animada e com sorrisos nos labios
uau…